Mercedes, a decepção do ano

Até agora nenhuma vitória. E como melhores resultados, apenas dois terceiros lugares, na Malásia e na China. Pois é, todos esperavam muito mais da Mercedes nesse ano, inclusive os pilotos. Nico Rosberg e Michael Schumacher fazem apenas figuração nas provas, enquanto as rivais McLaren, Red Bull e Ferrari são as estrelas principais do mundial. O papel de coadjuvante cai bem para os alemães.

Como já disse no parágrafo acima, todos esperavam muito mais da Mercedes, afinal, eles são os herdeiros do projeto campeão de 2009, a Brawn GP. A equipe conta com a maioria dos profissionais que lá trabalharam e fizeram a equipe que nasceu de última hora e dasacreditada chegar a um improvável título.

É bem verdade que, o time de Ross Brawn passou por maus bocados em certo estágio do campeonato do ano passado, por não ter estrutura suficiente para andar sempre na frente. Mas conseguiu superar as dificuldades e, depois a venda da equipe para a Mercedes, esperava-se que tudo melhorasse, pois os alemães vinham dispostos a investir em um projeto vencedor, sem contar que experiência na categoria eles já possuiam, por terem trabalhado tanto tempo com a McLaren, que continua firme e forte entre as grandes. Mas o que vimos até agora foi uma equipe totalmente perdida.

A situação é tão ruim que Nico Rosberg, principal piloto do time na temporada, chamou o carro de "desastre" em uma entrevista recente. E ele tem toda a razão. A Mercedes não conseguiu dar andamento no projeto de Ross Brawn, apesar de todos os investimentos.

É difícil apontar exatamente onde os alemães erraram. Talvez eles tenham tido confiança demais de que Michael Schumacher resolveria os problemas e lideraria a equipe, como fazia na Ferrari. Ou talvez tenham se acomodado cedo demais. Porém, o fato é que a Mercedes não evoluiu como as outras. Tanto é que hoje já nem briga mais com as três rivais e sim com Renault, Force India - que usa motores Mercedes -, Williams e Toro Rosso. Muito pouco para quem queria brigar pelo título.

O sétimo lugar de Rosberg no mundial, atrás até de Robert Kubica da Renault, e o mau desempenho de Michael Schumacher, que tem andado constantemente fora do top 10, são sintomas de que o time trilhou um caminho errado em 2010. O próprio Rosberg já cobrou o time, dizendo que, ele saiu da Williams pensando que teria um carro vencedor, mas que já está andando atrás da antiga equipe e que todos sabem onde estão os problemas. O jovem alemão já desistiu do ano.

E creio que logo Ross Brawn também deverá passar a se concentrar no projeto de 2011. Já passamos do meio da temporada e agora é tarde para uma tentativa de reação. E a Mercedes segue sendo a decepção do ano.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: