Possíveis mudanças


A F1 já tinha, praticamente, definido seu calendário para a temporada de 2012. A etapa do Bahrein estaria de volta, o GP dos EUA, em Austin, entraria no calendário, enquanto o circuito de Istambul deixaria o circo. Tudo muito bom, tudo muito bem. Entretanto, a Autosport revelou que as coisas não estão definidas assim e que mudanças poderão acontecer.

De acordo com a revista inglesa, a Comissão da F1 deverá realizar um encontro nesta quinta-feira para definir, entre outras coisas, o assunto calendário. E mudanças podem ocorrer.

Mesmo com a diminuição das notícias, o Bahrein parece não enfrentar uma boa situação política ainda. O povo ainda se rebela contra a monarquia que governa o país há anos e a ida da F1 para lá, antes que esses conflitos fossem solucionados, poderia trazer novamente ondas de protesto mais intensas, como ocorreu no início do ano. E um fato como esse seria prejudicial à imagem F1, é claro. A prova está previamente marcada para o dia 22 de abril.

Outra etapa que pode deixar o calendário é a da Coréia do Sul. E nesse caso, o problema é de ordem financeira. Os organizadores do evento andam reclamando bastante que a etapa tem trazido prejuízo ao invés de lucro. Isso porque eles pagam um preço alto para Bernie Ecclestone e não conseguem recuperar o investimento, uma vez que o povo coreano não tem se entusiasmado muito com a F1.

Falta um apelo, como por exemplo um piloto do país na categoria. Além disso, o circuito fica no meio do nada, o que acaba dificultando a locomoção dos fãs para a região onde está localizada a pista. E isso desmotiva qualquer um, ainda mais aqueles que não tem familiaridade com a categoria. Para continuar sediando uma etapa da F1, os coreanos deverão pedir um 'desconto' ao tio Bernie.
GP da Coréia do Sul corre o risco de não acontecer mais por questões financeiras
Surgiram também, neste fim de semana, rumores de que a etapa norte-americana pode não acontecer. Neste caso por um atraso no cronograma de obras. Segundo alguns boatos, as obras podem não ficar prontas até o dia 18 de novembro, data marcada para a realização da corrida.

Falando à Autosport, Bernie adotou um discurso cauteloso referente aos GPs do Bahrein e da Coréia do Sul e disse acreditar que o GP dos EUA será realizado em 2012, apesar de não se importar caso ele seja adiado em um ano.

E com essas indecisões, o GP da Turquia, que saiu do calendário, poderia ficar em stand-by para uma possível substituição, apesar do país europeu, assim como a Coréia do Sul, reclamar do preço pago para se realizar um evento deste porte, sem ter um retorno satisfatório. 

Sinceramente, pra mim tanto as provas no Bahrein quanto na Coréia do Sul poderia ir para o espaço. Fora o dinheiro para o bolso do tio Bernie, esses GPs em lugares que não tem a menor tradição na F1, são chatissimos, além das pistas horríveis. Não sentiria a menor falta, a não ser da pista da Turquia, que, apesar de não ter tradição, promove corridas boas.

Quanto a prova nos EUA, uma hora ou outra ela sai. Se não for em Austin, no ano que vem, será em New Jersey em 2013. Esperemos.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: