Confusões, desabafos e vitória de Webber em Silverstone

Ontem, no final do post sobre a classificação da F1, disse que a Red Bull era muito superior às rivais e que deveria sobrar na prova de hoje. E como os dois carros largariam na primeira fila, Vettel em primeiro e Webber em segundo, disse que tudo seria decidido na primeira curva.

Após a classificação, Webber reclamou com a equipe que deu a Vettel uma nova asa, fato que segundo ele foi crucial para a pole do alemão.

E assim, em um clima meio tenso, Vettel e Webber foram para a pista. E lembram do que eu disse da prova ser decidida na primeira curva. Foi isso o que aconteceu.

Webber reclamou ontem de largar na parte suja da pista. 'É uma m...' disse o australiano. Mesmo assim, hoje ele parecia decidido a vencer Vettel. Largou melhor, fechou a porta e não deu espaço ao companheiro. Garantiu a primeira posição. E o resto, já era previsível. Venceu de ponta a ponta. E ainda disse, ao final da prova para a equipe. 'Nada mal para um segundo piloto'. E disse mais na coletiva. 'Se soubesse que seria assim, não teria renovado com a RBR'.

Hoje, o australiano que eu considero pra lá de comum, ganhou meu respeito. E faz por merecer ser, ao menos, tratado de uma forma melhor pela equipe.

E o Vettel? Bem, o jovem alemão caiu pra último, depois da feroz disputa com Webber. O motivo: um pneu furado. Dessa vez, acho que Vettel não teve tanta culpa no cartório. Largou pior que Webber e teve um problema. Não havia nada que ele pudesse fazer e não errou de forma grosseira. Ainda se recuperou e terminou em sétimo.

A prova em si foi boa, principalmente nas disputas por posições intermediárias. Na frente, Webber mandou e Hamilton teve um desempenho acima do esperado.

E é muito difícil apontar um só destaque. Achei que Nico Rosberg fez uma ótima prova tática, e mereceu o pódio. Jenson Button, sempre na espreita, mereceu o quarto lugar e as dez posições que ganhou durante a prova. E o que dizer de Rubens Barrichello, quinto, e Kamui Kobayashi, sexto. Levaram carros limitados a boas posições. São os grandes destaques das últimas duas provas.

Por outro lado, a Ferrari segue numa maré de azar incrível. Massa teve um pneu furado na primeira volta, assim como Vettel e caiu lá para trás. E Alonso, foi punido com um drive-through após uma disputa com Kubica, que abandonou logo depois. Só que o azar do espanhol foi tão grande que, na hora em que a punição saiu, o safety-car entrou na pista, juntando o grid e não permitindo que ele cumprisse a punição. Ao cumpri-la, caiu para último, arruinando sua corrida.

Punição injusta na minha opinião.

E com um clima tenso no ar começamos a segunda metade do campeonato. O título começa a ser decidido a partir de agora. E na minha opinião será entre McLaren e RBR. Se a Ferrari tinha esperanças, depois de hoje ficou muito difícil. O clima na RBR, favorita na minha opinião, pode ajudar a McLaren. Veremos o que acontece na Alemanha.

O campeonato vai pegar fogo daqui em diante.

Resultado final

1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1h24min38s200 ( 52 voltas)
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s360
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 21s307
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 21s986
5°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 31s456
6°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 32s171
7°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 36s734
8°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 40s932
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 41s599
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 42s012
11°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 42s459
12°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 47s627
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 59s374
14°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1min02s385
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min07s489
16°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 1 volta
17°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 1 volta
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 1 volta
19°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
20°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), a 2 voltas

Não completaram

21°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 45 voltas
22°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 30
23°. Robert Kubica (POL/Renault), 20
24°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 10

Foto: Autosport.com
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