WRC pode voltar ao Brasil


Eis que surge, no site Grande Prêmio, a (grande) noticia deque o WRC poderá voltar ao Brasil, após três décadas de ausência. Segundo o jornalista do site, Fernando Silva, a diretora da FIA para assuntos relacionados ao WRC, Michèle Mouton, está no país, desde hoje, acompanhada pelo diretor de eventos da North One Sports, empresa que organiza e promove a categoria para tratar do tema. A visitinha está sendo promovida pela Rallyprom, empresa que planeja trazer de volta para o país o WRC.

Na década de 1980, aconteceram duas etapas do campeonato mundial de rali por aqui, nos anos de 1981 e 82. Coincidentemente, Michèle Mouton participou das etapas e venceu o rali do Brasil de 1982, ano em que foi vice-campeã da categoria. Essa foi também sua última vitória no WRC. Ou seja, ela tem boas lembranças daqui, não que isso vá contar muita coisa. É apenas um fato marcante na história.

O que pode realmente contar para que o Brasil volte a ter uma etapa do mundial de rali, a partir de 2013, já que o calendário para 2012 está fechado, é que o país tem aparecido bem no cenário econômico mundial, como local onde há boas possibilidades de negócios. E isso vai crescer, nos próximos anos, com a Copa e as Olimpíadas chegando. Certamente, o país estará no centro das atenções comerciais. Esse é um ponto que favorece a terra brasilis.
Daniel Oliveira (foto no Rali da Grã-Bretanha) é o único piloto brasileiro que disputa regularmente WRC
No caso da estrutura, acredito que o país também a tenha para abrigar um evento como esse. O que se cogita é uma etapa que tenha uma largada promocional em São Paulo e chegada no Rio, com passagem por Campos do Jordão. Até pouco tempo o IRC tinha etapa no Brasil, em Curitiba. Ou seja, creio que é possível organizar, sem problemas, uma etapa aqui.

E para quem acha que o fato da América Latina já possuir duas provas no calendário, no México e na Argentina, dois países que adoram e que têm tradição no rali, tanto que possuem seus pilotos espalhados pelas categorias do WRC, pode atrapalhar, não vejo isso como um impedimento. O Brasil, que também tem seus ‘ralizeiros’, e iniciou um processo de entrada no WRC recentemente. Temos um piloto na categoria principal, Daniel Oliveira, que fez nesse ano sua estréia definitiva no WRC, além das participações esporádicas de Paulo Nobre. Ter pilotos na categoria também é importante e ajuda na promoção de um evento como esse.

Ter o WRC de volta no Brasil seria bem legal. Seria mais um evento automobilístico de grande porte no país. E acho bem possível que aconteça, apesar de ainda ser cedo para afirmar. Resta torcer.

Foto: E-WRC.cz
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Anônimo disse...

Esse evento deveria ser realizado em Erechim pois ocorre aqui anualmente etapas do rally sul-americano (além de etapas do brasileiro e do gaúcho).
A região tem estrutura suficiente para abrigar esse evento e tem uma organização plausível para com o mesmo.
Além disso deve ser considerado a quantidade de apaixonados pelo esporte, que em muitas vezes ajudam na organização. Todo ano se dispõe para a realização do rally sul-americano de mais de mil pessoas, imaginam para a realização do WRC. Seria uma vergonha esse evento no Rio de Janeiro e em São Paulo pois essa região não possui tradição no esporte tanto o quanto existe aqui em Erechim.
RALLY NÃO É PASSEIO TURÍSTICO, E CASO O WRC NÃO FOR FEITO AQUI, VOCÊS DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO REALMENTE NÃO CONHECEM RALLY.