Hamilton é pole na Espanha


Em Montmeló, um treino cheio de surpresas onde só o pole não foi surpresa pra ninguém. Pela terceira vez na temporada e pela primeira no circuito espanhol Lewis Hamilton largará a frente de todo mundo. Posição muito boa para se pensar na vitória - apenas cinco vezes o pole não venceu em Barcelona, mas que não garante nada, pois existe uma grande preocupação com o desgaste de pneus para a corrida.

A grande questão desse GP irá girar em torno do consumo de pneus de cada carro e de qual estratégia os times irão adotar. Os pneus duros não são muito eficientes e as equipes deverão utiliza-los pelo menor tempo possível. Os macios gastam demais. Vai ser interessante ver qual estratégia cada time utilizará, como se comportarão os pilotos que largam mais a frente, que gastaram mais pneus macios, obviamente, e como virão os de trás, com um ou dois jogos de borracha mole a mais.

Quanto ao treino, Hamilton sobrou. Não teve dificuldades para estabelecer o melhor tempo quando quis e mostrou que é o piloto mais rápido da F1. E que a McLaren ainda parece ter o carro mais veloz do grid. Não foi surpresa pra ninguém ver o campeão de 2008 marcar sua 22ª pole na categoria. O que Lewis precisa é mostrar que pode ter também um desempenho melhor em corridas, que pode vencer. Esse será o desafio de amanhã em uma pista em que largar na pole é essencial, pois não tem tantos pontos de ultrapassagem e geralmente produz corridas monótonas.
Ao lado de Hamilton larga o surpreendente Pastor Maldonado. O piloto da Williams mostrou muito bom desempenho no terceiro treino livre e repetiu isso na classificação. O tempo todo andou lá na frente. Resta saber se o desempenho dele e da Williams na corrida serão como no treino. Amanhã sai como franco atirador, o que pode dar uma largada bem interessante ao lado de um piloto que sabemos, não vende fácil uma ultrapassagem.

Pra colocar um pouco mais de fogo nessa largada, a sequencia do grid tem Fernando Alonso, outra surpresa, podemos assim dizer, já que a Ferrari não tem um grande carro, e que irá tentar alguma coisa diante de seus torcedores, Romain Grosjean, sempre rápido em treinos e que também quer mostrar serviço, Kimi Raikkönen, que sabemos é sempre um grande adversário, e Sergio Perez, piloto cada vez mais confiante e em um carro muito bom. Um grid que tem muitos pilotos que podem aprontar nas primeiras posições, assim que as luzes vermelhas forem apagadas.

Ainda no top 10 teremos Nico Rosberg, Sebastian Vettel, Michael Schumacher e Kamui Kobayashi, esses três últimos já economizando pneus, mais pensando na corrida e nas estratégias possíveis para se ganhar mais posições. Poderão surpreender no fim.
Logo em seguida, aparecem Jenson Button e Mark Webber, as duas grandes surpresas negativas do treino. Sem passar pelo Q2, ambos terão de apostar em estratégias diferentes para escalarem o pelotão. No caso de Button, seu bom trato com os compostos pode ser essencial nisso. Já Webber terá de pensar, junto do pessoal da Red Bull, em boas alternativa para que consiga andar bem. Atrás dos dois vêm os dois carros da Force India (di Resta e Hulkenberg) e os dois da Toro Rosso (Vergne e Ricciardo).

Felipe Massa e Bruno Senna dividirão a nona fila apenas. Felipe foi o último do Q2. Bruno sequer passou do Q1, após rodar em sua última tentativa de volta rápida. Um dia decepcionante para ambos, ainda mais com seus companheiros largando na primeira e na segunda filas.

O GP da Espanha deverá ser decidido mais fora do que dentro da pista.


Grid de Largada  - GP da Espanha

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min21s707
2º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min22s285
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min22s302
4º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min22s424
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min22s487
6º.
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min22s533
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min23s005
8º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), sem tempo
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo
10º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), sem tempo

11º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min22s944
12º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min22s977
13º.
Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min23s125
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min23s177
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min23s265
16º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min23s442
17º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min23s444

18º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min24s981
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min25s507
20º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min25s507
21º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min26s582
22º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min27s032
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min27s555
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min31s122

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: