E depois de mais um fim de semana sem computador, aqui vai um pequeno resumo do que vi no mundo do esporte a motor. A começar pela MotoGP, que neste fim de semana esteve em Portugal pra sua terceira etapa.
E as coisas começaram com um susto no sábado. O norte-americano Colin Edwards sofreu um estranho acidente com o francês Randy de Puniet. Sem estar em volta rápida, Edwards vinha mais lento pela pista e ao perceber a aproximação de Puniet, abriu passagem. No entanto, o francês perdeu o controle de sua moto e caiu. Desgovernada, a moto de Randy acertou a de Edwards que caiu de mal jeito. O resultado foi uma fratura na clavícula do veterano, que não pôde participar da etapa e deverá ficar um tempinho de molho. Fatalidade. Outro susto veio no domingo, com um acidente do colombiano Yonny Hernandez. O piloto sofreu uma queda impressionante, mas que não resultou em contusões. Menos mal.
Na prova, vitória de Casey Stoner, novo líder do mundial. O australiano foi seguido de Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. Um resumo do que tem sido o ano. E do que será. Não acho que alguém mais se intrometa na briga entre os três. Aliás, tenho até minhas duvidas sobre a participação de Pedrosa nessa disputa. Levo mais fé que apenas Stoner e Lorenzo protagonizarão a briga pelo título.
A se destacar novamente o bom desempenho das duas motos da Tech 3, quarta e quinta novamente, dessa vez com Andrea Dovizioso a frente de Cal Crutchlow. A equipe finalizou as três provas nestas posições e são a terceira força do mundial. Alvaro Bautista foi os sexto, seguido por Valentino Rossi, que teve uma melhora em seu desempenho. Porém, o Doutor está muito longe de onde deveria estar. Outro que melhorou mas nem tanto foi Ben Spies, oitavo. A batata do norte-americano logo vai começar a assar...
Antes da MotoGP, tivemos as sempre ótimas provas da Moto 2 e Moto 3. Na Moto 2, Marc Marquez venceu mais uma depois de um final eletrizante contra Pol Espargaró, que chegou em Marquez e o atacou impiedosamente, tomando-lhe a ponta em alguns momentos e recebendo o troco em seguida. A batalha só se encerrou na curva 10, quando Espargaró forçou demais e perdeu o traçado, dando a chance de Marquez rumar para sua segunda vitória. Thomas Luthi, Johann Zarco e Andrea Ianone fecharam o top 5.
Antes, na Moto 3, Sandro Cortese já havia vencido uma dura batalha com Maverick Viñales, definida apenas na reta de chegada, com o alemão levando a vitória por apenas 0s055. Durante as últimas cinco voltas, os dois se revezaram na ponta, após Viñales liderar boa parte da corrida. Ambos entraram na última curva juntos e tiveram de superar um retardatário, o que deu vantagem a Cortese, que soube tirar proveito disso. Assim, o alemão assumiu a liderança do mundial.
Por aqui, tivemos Stock Car no Velopark. E a vitória ficou com Cacá Bueno em uma disputa apertada com o líder do campeonato, Ricardo Mauricio. Max Wilson foi o terceiro, seguido de Daniel Serra e Valdeno Brito.
Em Caruaru, foi dia de F-Truck e de vitória de Wellington Cirino, de ponta a ponta. Dominante, o piloto que completou 15 anos de categoria sequer foi incomodado, finalizando um fim de semana perfeito. O paranaense foi mais rápido na sexta, no sábado e apenas confirmou o desempenho no domingo. Além de Cirino, subiram ao pódio Andre Marques, Beto Monteiro, Geraldo Piquet e Leandro Totti. Foi a primeira vitória do piloto da ABF Mercedes no ano.
Pela F1, pouca coisa a se comentar. Falarei mais dela ao longo da semana. Mas destaco hoje os treinos coletivos em Mugello. Ao que me parece, o bom desempenho da Lotus é bem real e eles darão muito trabalho nas próximas provas. A Sauber também tem um bom carro e segundo o pessoal da equipe, precisa de um pequeno passo para obter resultados ainda melhores. A Red Bull parece evoluir, enquanto a Ferrari tenta achar o caminho dos bons resultados. Só a McLaren deu de ombros para essa bateria, sem sequer escalar seus dois pilotos titulares para os testes. Vamos ver o que acontece em Montmeló.
Só mais uma coisinha. O jornal britânico "The Times" divulgou que a Mercedes estaria considerando sua saída da categoria. O motivo seria que o time alemão não dispõe de certas 'vantagens' obtidas por outros times, no caso Ferrari, McLaren e Red Bull. Entre essas 'vantagens' estariam o fato dessas três escuderias terem liberdade em apontar diretores para comandar a F1 e também ficarem com a maior fatia nos ganhos da categoria. E sem contar que o 'trio de ferro' ainda contaria com o apoio de Bernie Ecclestone. A principio, tudo me parece especulação. Mas é bom ficar de olho.
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