Kimi Raikkönen de volta à F1


Não levava muita fé em um retorno de Kimi Raikkönen à F1, especialmente depois que a Williams anunciou que negociava com o finlandês, mas sem muito ânimo. Com o passar do tempo, as coisas foram esfriando e o assunto morrendo. Ao mesmo tempo, diziam que ele negociava com a Renault Lotus, que ainda esperava por Robert Kubica, tinha Rubens Barrichello como um dos pretendentes e ainda precisava se decidir entre Vitaly Petrov, Bruno Senna e Romain Grosjean. E as negociações evoluíram, de forma bem estranha, mas evoluíram. Tanto que Kimi foi confirmado hoje como piloto da Lotus Renault para 2012.

Vamos aos fatos então. Ao que parece, tudo foi acertado de última hora, pois não havia grandes indícios de que esse acerto pudesse acontecer. Foi uma boa sacada do time para ter um nome de peso. Com a volta de Kimi, a Lotus Renault certamente chamará muita atenção na pré-temporada. E se conseguir mostrar que tem um carro minimamente competitivo, pode conseguir bons patrocínios, fundamentais nesse momento, pois Kimi não vem de graça, não vem fazer caridade. Ele vai querer uma bela verba para abastecer seus suprimentos de vodkas, picolés e coca colas. Raikkönen é um piloto caro.

Com a contratação do finlandês, por dois anos, vemos também que o time não conta mais com a volta de Robert Kubica. Na semana passada apareceu um comunicado da Renault Lotus dizendo que Kubica não se sentia preparado para voltar à F1, o que deixou o empresário do piloto fulo da vida, afirmando que o narigudo não havia dito exatamente aquilo. Mas a verdade é que, por mais que Kubica seja bom - e ele é - não havia como a equipe ficar na dependência de sua recuperação. Se tiver mesmo condições, como alega seu agente, Kubica encontrará outra equipe.

Com a definição de mais uma das vagas 'importantes' no grid, a briga pelas restantes também aumentam. Sem um acerto do campeão de 2007 com a Williams, crescem as chances de Rubens Barrichello em permanecer mais um ano na F1. É a lógica. Agora, Rubinho só deverá ter a sombra de Adrian Sutil, que não deve ficar na Force India. Por outro lado, essa pode ser a dupla do time de Grove, quem sabe, já que Pastor Maldonado também não se diz 100% seguro com sua vaga.
Kimi Raikkonen já posou como novo piloto da Renault Lotus, que será Lotus Renault em 2012
Já na Renault Lotus, sobra uma vaga para ser decidida entre Petrov, Senna e Grosjean. O franco-suíço, pelo jeito, parece ser o mais fraco nessa disputa. De acordo com o jornalista Fábio Seixas, Bruno parecia estar bem próximo de um acerto com o time. Porém, não sabemos o que mudará com a volta de Raikkönen. Petrov deve ter seus subsídios também. Creio que, quem pagar mais leva a vaga.

Pra finalizar, é bom termos calma com a volta do finlandês. Todos sabemos que ele é um dos pilotos mais rápidos e talentosos que surgiram na F1 nos últimos anos, mas já são dois anos longe da categoria e, mesmo que não tenham acontecido grandes mudanças, isso conta bastante e leva um tempo para que o piloto se readapte. Apesar de bombástica, pode ser que leve um tempinho para que os resultados apareçam. Quanto a questão de motivação, ou falta dela como muitos dizem, o próprio Kimi já disse que não será um problema. E de fato, acho que não será mesmo. Se ela não existisse, duvido que ele voltaria.

Por gosto pessoal, gostaria que o Kimi permanecesse no WRC. Acho que ele vinha fazendo um bom trabalho com os carros de rali, apesar de não ter conquistado resultados expressivos, como muita gente imaginava. Foram apenas dois anos na categoria, sendo este último com uma equipe própria, gastando dinheiro de seu bolso, o que não é nada vantajoso sem resultados. Que o diga Petter Solberg. Porém, dou boas vindas novamente ao finlandês à F1. Ele sabe o que está fazendo.

Foto: Site Oficial da Renault Lotus
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

PH Miniaturas disse...

E ressurge o mito nos single-seaters. Acho a$ circun$tâncias$ de$$e retorno ba$tante $u$peita$. Mas vamos que vamos.