Schumacher marca pole em Mônaco mas não leva; Webber sai em primeiro


Nas ruas de Mônaco, Michael Schumacher ressurgiu. O alemão, quarentão, voltou a fazer aquilo que se acostumou durante sua carreira na F1: marcar o melhor tempo em uma classificação para um GP. Mas aquilo que era pra ser a 69ª pole do heptacampeão na F1, tornou-se um mero sexto lugar. Isso porque Schumi foi punido - com ceto exagero - com a perda de cinco posições por aquele acidente com Bruno Senna na Espanha. E quem comemorou foi Mark Webber.

O treino deste sábado no principado foi imprevisível. Hulkenberg foi o mais rápido no Q1. Massa no Q2. E Schumi no Q3. Mas quem levou a pole foi Webber. Vai entender. Aliás, o australiano, quietinho, quietinho, foi muito bem nesse fim de semana. Sempre andando entre os líderes, sequer era notado. E aprontou no fim. Acabou se beneficiando da punição de Schumacher, claro, mas não se pode dizer que é uma grande surpresa ver o piloto do carro número dois na pole. E mais uma coisa:? enquanto ele sai sem ninguém à sua frente, verá seu companheiro, Sebastian Vettel, largar apenas em nono, o que lhe traz alguma moral.


Do lado de Webber, sai Nico Rosberg, que também andou muito bem hoje. A Mercedes mostrou muita força nos treinos com seus dois pilotos andando muito bem. Resta saber se os alemães conseguirão repetir a dose na corrida. Nesta temporada eles não têm conseguido repetir nos domingos o que fazem aos sábados. Talvez em Mônaco, uma pista diferente de todas as outras, seja mais fácil se aproximar do desempenho dos rivais.


Na segunda fila largam Lewis Hamilton e Romain Grosjean. Hamilton, todos nós sabemos, sempre está ali na frente, especialmente aos sábados. Pra mim, o inglês é o piloto mais rápido do grid. Contudo, ele não têm conseguido repetir aos domingos os desempenhos que tem no sábado, tal como a Mercedes. Mas é um piloto para ficarmos der olho, porque sempre pode aprontar. E ele quer aprontar, quer vencer a primeira no ano e quem sabe voltar à liderança do mundial. Outro ponto importante foi a diferença dele para Button. Enquanto Lewis sai em terceiro, Jenson não passou pelo Q2. De novo. Larga em 12º e terá de fazer uma daquelas corridas espetaculares mais uma vez, se quiser algo.
Mark Webber conseguiu sua primeira pole position nesta temporada nas ruas do principado de Mônaco
Grosjean segue um caminho parecido com o de Hamilton. Anda muito nas classificações, mas deixa a desejar na corrida, apesar dos últimos dois ótimos resultados que teve. Está em processo de amadurecimento. Tem superado Kimi Raikkönen nos treinos, o que já é um ponto a favor. Vamos esperar pra ver o que o franco suíço fará.

Na terceira fila, temos Fernando Alonso e o pole que não levou Michael Schumacher. Sobre Alonso e a Ferrari, o carro parece ter tido uma evolução nas três semanas entre o GP do Bahrein e da Espanha, tanto que o espanhol foi segundo no GP de sua casa. E neste fim de semana, apesar das características do circuito monegasco equilibrar a disputa, a melhora parece ter mesmo ocorrido. Quanto a Schumacher, fiquei com dó do alemão ter conquistado o primeiro lugar e não levado, ainda mais devido a uma punição que, no meu ponto de vista foi exagerada. Sobre suas chances, temos de esperar para ver o que a Mercedes pode fazer.

Na quarta fila largam Felipe Massa e Kimi Raikkönen. Para Massa um resultado importantíssimo, que ameniza um pouco a pressão sobre seus ombros. Ele está tendo seu melhor fim de semana nesta temporada e parece tranquilo. Claro que o resultado final poderia ter sido melhor, afinal, no Q2 ele tinha sido o mais rápido e tinha como melhorar. Entretanto, ainda tem andado bem e pode surpreender. Já Kimi teve problemas na quinta e por isso pouco andou, sendo o maior prejudicado do fim de semana. E  em uma pista como a de Monte Carlo. isso atrapalha na procura pelo equilíbrio do carro. Ele quase  ficou de fora do Q3, mas conseguiu a vaga, mostrando que está muito em forma.

Sebastian Vettel abre a quinta fila. nem andou no Q3 e parece pouco a vontade em sua Red Bull. Vai ter de penar em uma boa estratégia para ganhar posições. Ao seu lado, largaria Pastor Maldonado. porém, o venezuelano foi punido e sai apenas em 19º. Com isso, Nico Hulkenberg ascende para o décimo lugar.
Apesar de ter marcado o melhor tempo, Schumacher larga apenas em sexto. Webber e Rosberg agradecem
Fiquei um pouco decepcionado com a Sauber. Acho que pelo menos um de seus carros chegaria ao Q3. Kobayashi ficou ali, rondando o Q3 até os momentos finais, mas acabou limado. Larga em 11º. Sergio Perez nem essa chance teve. Bateu - de maneira estranha - ainda na sua primeira volta rápida no Q1 e sai em último. O mexicano não tem sorte mesmo em Mônaco. Outra decepção foi Bruno Senna. O carro da Williams tinha potencial para estar no Q3. tanto que Maldonado conseguiu. No Q2, o vencedor da última etapa foi o terceiro. Bruno, por sua vez, foi o 14º. Diferença muito grande para dois pilotos que têm o mesmo carro. No fim, o brasileiro ainda larga na frente do companheiro por conta da punição que este levou. Mas Senna tem de melhorar muito em classificações. Não pode ficar tomando tanta surra de Maldonado nesse quesito.

Para amanhã, é difícil fazer qualquer previsão. Obvio que, pela pole, Webber tem um certo favoritismo. Mas logo atrás dele temos muitos pilotos que podem aprontar alguma coisa. Sem contar as possibilidades de entradas do safety car ou de fatores externos, como a chuva, deixarem as coisas ainda mais imprevisíveis. Acho que teremos uma prova bem movimentada neste domingo. 


Grid de largada - GP de Mônaco

1º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min14s381
2º.
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min14s448
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min14s583
4º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min14s639
5º.
Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min14s948
6º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min14s301*
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min15s049
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min15s199
9º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), sem tempo

10º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min15s421
11º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min15s508
12º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min15s536
13º.
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min15s709
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min15s718
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min15s878
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min16s885

17º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min16s538
18º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min17s404
19º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min15s245**
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min17s947
21º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min18s096
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min18s476
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min19s310
24º.
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), sem tempo

(*) Schumacher perdeu cinco posições no grid por ter provocado o acidente com Bruno Senna no GP da Espanha.
(**) Maldonado perdeu dez posições no grid fechada que resultou em um toque em Pérez durante o terceiro treino livre em Mônaco.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: