Bastou voltar a se encontrar com a vitória para que Lewis Hamilton pudesse novamente sorrir e, quem sabe, colocar um fim na má fase. Envolvido em várias confusões nesse ano, o piloto inglês não parecia estar 100% focado em sua carreira. Um desperdício. Hamilton é um dos pilotos mais talentosos do grid, e um dos melhores que surgiram nos últimos anos. Mas a sua turbulenta vida pessoal sempre foi um problema. O rompimento com o pai, o namoro com a cantora/atriz/modelo Nicole Scherzinger, mais a tentativa de se tornar um pop star acabaram atrapalhando sua temporada. E os resultados não apareceram.
O triunfo de ontem em Abu Dhabi pode ser o início de uma mudança, visando a temporada de 2012. É o que, pelo menos, muita gente espera e imagina. O próprio Hamilton inclusive, que mostrou-se muito feliz após a terceira vitória no ano. Ter um piloto do calibre de Lewis Hamilton focado e forte, só melhoria as coisas na F1.
Muito da vitória de Hamilton ontem se deve ao inexplicável. Inexplicável furo de pneu da Red Bull de Sebastian Vettel, ainda na segunda curva. Nem a equipe nem a Pirelli encontraram uma explicação para o que aconteceu. Estão analisando o ocorrido.
O fato é que, com o abandono, acabaram-se as esperanças do alemão de se igualar a Michael Schumacher em vitórias em uma só temporada. Vettel, caso vença no Brasil, chegará 'apenas' a 12, o que já é um número mais do que extraordinário. Teria quatro vezes mais vitórias do que Button e Hamilton e faria com que a Red Bull fechasse o ano com o dobro de vitórias da McLaren. Um domínio gigantesco.
Ainda sobre a Red Bull, ontem encerrou-se uma série de 19 pódios seguidos da equipe. Desde o GP da Coréia do Sul do ano passado, quando Webber e Vettel abandonaram, pelo menos um carro da equipe taurina terminava entre os três melhores. Sem Vettel na pista, Webber ainda era uma esperança; Esperança que ficou com a quarta posição.
Na Ferrari, temos de convir, a Ferrari tem sido uma mãe para Felipe Massa. Sem conseguir mostrar resultados convincentes, o brasileiro terá mais um ano em Maranello. Muito por conta da falta de opções atualmente, é verdade. A ideia dos italianos é preparar alguém para 2013. Não querem arriscar queimar alguma jovem promessa. Por isso, Felipe ganhará mais uma chance. E é bom que ele aproveite, para tentar cavar lugar em uma equipe, pelo menos, competitiva daqui a dois anos.
Aliás, a próxima temporada poderá ter apenas Felipe Massa como representante brasileiro. Rubens Barrichello corre riscos na Williams, que ainda negocia com Kimi Raikkönen e tem Adrian Sutil na espreita. E Bruno Senna não tem nada garantido na Renault Lotus. E também não tem andado bem para impressionar os chefes. Está feia a situação dos brasileiros.
Entre amanhã e quinta-feira, a F1 terá testes com pilotos novatos em Abu Dhabi. E todas as equipes darão chances a caras novas, algumas que já tiveram o prazer de guiar um F1 e outras que o farão pela primeira vez. E apenas um brasileiro terá essa chance. Luiz Razia testa pelo Team Lotus.
Aliás, tivemos uma rodada dupla extra-campeonato da GP2 nesse fim de semana em Yas Marina, com boa participação do baiano. Foi segundo na primeira corrida, vencida por Fabio Laimer, e oitavo na segunda, após andar entre os líderes. Teve de pagar uma punição e perdeu várias posições, na prova vencida por James Calado.
Mudando para o WRC, vitória, mais do que merecida, de Jari-Matti Latvala, após quase um ano e meio, segundo lugar surpreendente de Mads Ostberg e terceiro posto para Henning Solberg, com boas participações de Paulo Nobre e Daniel Oliveira. Mas o destaque, como não poderia deixar de ser, foi o octacampeonato de Sebastien Loeb.
E foi merecido, apesar de difícil. O francês é o melhor piloto de ralis do mundo e realmente faz a diferença. Porém, teve, nesta temporada, a pressão de um companheiro bem rápido, Sebastien Ogier, que acabou relegado ao posto de segundo piloto da Citroen, o que facilitou um pouco a vida do multi-campeão.
E além do título, Loeb foi personagem de um lance bizarro. Segundo na classificação, já no último dia de competição, o campeão abandonou a disputa depois de bater. Mas a batida não foi em uma árvore ou em um pequeno morro, como de costume, e sim em um carro de passeio que apareceu em sua frente. Lance bizarro. Felizmente, nada aconteceu a Loeb, a seu co-piloto, Daniel Elena, ou aos passageiros do carro. mas fica o alerta para que isso não volte a acontecer. Um perigo para a segurança de pilotos e espectadores. E já pensou se o francês perde o título por causa disso...
Finalizando o post com mais uma nota triste. O piloto argentino Guido Falaschi, de apenas 22 anos, morreu em um acidente na categoria Turismo Carrera, na Argentina. A batida lembra os acidentes de Rafael Sperafico e Gustavo Sondermann, um choque em T, muito temido pelos pilotos. Guido havia sido campeão da F-Renault Argentina em 2008. Que ano terrível...
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