Stoner decide encerrar a carreira no fim desse ano


Nesse fim de semana a MotoGP chega a Le Mans, na França, para sua quarta etapa nesta temporada. Mas creio que a corrida ficará em segundo plano. Isso porque, durante a entrevista coletiva dos pilotos nesta quinta-feira o atual líder do mundial e campeão da temporada passada, Casey Stoner, resolveu anunciar que irá se aposentar da categoria ao fim deste ano, quando termina seu vínculo com a Honda.

Há algumas semanas haviam surgido boatos sobre essa possibilidade na mídia espanhola e que foram, rapidamente, desmentidas pelo piloto australiano, que ainda completará 27 anos em 2012. Por outro lado, Stoner admitiu (e já tinha dito isso antes), na mesma entrevista em que diminuiu as especulações, que não deveria chegar aos 30 anos correndo na MotoGP. Dito e feito.

O motivo para a decisão poderia causar especulações. Eu mesmo tinha minhas teorias para a precoce aposentadoria de Casey. Estaria ele deixando a MotoGP para cuidar da saúde (ele tem intolerância a lactose)? Teria ele tomado essa decisão motivado pelo nascimento de sua primeira filha? Seria isso, seria aquilo. Não houve tempo para especular. O próprio Stoner esclareceu o por quê de ele deixar a MotoGP no fim do ano. E para isso, soltou o verbo contra a categoria. Abaixo, reproduzo alguns trechos do que ele disse.

"Para mim, este não é o campeonato pelo qual me apaixonei. Não é o campeonato em que eu sempre quis correr. Ninguém mais tem respeito suficiente pelas pessoas que fazem seus trabalhos, trabalhando nas equipes, nos caminhões e fazendo este show funcionar toda semana. Não é fácil. Existem muitas, muitas razões diferentes (para a decisão sobre a aposentadoria), mas é basicamente porque eu perdi a paciência com a competição e diversão desse esporte. É claro que vou me divertir nesse ano, mas se eu continuar [além disso] será um erro de minha parte. Não seria correto com a Honda e com todos do time se eu não desse 110%. Minha paixão por esse campeonato se foi aos poucos"

Casey Stoner

Não vou dizer que o anuncio de hoje não me surpreende. Surpreende sim, pois é precoce demais. Stoner é um cara jovem e que teria muito a conquistar na MotoGP. Tem talento para isso e tempo também não lhe faltaria. Hoje, prestes a completar 27 anos, ele é favorito para conquistar sua terceira taça. E ainda teria, pelo menos, seis ou sete temporadas para competir em alto nível. Contudo, a decisão era obvia, podemos assim dizer.
Não é de hoje que o australiano vinha criticando a categoria abertamente. E não fazia isso nos bastidores. Ele vinha ao microfone e falava o que pensava. Foi assim em várias ocasiões, o que, com certeza, aumentou seu desgaste e ocasionou nessa perda da paciência com a MotoGP. Durante o anuncio de hoje, por exemplo, ele criticou os rumos que a principal competição do motociclismo mundial tem tomado, um "passo para trás” em sua opinião, referindo-se a entrada das motos CRT. E sobrou até para a mídia, que segundo ele insistia que na história de que ele tinha uma doença misteriosa quando de fato ele tem uma forte intolerância a lactose. Isso mostra bem como estavam seus ânimos com tudo o que cerca categoria. Stoner cansou, falou que não estava gostando e resolveu parar. Corajoso de sua parte. Mostra que é um cara com convicções.

O que ele fará agora, ainda não sabemos. Uma possibilidade é ele passar a competir com carros, o que ele já deixou em aberto. Talvez ele pinte na V8 Supercars Australiana, categoria a qual teceu elogios no fim do último ano, por seu clima amistoso e de camaradagem entre pilotos e equipes.

Pode ser que ele opte, também, apenas por descansar e curtir a filha por um tempo. Acho até que isso tenha pesado um pouco no fim das contas. Opções não vão faltar.

Quanto a Honda, que ficará sem um dos melhores pilotos da atualidade, acredito que deverá optar por Marc Márquez como substituto do australiano a partir de 2013. O garoto tem potencial e parece estar cada vez mais preparado para ingressar na categoria rainha.

A saída de Stoner significa uma perda para a MotoGP. Mas creio que tenha sido a decisão mais correta para ele. Que tenha sorte em suas empreitadas e que aproveite suas últimas corridas na MotoGP fazendo o que sabe melhor: acelerando. Quem sabe não finaliza seu ciclo com chave de ouro. As chances são grandes...

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

José Renato disse...

27 é a idade dos mitos.