E na segunda-feira...

Resuminho do fim de semana concentrado sobre duas rodas e com uma pequena mitada!

MotoGP


Na MotoGP, Marc Marquez segue mostrando porque se tornou favorito ao título da temporada. Aproveitando-se por correr 100% fisicamente, ao contrário de seus principais rivais - Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo - o menino prodígio venceu mais uma vez no ano, alcançando assim seu oitavo pódio em nove corridas, sendo essa sua terceira vitória. E além do triunfo, que garantiu uma vantagem ainda maior na liderança do mundial, o fim de semana reservou algumas peripécias do jovem espanhol.
Valentino Rossi cumprimenta Marc Marquez após vitória do espanhol em Laguna Seca. Hora do Doutor passar o bastão
A começar pelas marcas, Marquez colocou seu nome na história da MotoGP de duas formas. Com a vitória em Laguna Seca, ele tornou-se o primeiro novato a vencer no circuito. Sem experiência prévia alguma no tradicional circuito, uma vez que a moto 2 e a Moto 3 não correm por lá, ele marcou o segundo lugar no grid e triunfou. Um grande feito. Outra coisa: ele também se tornou o primeiro novato a vencer duas provas consecutivas na categoria rainha.

Contudo, o que mais vai ficar marcado deste fim de semana, com certeza, serão as ultrapassagens de Marquez em Valentino Rossi e em Stefan Bradl, especialmente aquela feita sobre o Doutor. Lembram do passão que o heptacampeão deu em Casey Stoner no saca-rolha em 2008? Pois é, cinco anos depois Rossi tomou o troco na ultrapassagem que até aqui, é a melhor do ano. Para não ficar falando muito, vai aí o vídeo. E só um adendo. Ao fim da prova, Rossi foi cumprimentar Marc pela manobra com um efusivo abraço, que pelo menos a mim, passa duas coisas: primeiro, a grandeza de um grande campeão, que não reclamou da forma com que foi superado, ao contrário do que outros fazem ou fizeram. E segundo, vi neste simbólico cumprimento uma passagem de coroa. O italiano, enfim, encontrou alguém para ser seu sucessor.



Na ultrapassagem sobre Bradl, que garantiu a vitória, Marquez surpreendeu, deixando o alemão para traz na última curva, quando ele não esperava, deixando para frear além do limite e vindo todo torto. Outra bela manobra.

Duas vitórias seguidas, três no ano, oito pódios em nove corridas, liderança do mundial... bem, as coisas não poderiam estar melhores para Marquez. E isso vai inflando seu balãozinho de confiança, fazendo com que ele passe a ser, cada vez mais, o favorito ao título. Claro que muita coisa vai acontecer, estamos ainda no meio do campeonato e com as férias da categoria, Pedrosa e Lorenzo terão tempo para se recuperar e oferecer maior resistência na luta pelo campeonato. Mas pelo que vem fazendo,

Sobre o restante, Stefan Bradl teve um grande fim de semana. Marcou sua primeira pole (a primeira de um alemão na MotoGP também) e fez uma prova segura e consistente. Segurou Marquez enquanto pôde e não cometeu erro algum. O segundo lugar foi um grande prêmio e um resultado importante para ele no campeonato. Valentino Rossi completou o pódio, fazendo mais uma apresentação sólida e segurando um impetuoso Alvaro Bautista, outro que conquistou um excelente e importante resultado.
Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, mesmo limitados, ainda correram para garantir alguns pontos. E fizeram bonito
Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo vieram em quinto e sexto respectivamente, salvando pontos importantes para seus campeonatos. Grandes performances, não tenham duvidas. Só Cal Crutchlow, sétimo, decepcionou.

Ainda sobre a MotoGP, neste fim de semana Nicky Hayden disse que não estará na Ducati em 2014. Sinceramente, não acho que o americano fará falta. Contudo, sua saída segue mostrando que os italianos estão perdidos ainda. E a constante troca de pilotos não tem sido benéfica. Dizem até que a Audi, que é parceira da Ducati, poderá oferecer um contrato irrecusável a Casey Stoner, único piloto que deu um jeito nas Desmodeci. Vamos ver se é verdade.

Tragédias


Apesar da grande corrida da MotoGP em Laguna Seca, o mundo das duas rodas viu duas tragédias nesta semana. A primeira aconteceu no Brasil, com a morte da piloto Vanessa Daya, em Brasilia. Ela participava de uma etapa do Campeonato Brasiliense de Motovelocidade no último domingo, quando caiu com a moto acertando sua cabeça. Ela foi socorrida e passou dois dias no hospital. Daya acabou não resistindo. Pelo que li de depoimentos de pessoas próximas a ela, o acidente foi uma fatalidade. Coisas que acontecem nesse arriscado esporte. Porém, é sempre necessário alertar para que o esporte a motor no Brasil seja levado mais a sério, seja melhor organizado. Se fosse, talvez a morte de Vanessa não fosse evitada. Contudo, outros acidentes seriam.

Já no campeonato de Superbike, o italiano Andrea Antonelli, que competia no mundial de Supersport, acabou falecendo ao cair e ser atropelado por Lorenzo Zanetti. Chovia muito na hora do acidente e a visibilidade era bem limitada em Moscou, onde era disputada a corrida, fato que acabou contribuindo para o acidente. Zanetti não teve tempo de desviar. A tragédia lembrou muito os acidentes sofridos por Shoya Tomizawa, em 2009, e Marco Simoncelli, em 2011.

Nããããããooooooo é assim, Mito!


Eis que Kamui Kobayashi é convidado para uma apresentação da Ferrari (e de outras equipes também), em Moscou. No evento, o Mito guiaria uma F60, modelo de 2009 do time italiano. Aí acontece isso.



Sim, o Mito estampou a Ferrari no guard-rail de proteção. A justificativa foi de que havia uma ondulação na pista que estava molhada. Juntou-se as duas coisas e CRASH!

E depois não sabem porque chamamos o Kobayashi de MITO!

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: