Em Le Mans, a chuva deu o ar da graça, embaralhando e equilibrando as forças para esta prova. Melhor para Jorge Lorenzo, que venceu e voltou a ponta do campeonato. E melhor para Valentino Rossi, que não venceu, mas foi como se tivesse vencido, com seu segundo lugar.
Com pista molhada, a Honda, que tinha feito a dobradinha no grid, perdia uma pequena vantagem que tinha. Com pista seca, Dani Pedrosa e Casey Stoner eram os favoritos a vitória. Com circuito molhado, vimos que a coisa foi bem diferente. Logo na primeira volta, Lorenzo conseguiu pular na frente. E abriu, deixando os rivais para trás.
Pilotando de forma segura, Lorenzo não deu a menor margem para erros na traiçoeira pista úmida e não precisou se preocupar com os adversários, que sequer o ameaçaram durante toda a corrida. Fez direitinho a lição de casa e conquistou sua segunda vitória no ano, voltando assim à liderança do mundial. Consistência tem sido a palavra de ordem do campeão de 2010.
Mas Lorenzo não foi o grande destaque da prova. O nome da corrida foi o Doutor Valentino Rossi, que com a Ducati conseguiu o segundo lugar, curiosamente na pista onde tinha conquistado seu último pódio na categoria, no ano passado com um terceiro lugar. Rossi foi muito bem. Largou de maneira agressiva e logo se postou em quinto. Passou por Andrea Dovizioso e Dani Pedrosa alcançando o terceiro posto e ficou até o meio da corrida pressionando Casey Stoner, que o segurava. Com isso, as motos da Tech 3 Yamaha chegaram e conseguiram deixar o Doutor pra trás.
Contudo, o italiano não desistiu e voltou a passar pelos dois rivais, reassumindo a terceira posição. Porém, ele já estava meio longe de Stoner. Pensam que ele desistiu? Que nada. Rossi passou a tirar um segundo por volta e faltando quatro giros chegou. Ultrapassou o australiano em duas oportunidades, mas tomou o X. Até que na última volta, conseguiu superar o bicampeão, assegurando a vice liderança. Um ótimo resultado, que mostra que ele ainda está em forma e faz a diferença. Basta ter um equipamento que lhe dê condições.
Para Stoner, o resultado, no entanto, não foi bom, pois esse perdeu a liderança. Mas ainda é um dos grandes favoritos ao título. Aliás, a Honda não conseguiu ir bem hoje. Esperava mais de ambos os pilotos. Pedrosa foi só o quarto, e poderia ter ido, pior se os pilotos da Tech 3 não colaborassem. Esses também foram a surpresa negativa do dia, não por desempenho, mas sim por quedas que jogaram ambos para 7º e 8º.
Já a supresa boa foi o alemão Stefan Bradl, em quinto. Largando em 13º, depois de uma queda ontem, o piloto da LCR fez uma corrida sólida e até ameaçou Pedrosa. No fim, não teve equipamento para conquistar algo melhor. Entretanto já teve um resultado expressivo.
Entre as motos CRT, o melhor foi James Ellison, em 11º.
Etapa da França – classificação final
1º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), 28 voltas em 49min39s743
2º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 9s905
3º. Casey Stoner (AUS/Honda), a 11s298
4º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 29s361
5º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), a 32s477
6º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 32s842
7º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 59s759
8º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 1min05s152
9º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 1min07s846
10º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), a 1min13s193
11º. James Ellison (ING/Paul Bird ART-Aprilia), a 1min26s663
12º. Mattia Pasini (ITA/Speed Master ART-Aprilia), a 1min27s633
13º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia), a 1 volta
14º. Michele Pirro (ITA/Gresini FTR-Honda), a 1 volta
15º. Yonny Hernández (COL/Avintia FTR-Kawasaki), a 1 volta
16º. Ben Spies (EUA/Yamaha), a 1 volta
17º. Chris Vermeulen (AUS/Forward Suter-BMW), a 2 voltas
18º. Iván Silva (ESP/Avintia Inmotec-Kawasaki), a 2 voltas
2º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 9s905
3º. Casey Stoner (AUS/Honda), a 11s298
4º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 29s361
5º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), a 32s477
6º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 32s842
7º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 59s759
8º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 1min05s152
9º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 1min07s846
10º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), a 1min13s193
11º. James Ellison (ING/Paul Bird ART-Aprilia), a 1min26s663
12º. Mattia Pasini (ITA/Speed Master ART-Aprilia), a 1min27s633
13º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia), a 1 volta
14º. Michele Pirro (ITA/Gresini FTR-Honda), a 1 volta
15º. Yonny Hernández (COL/Avintia FTR-Kawasaki), a 1 volta
16º. Ben Spies (EUA/Yamaha), a 1 volta
17º. Chris Vermeulen (AUS/Forward Suter-BMW), a 2 voltas
18º. Iván Silva (ESP/Avintia Inmotec-Kawasaki), a 2 voltas
Moto 2 e Moto 3
Na Moto 2, Thomas Luthi venceu a corrida após uma boa disputa com Johann Zarco, que caiu quando tentava superar o piloto suíço. Em uma prova com vários acidentes, entre eles o do pole Marc Marquez, Luthi conseguiu impor um bom ritmo e abriu boa vantagem. Porém, nas voltas finais, Zarco se aproximou e quando tentava superar Luthi, acabou perdendo o controle de sua moto na curva 10, deixando a disputa. Com isso, Claudio Corti e Scott Redding conseguiram um lugar no pódio.
Já na Moto 3, o francês Louis Rossi, para a alegria da torcida, venceu a prova, também marcada por várias quedas, entre elas, as de vários favoritos como Maverick Viñales, Luis Salom, Miguel Oliveira, esses três abandonando, e do líder do mundial Sandro Cortese, que conseguiu voltar e terminar em sexto. Rossi teve uma boa vantagem para o segundo colocado, Alberto Moncayo e precisou apenas administrar a vantagem nas voltas finais. Alex Rins completou o pódio.
Foto: MotoGP.com
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