Hamilton surpreende e desbanca Vettel por pole na Hungria

Inglaterra, Alemanha e agora Hungria. Essas três corridas compõem a atual tinca de Lewis Hamilton. O piloto inglês da Mercedes larga pela terceira vez seguida na pole position este ano e se isola nas estatísticas como piloto que mais vezes partiu da posição de honra nesta temporada. Uma surpresa, se considerarmos que a Red Bull vinha dominando os treinos livres. Esta é também a trigésima pole de Hamilton na categoria, que agora é o sétimo piloto que mais vezes largou sem ter ninguém a sua frente...

Pole e surpresa


Sim, foi uma surpresa ver Lewis Hamilton com o melhor tempo do fim de semana e a consecutiva pole position. Isso porque a Red Bull, com Sebastian Vettel, vinha dominando - e bem - todos os ensaios e estava muito forte durante o qualifying. Não à toa, o alemão era o favorito a marcar o melhor tempo. Além disso, a Lotus também parecia estar na briga pelo lugar de honra, um passo à frente dos alemães que vinham tendo dificuldades.

Creio que parte disto se deva a questão dos pneus, que esteve presente neste fim de semana. Única equipe que não pôde participar dos testes de pilotos novatos e que foi aberto para se testar os novos compostos da Pirelli, a Mercedes só foi ter seu primeiro contato com os novos compostos neste fim de semana. E claro, leva um tempinho para entender o funcionamento da nova borracha nos carros. Talvez isso tenha tirado um pouco da competitividade dos alemães no lugar onde eles mais estão se dando bem no ano: as classificações. Mas apesar disso tudo, no fim os germânicos voltaram a mostrar porque têm o carro mais veloz do grid nessas condições.
Com volta incrível, Lewis Hamilton desbancou o favoritismo de Sebastian Vettel e volta a largar na pole position
Era difícil bater Sebastian Vettel, que volta após volta, vinha obtendo tempos cada vez mais baixos. Parecia que ninguém teria condições de supera-lo. Mas aí veio o pulo da Mercedes. Do Q2 para o Q3, a equipe deu um bom salto. E Hamilton fez uma volta mágica, daquelas que só grandes pilotos conseguem, superando Vettel e a Lotus de Romain Grosjean. Nem o próprio inglês acreditou. Na volta de desaceleração, perguntou ao seu engenheiro o motivo de tantos cumprimentos: "fiz a pole?".

Hamilton é um piloto que se dá bem na Hungria. Desde 2004, ele é o único pole que venceu no apertado circuito e Hungaroring partindo da pole. Duas vezes (em 2007 e em 2012). Sem contar a vitória que ele teve me 2009, partindo do quarto lugar. É um circuito onde ele sempre consegue bons resultados. Neste domingo, pode ser que ele mantenha a escrita, apesar da dura missão que tem. Não vai ser fácil segurar Sebastian Vettel.

Quanto a outra Mercedes, Nico Rosberg não conseguiu ter o mesmo desempenho do companheiro, mas larga em um bom quarto lugar. O alemão pode pensar em um bom resultado.

Vettel segue sendo o favorito, Grosjean surpreende; Ferrari no bolo


Segundo no grid, a perda da pole acaba não significando muito prejuízo para as pretensões de Sebastian Vettel. Mesmo ficando atrás de Hamilton, o alemão segue sendo o favorito a vencer por tudo o que já mostrou neste fim de semana e por sabermos que a Mercedes não tem um grande carro em ritmo de corrida.
Mesmo sem a pole, Sebastian Vettel é o grande favorito a vencer amanhã. Alemão busca primeiro triunfo na Hungria
Vettel tem, atualmente, o melhor carro do grid. A Red Bull possui um equipamento bem equilibrado e que vem se provando versátil, indo bem em qualquer pista. Não à toa, o alemão lidera o mundial e venceu duas das últimas três provas. Neste domingo, se nada de anormal aocntecer, ele terá boas chances de quebrar uma outra escrita: a de nunca ter vencido o GP húngaro. Alguém duvida?

Se as coisas vão bem para Vettel, Mark Webber não pode dizer o mesmo. O australiano larga apenas na décima posição por conta de problemas no KERS. Webber sequer foi à pista no Q3 e ficou sem tempo. Ruim porque ele precisará de uma corrida de recuperação. É muito difícil ganhar posições na pista em Hungaroring. Contudo, ele poderá variar na estratégia. Aí residem suas esperanças de escalar o grid.

O franco-suíço Romain Grosjean larga na terceira posição, ao lado de Nico Rosberg. E é, digamos assim, uma outra surpresa entre os primeiros, apesar de estar andando bem durante todo o fim de semana. Grosjean é outro piloto que parece gostar de Hungaroring. No ano passado, foi terceiro nesta prova e segundo no grid. Em seus tempos de GP2, também já venceu no traçado. Então, ele é alguém para ficarmos de olho. Pode aprontar e voltar a conquistar um pódio na categoria. Ou pode apenas aprontar...
Romain Grosjean anda bem novamente na Hungria e sai na terceira posição. Franco-suíço pode aprontar
Kimi Raikkönen ficou em sexto. Conseguiu menos do que o esperado. Acho que o finlandês tinha carro para estar, pelo menos, ao lado do companheiro na segunda fila. Porém, o Iceman é sempre alguém à parte. Com a Lotus gastando menos pneus do que os outros, pode ser que ele pinte com outra estratégia e se dê bem no final. Ele já fez e sabe muito bem como seguir fazendo este tipo de corrida.

Na Ferrari, Fernando Alonso parte em quinto e Felipe Massa em sétimo. Nada que surpreenda. Sabemos que me ritmo de classificação a Ferrari ainda deve muito. Por isso, os italianos vão apostar em um ritmo mais consistente durante a corrida, talvez parando menos do que quem vai mais à frente. Parece ser a única saída para eles.

Os outros top 10 e o meio e o fundão do grid


Daniel Ricciardo e Sergio Perez completam a lista dos pilotos que foram ao Q3. O australiano, cotadíssimo para assumir a vaga de Webber na Red Bull, vai mostrando serviço. Vem constantemente levando sua Toro Rosso à parte final da classificação e se mostra muito veloz. Mas falta ainda ter mais constância nas corridas para pontuar melhor. Perez segue uma linha parecida. É muito veloz, mas ainda não consegue ser consistente o suficiente para terminar mais à frente.

Entre os que ficaram pelo Q2, acho que Nico Hulkenberg fez um bom trabalho levando a limitada Sauber ao 12° posto. Seu companheiro, Esteban Gutierrez, ficou ainda no Q1 e larga em 17°.
Em meio a muitos boatos sobre seu futuro, Nico Hulkenberg fez um bom trabalho com a Sauber e sai em 12°
Quanto as decepções, escolho duas: Jenson Button em 13° é uma delas. Enquanto Perez levou uma das McLaren ao Q3, o campeão de 2009 ficou pelo caminho. Resultado muito ruim daquele que deveria liderar o time, apesar do carro da equipe de Woking ser uma porcaria. Pal di Resta é a outra. O bom escocês ficou ainda no Q1 e larga em 18°. Resultado horrível. Mesmo que a Force India não esteja apresentando uma grande performance nas últimas provas, ficar pelo Q1 é decepcionante. Adrian Sutil é o 11°.

No fundão, a Caterham foi melhor do que a Marussia e colocou seus dois carros à frente da rival.

Grid de Largada

1º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min19s388 (15 voltas)
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min19s426 (12)
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min19s595 (15)
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min19s720 (16)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min19s791 (15)
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min19s851 (17)
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min19s929 (15)
8º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min20s641 (14)
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min22s398 (16)
10º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) sem tempo (13)

11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min20s569 (17)
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min20s580 (13)
13º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min20s777 (10)
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min21s029 (12)
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min21s133 (15)
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min21s219 (13)

17º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min21s724 (11)
18º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min22s043 (11)
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min23s007 (8)
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min23s333 (7)
21º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min23s787 (8)
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min23s997 (8)

Fotos: GPUpdate.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: