E não precisaremos esperar até o domingo para saber quem é o campeão do WRC. Sebastien Loeb garantiu a oitava taça do mundial de rali ainda na metade do evento. O motivo? Seu único rival na disputa, o finlandês Mikko Hirvonen, teve de abandonar o certame e o sonho de sagrar-se campeão e por fim a hegemonia do francês que perdura desde 2004.
O ponto crucial para essa decisão, que aconteceu mais cedo do que se esperava, foi a sétima especial do rali, última da manhã desta sexta-feira. Líder do evento naquele momento, com uma vantagem de apenas 0s4, Hirvonen parou de repente. O problema? Um furo no radiador de seu Ford Fiesta causou sérios danos ao motor. O finlandês despencou e, sem uma solução rápida para seu problema, abandonou a sexta-feira.
A partir disso, a expectativa era saber se o piloto da Ford voltaria ou não à competição no sábado, beneficiando-se da regra do 'superally'. Se voltasse, teria a missão praticamente impossível de chegar ao quinto lugar (ou pelo menos em sétimo, desde que vencesse o Power Stage), para marcar dez pontos necessários para descontar a desvantagem na tabela de pontos, além de torcer para que Loeb abandonasse. Caso não conseguisse retornar à disputa, daria, de bandeja, o título para o rival. E foi o que aconteceu.
Hirvonen liderava o rali da Grã-Bretanha quando teve um furo no radiador, tendo de abandonar a disputa |
No fim da tarde, a Ford comunicou que Hirvonen teria de abandoar o rali, por conta dos danos no motor, apesar dos esforços da equipe para repará-los. Assim foi decidido o título do WRC em 2011. Volto a falar mais da oitava conquista de Loeb no domingo, com o término da competição.
Bom, com o título definido a seu favor, Loeb segue liderando o rali. Mas não de forma confortável, apesar de não ter mais a pressão de não errar. Companheiro e Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala vem no encalço do francês, o que mostra que poderemos ter uma boa briga pela vitória. Aliás, Latvala vem tendo um bom desempenho nas últimas etapas. Só não conseguiu resultados melhores por ter de ajudar o compatriota na luta pelo título. Agora, com o campeonato decidido, ele tem a chance de, pelo menos, tentar fechar a temporada com uma vitória.
Ao fim desse segundo dia de rali, a diferença entre os dois primeiros colocados é de 1s1. ou seja, praticamente nula, ainda mais com Loeb tendo de largar antes de todos novamente no sábado.
Quem tem uma ótima participação é o norueguês Mads Ostberg, em terceiro lugar. O piloto da Ford já está a mais de um minuto dos líderes e tem o compatriota Petter Solberg, o quarto, muito próximo. Deveremos ter uma boa disputa também pela terceira posição nestes dois dias restantes, caso nenhum dos dois tenha problemas. Mas é bom ver Ostberg, que foi o segundo colocado no rali da Suécia, andando bem, depois de algumas provas em que teve problemas. Quanto a Solberg, vem fazendo o que pode correndo em uma equipe particular. E faz bem feito.
Com o abandono do rival, Loeb pôde comemorar o oitavo título seguido no WRC, mantendo sua hegemonia |
Outra boa disputa que parece surgir é pelo sexto lugar, ocupado no fim deste segundo dia pelo jovem Ott Tanak. Longe do quinto, Henning Solberg, o estoniano tem em seu encalço Kimi Riakkönen, Kris Meeke e Matthew Wilson, sétimo, oitavo e nono. Os quatro estão separados por 13 segundos.
Fazendo um rali de recuperação depois de abandonar a quinta-feira, Sebastien Ogier já é o 28º. Quem sofreu com problemas além de Hirvonen foi Dani Sordo, que caiu para 57º. Entre os brasileiros, Paulo nobre faz uma bela apresentação. É o 24º. Já Daniel Oliveira caiu bastante e ocupa o 38º posto.
Classificação após o segundo dia do Rali da Grã-Bretanha
1. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) 1h23min18.3s
2. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) a 1.1s
3. Mads Ostberg (NOR/Stobart Ford) a 1min13.5s
4. Petter Solberg (NOR/Solberg Citroen) a 1min21.3s
5. Henning Solberg (NOR/Stobart Ford) a 2min51.7s
6. Ott Tanak (EST/Stobart Ford) a 3min46.0s
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ice 1 Citroen) a 3min47.0s
8. Kris Meeke (GBR/Mini) a 3min51.3s
9. Matthew Wilson (GBR/Stobart Ford) a 3min59.4s
10. Dennis Kuipers (HOL/FERM Ford) a 4min23.2s
Fotos: NextGen-Auto.com
0 comentários:
Postar um comentário