Habemus Papam (e corrida também)

E parte dos fãs da F1 no Brasil não ficará sem assistir a corrida deste domingo, que acontece na Hungria. O canal por assinatura Sportv irá transmitir a décima etapa do mundial enquanto a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão na TV aberta, fará a cobertura da Jornada Mundial da Juventude, evento que conta com a presença do Papa Francisco, que está em visita oficial ao país. Uma medida paliativa que visa não deixar alguns dos fãs sem ver a etapa em sua integra.

O assunto é muito polêmico e com certeza vai causar manifestações dos fãs nos próximos dias. Porém, não há muito o que fazer.

Já escrevi um texto sobre assunto semelhante (para ler é só clicar aqui), quando a Rede Globo deixou de transmitir a etapa do Canadá deste ano na integra para mostrar um amistoso entre as seleções do Brasil, que estava se preparando para a disputa da Copa das Confederações, e da França. E a opinião lá exposta basicamente se mantém: é errado para com os fãs mas a emissora carioca está na dela.
GP da Hungria deste ano não será transmitido na TV aberta. Sportv irá mostrar a etapa ao vivo neste domingo
A Globo é dona dos direitos de transmissão da prova. Pagou por eles. E paga caro também para que ninguém mais na TV aberta brasileira possa mostrar qualquer prova da categoria. Portanto, ela faz o que quiser com seu produto. A emissora tem o direito de transmitir a prova na íntegra, parte dela ou até de não transmiti-la, em detrimento de outro evento que julgue mais relevante. É errado com os fãs? Claro que é. Contudo, não há o que se fazer.

A única diferença deste para o caso do GP do Canadá é que ao invés de uma parcela de fãs ter de procurar por transmissões de outros países na internet, uma parcela maior poderá acompanhar a prova por um canal por assinatura. Não é o cenário ideal, pois não concordo com esse monopólio da transmissão. Entretanto, dá uma amenizada.

Essa não é a primeira vez - em 2007 a Globo deixou de transmitir o GP da Espanha para mostrar a visita do Papa Bento 16 ao Brasil e no ano passado preferiu mostrar o jogo que selou a queda do meu time, o Palmeiras, contra o Flamengo, em detrimento do GP dos EUA - e não será a última que a emissora deixará de mostrar uma prova da F1 pelo motivo que for. Ruim para os fãs, que ficam na mão mais uma vez...

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: