Treinos livres em Nurburgring

Depois de um fim de semana problemático em Silverstone, a F1 desembarcou na Alemanha. E em meio à toda polêmica sobre os pneus da fabrica italiana, aconteceram hoje os dois primeiros treinos livres para a prova germânica, que acontece no circuito de Nurburgring.

No primeiro treino, deu Mercedes com sobras. Hamilton foi o mais veloz, seguido de Rosberg. Webber foi o terceiro, mas a um segundo atrás do tempo do campeão de 2008. Na segunda pratica, foi Vettel quem dominou, seguido de Rosberg e de Webber, ambos dois décimos mais lentos que o tricampeão. E ao que tudo indica, parece que vai surgindo uma disputa entre as flechas de prata e os rubro taurinos.

Mercedes vs. Red Bull


A briga que vai se desenhando neste fim de semana é entre Mercedes e Red Bull. Correndo em casa, os alemães tentam manter o bom ritmo que conseguiram nas últimas corridas. Desde o GP de Mônaco, ou seja, após os testes com a Pirelli, a equipe germânica conseguiu um pódio por corrida, com duas vitórias de Rosberg (Mônaco e Inglaterra) e um terceiro lugar de Hamilton (Canadá). Sim, acredito que os tais testes ajudaram nessa melhora de performance. Por menor que seja a quantidade de dados obtidos pela escuderia com as praticas, ela teve sim uma vantagem, descobrindo como lidar melhor com os pneus fazendo com que seus carros melhorassem. Isso foi perceptível nos últimos GPs.
Hamilton foi o mais veloz da parte da manhã e liderou a dobradinha da Mercedes, que corre em casa neste fim de semana
Em Nurburgring, o objetivo é seguir na mesma toada, conseguindo maior consistência durante as provas para se aproveitar melhor do carro rápido que têm em mãos. Mesmo antes dos testes, os alemães já tinham o carro mais veloz nas classificações. E ir bem no qualificatório, como vem acontecendo, já é um bom passo para que novas vitórias cheguem.

A Red Bull, por sua vez, vai mantendo uma regularidade muito grande. Vettel já venceu três vezes no ano e lidera o campeonato com certa folga. Webber não tem a mesma performance do companheiro, mas está ali no bolo de pilotos que ainda persegue o alemão, tendo feito, por exemplo, uma grande corrida na Inglaterra. Ambos demonstram ter condições de andar no pelotão da frente, principalmente o alemão, que não venceu a última corrida por conta de problemas com sua caixa de câmbio que os levaram a abandonar.
Também correndo em casa, Sebastian Vettel fez o melhor tempo da tarde e do dia no circuito de Nurburgring
Com a melhora da Mercedes, a Red Bull passou a ganhar uma rival perigosa neste momento. São as duas principais forças do campeonato atualmente. Pelo que deu para ver, ambas possuem um carro que se encaixou bem ao traçado do circuito alemão e deverão ter uma disputa equilibrada. Hamilton liderou a primeira pratica, seguido de Rosberg e Webber. Vettel foi o oitavo. No segundo ensaio, as coisas se inverteram, com Vettel liderando, seguido por Rosberg e Webber e Hamilton em oitavo.

Correndo por fora


Lotus e Ferrari seguem correndo por fora nesta disputa. Os ingleses conseguiram colocar seus dois carros entre os dez mais rápidos nas duas sessões. No TL1, Kimi Raikkönen foi o quinto enquanto Romain Grosjean foi o nono. No TL2, o franco-suíço conseguiu um bom quarto lugar enquanto o finlandês foi novamente o quinto mais veloz.

Já a Ferrari enfrentou uma manhã problemática com Fernando Alonso. Com problemas elétricos, o espanhol deu apenas duas voltas e sequer marcou tempo. Felipe Massa, por sua vez, foi bem, terminando na sexta posição. À tarde, os dois pilotos da escuderia italiana foram à pista, com o espanhol terminando em sexto, imediatamente à frente do brasileiro.
Com problemas elétricos, Fernando Alonso perdeu a sessão da manhã e só pôde andar no período da tarde
Com isso, acredito que tanto Lotus quanto Ferrari não devam entrar em uma briga pelas quatro primeiras posições de forma tão direta. Claro que as duas equipes poderão ver um de seus pilotos se intrometendo na disputa que parece mais restrita a Mercedes e Red Bull na classificação, mas não me parece ser assim tão fácil. Só pegando um comparativo com os tempos da segunda sessão, os carros da Lotus ficaram a quatro décimos do tempo de Vettel e os da Ferrari a seis. Por isso que não acho que essas equipes briguem pelas primeiras posições na classificação. Na corrida, as coisas podem mudar de figura.

McLaren melhora e pode ser surpresa no top 10


Nas últimas provas, nos acostumamos a ver Force India e Toro Rosso colocando seus carros entre os dez mais rápidos. Mas neste fim de semana, a McLaren pode aparecer também neste bolo. Pela manhã, os dois carros da equipe de Woking apareceram entre os dez melhores. À tarde, só o de Jenson Button esteve entre aqueles que iriam ao Q3. Ainda é pouco para um time da grandeza da McLaren, mas já demonstra uma pequena melhora, afinal, o time sequer pontuou nas duas últimas provas.

A Force India continua tendo um carro rápido e ao meu ver deverá ter pelo menos um de seus carros entre os dez primeiros. Sutil e di Resta tiveram desempenhos bem parecidos na segunda sessão, apesar do alemão ter ido bem melhor na primeira.
Sem pontuar a duas corridas, McLaren parece ter tido sensível melhora para este GP e pode figurar no top 10
Quanto a Toro Rosso, Ricciardo e Vergne também têm uma disputa equilibrada entre eles e não estão tão distantes da briga por um lugar no Q3. Pode ser que a prima mais pobre da Red Bull também apronte e apareça com alguém na fase final da classificação.

No fundão


Sauber e Williams seguem em crise e sem conseguir se aproximar das equipes que vão a frente. Com isso, devem ficar com as últimas posições daqueles que forem ao Q2 e pelo menos dois deles integrarão a primeira zona de corte no Q1, junto com Caterham e Marussia. Não está fácil a vida das duas escuderias...

Pneus


Sobre a borracha, ela deverá ter papel fundamental na corrida deste fim de semana, uma vez que a Pirelli já implantou os novos compostos após tanta polêmica em Silverstone. A FIA também atendeu a um pedido da fábrica italiana e limitou a pressão dos pneus a um máximo de 20 libras nos pneus dianteiros e 19 nos traseiros, quando estes estiverem aquecidos, e 16 libras de pressão inicial, além de limitar o ajuste de cambagem a um máximo de 4º negativos na parte dianteira e 2,5º na traseira.
Entender o comportamento dos novos pneus da Pirelli será fundamental para quem quiser bom resultado
A questão que fica é como cada equipe vai lidar com esses novos pneus. Quem entende-los mais rapidamente poderá ter uma pequena vantagem.

TL1

1º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min31s754 (25 voltas)
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 0s219 (25)
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 1s035 (22)
4º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1s068 (16)
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1s202 (22)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1s311 (18)
7º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1s385 (24)
8º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 1s459 (20)
9º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 1s506 (27)
10º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1s702 (18)
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1s739 )18)
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 2s056 (20)
13º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 2s147 (23)
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 2s222 (26)
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 2s271 (20)
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 2s446 (22)
17º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 2s683 (24)
18º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 3s920 (23)
19º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 4s233 (19)
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 4s324 (23)
21º. Rodolfo González (VEN/Marussia-Cosworth) a 5s705 (21)
22º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) sem tempo (2)

TL2

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min30s416 (39 voltas)
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 0s235 (38)
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s267 (41)
4º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 0s427 (32)
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 0s432 (27)
6º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 0s640 (39)
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 0s643 (41)
8º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 0s888 (35)
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1s152 (37)
10º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1s381 (40)
11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1s408 (34)
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1s439 (42)
13º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1s639 (39)
14º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1s670 (36)
15º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 2s079 (39)
16º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 2s346 (44)
17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 2s463 (35)
18º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 2s464 (36)
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 3s279 (38)
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 3s388 (40)
21º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 3s601 (10)
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 4s251 (39)

Fotos: GPUpdate.net
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