E terminou hoje a temporada 2011 do WRC. Com vitória do finlandês Jari-Matti Latvala. Uma vitória justa e merecida para o piloto que foi o vice campeão em 2010 e que teve de ser o escudeiro do companheiro de Ford, Mikko Hirvonen, nessa reta final, mesmo tendo um desempenho melhor. O rali da Austrália foi um dos maiores exemplos, quando Latvala liderava mas teve de dar a vitória para o companheiro, que ainda tinha chances de conquistar o título.
Mas neste fim de semana, com o campeonato definido na sexta-feira, após o abandono de Hirvonen, Latvala teve caminho livre para buscar a primeira vitória em 2011. E conseguiu, de forma até mais fácil do que se esperava.
Depois de assumir ontem a liderança do evento, com uma vantagem de pouco mais de seis segundos para Sebastien Loeb, era de se esperar que ambos brigassem pela vitória de forma acirrada hoje. Mas a disputa não durou muito neste domingo. Logo na segunda especial do dia, Loeb bateu seu Citroen DS3 em um carro que vinha no sentido contrário. Uma carro comum, de um espectador, diga-se. Um acidente bizarro que não pôde ser evitado pelo octacampeão. E que deu a Latvala a vitória.
Um parenteses sobre o acidente: caso Hirvonen não tivesse abandonado, tal fato bobo e incomum poderia ter tirado o título das mãos do francês.
Sem Loeb para lhe pressionar e com uma vantagem de quase quatro minutos para o segundo colocado, Mads Ostberg, Latvala sossegou e apenas administrou. Das seis especiais de hoje, ele venceu três. As outras três, inclusive o Power Stage, ficaram com Sebastien Ogier, que no fim, terminou o rali em 11º, após os problemas da quinta-feira.
Após um ano e meio, Jari-Matti Latvala voltou a vencer uma etapa do WRC, fechando bem a temporada |
Segundo colocado, igualando o seu melhor resultado na categoria, Mads Ostberg sem dúvidas foi um dos grandes destaques do fim de semana. O norueguês, que chamou a atenção de todos no primeiro rali do ano, liderando parte do evento e terminando em segundo, encerrou a temporada voltando a chamar a atenção. Teve uma pilotagem limpa e fez o que podia, contando com os problemas daqueles que poderiam andar na sua frente. Não foi tão espetacular quanto na neve sueca, mas foi muito eficiente.
Fechando o pódio, Henning Solberg. O irmão mais velho de Petter Solberg também se aproveitou dos abandonos dos pilotos de ponta e acabou igualando seus melhores resultados no WRC, com mais um terceiro lugar. O norueguês teve de brigar até o fim com Kris Meeke, o quarto colocado. Um ótimo resultado para terminar a temporada.
Matthew Wilson, Ott Tanak, Evgeny Novikov, Dennis Kuipers, Ken Block e Arrmindo Araújo completaram o top 10. Entre os brasileiros, uma bela experiência. Paulo Nobre conseguiu um bom 29º lugar enquanto Daniel Oliveira foi o 35º.
Resultado final do rali da Grã-Bretanha
1. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) 3h27min03.5s
2. Mads Ostberg (NOR/Stobart Ford) a 3min42.9s
3. Henning Solberg (NOR/Stobart Ford) a 7min05.1s
4. Kris Meeke (GBR/Mini) a 7min12.3s
5. Matthew Wilson (GBR/Stobart Ford) a 8min57.3s
6. Ott Tanak (EST/M-Sport Ford) a 9min27.1s
7. Evgeny Novikov (RUS/Abu Dhabi Ford) a 9min47.7s
8. Dennis Kuipers (HOL/FERM Ford) a 10min12.7s
9. Ken Block (EUA/Monster Ford) a 16min01.2s
10. Armindo Araujo (POR/Italia Mini) a 17min01.6s
Foto: NextGen-Auto.com
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