Pitacos sobre o pole day e sobre o bump day


Comento hoje um assunto sobre o qual não tive tempo de falar ontem e que aconteceu entre anteontem e ontem. Falo do 'pole day', o dia em que é definido quem larga na pole das 500 milhas de Indianapolis, e do bump day, que define as últimas vagas no grid. Comecemos por quem larga na frente.

A pole do evento mais tradicional do automobilismo ficou com o australiano Ryan Briscoe, da Penske, por 0s002, menor diferença da história das classificações para essa corrida. Um ótimo resultado apesar de não significar muita coisa para corrida, uma vez que as 200 voltas em Indianapolis sempre são imprevisíveis. Os cenários da prova mudam constantemente. Muitos pilotos que largam mais atrás podem surpreender no fim. Para Briscoe, vale mais por ele entrar para a história, pelos pontos, pelo dinheiro e por uma possibilidade menor de se envolver em acidentes na largada.


Ao lado do piloto da Penske, saem o bom James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay. Uma primeira fila bem interssante. Completam ainda o top 5 Marco Andretti e o líder do campeonato,Will Power.


Entre os brasileiros, todos conseguiram boas posições. Tricampeão do evento, Helio Castroneves larga em sexto e é sempre muito cotado à vitória. Em nono está Tony Kanaan, outro nome forte. Em sua primeira experiência em ovais, Rubens Barrichello conseguiu um ótimo décimo lugar e parece pegar rapidamente a mao para os ovais. E Bia Figueiredo sai em 13º lugar, a frente de pilotos fortes, como a dupla da Ganassi Scott Dixon e Dario Franchitti, 15º e 16º, respectivamente.

E por falar em Ganassi, a equipe, que venceu os últimos quatro campeonato, não parece estar em grande forma para este evento, ao contrário de suas rivais mais fortes, Penske e Andretti Autosport, no caso. Aliás, essas duas equipes dominaram o pole day, com três pilotos de cada time nas seis primeiras posições, enquanto o melhor carro da Ganassi está em 12º, com Graham Rahal. Quem também fez um ótimo trabalho é a KV, com Viso em oitavo, seguido de seus companheiros.
Outro destaque foi a presença do mexicano Michel Jourdain Jr, que participa apenas dessa corrida e larga em 22º, mostrando que não perdeu a mão para a Indy.

No bump day, que definiu as últimas vagas para a prova, pouca movimentação, uma vez que as inscrições para a prova não superou o número de vagas disponíveis. Cm isso, foram definidas apenas as posições de largada.

A grande novidade foi a presença do francês Jean Alesi, que participará da corrida e largará na última posição, ao lado de Simona de Silvestro e Bryan Clauson. Aliás, foi mais do que perceptível a grande desvantagem dos motores Lotus para os demais. Simona e Alesi têm esses propulsores em seus carros e ficaram com as últimas posições no grid, distantes do demais. Até mesmo Clauson, que andou com um carro consertado às pressas, foi melhor. Ambos farão apenas número na prova.

Grid de largada para as 500 milhas de Indianapolis


1º. Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet)
2º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet)
3º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
4º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
5º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
6º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)
7º. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
8º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet)
9º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)
10º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet)
11º. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda)
12º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda)
13º. Bia Figueiredo (BRA/Conquest Andretti-Chevrolet)
14º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
15º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda)
16º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda)
17º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda)
18º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet)
19º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda)
20º. Townsend Bell (EUA/Schmidt Hamilton-Honda)
21º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
22º. Michel Jourdain Jr. (MEX/Rahal Letterman-Honda)
23º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
24º. Sebastián Saavedra (COL/AFS Andretti-Chevrolet)

25º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet), 2min40s8666
26º. Wade Cunningham (NZL/A. J. Foyt-Honda), 2min41s2484
27º. Oriol Servià (ESP/DRR Panther-Chevrolet), 2min41s8754
28º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), 2min41s9262
29º. Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda), 2min41s9293
30º. Katherine Legge (ING/Dragon-Chevrolet), 2min42s4374
31º. Bryan Clauson (EUA/Fisher Hartman-Honda), 2min47s6671
32º. Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus), 2min47s9162
33º. Jean Alesi (FRA/Fan Force United-Lotus), 2min51s3516

Foto: IndyCar.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

Agá Romeu Pinto disse...

Bacana, mas só lhe corrigindo. O Tagliani não usa motor Lotus, mudou para a Honda a partir dessa corrida como foi citado no final (mesmo que indiretamente). E ele se classificou no Pole Day em décimo primeiro.

Diego Maulana disse...

Obrigado pela correção Agá. Texto já foi arrumado.