Surpreso

Surpreso. É assim que Sebastien Loeb se diz ao ver os fracos desempenhos de Mikko Hirvonen e Dani Sordo a bordo do DS3 da Citroen nesta temporada do WRC. Falando à Autosport, o eneacampeão, que participa de apenas quatro ralis neste ano - já correu três e está na frente de Hirvonen e Sordo, que competiram em sete, na classificação geral - revelou que não esperava ver um desempenho tão ruim dos dois pilotos. E o francês fala com conhecimento de causa, pois foi companheiro e adversário de ambos em determinado momento de sua carreira.

Na matéria que foi publicada pelo site da revista inglesa (e que pode ser lida clicando aqui), o eneacampeão não procurou encontrar desculpas para a falta de resultados e foi bastante direto: ele acredita que o principal fator para que a Citroen não esteja brigando com mais força contra a Volkswagen é a falta de consistência da atual dupla de pilotos. Prova de que o tiro dado pelos franceses saiu pela culatra, como diz o velho jargão popular.

O plano seguido pela Citroen, com a aposentadoria de Loeb, foi simples. Primeiro, mantiveram Hirvonen na equipe, alçando-o ao posto de número #1. Depois, contrataram Sordo, que já tinha passagem pela Citroen, para o papel de piloto que vinha para somar, com desempenhos regulares. Imaginava-se então que a experiência e a consistência dos dois seria o ponto chave em uma disputa pelo título e para suprir a genialidade do eneacampeão. Estava tudo perfeito, na teoria. Tinha tudo para dar certo. Mas na pratica...

... na pratica o que se tem visto são dois pilotos confusos e que parecem incapazes de liderar a marca francesa ao topo novamente. Ora se acidentam, ora têm problemas, ora simplesmente não conseguem acompanhar o ritmo dos rivais. Pouco, muito pouco.
Para substituir Sebastien Loeb, Citroen apostou em Mikko Hirvonen e Dani Sordo, mas o resultado até aqui tem sido decepcionante
Lembro de que quando Sordo foi anunciado como piloto da Citroen, escrevi este post aqui analisando esta opção. Na época disse que, apesar de acha-los bons pilotos, estava com o pé atrás sobre a dupla por acreditar que ambos tinham um perfis de segundos pilotos, o que dificulta a parte de se liderar uma equipe como a Citroen, e que esta havia sido uma opção conservadora da equipe. E até o momento, essas impressões se confirmam.

Ainda sobre os pilotos, Loeb se reservou a fazer pequenos comentários sobre seus desempenhos, mostrando certo desapontamento com as performances de ambos, principalmente de Mikko Hirvonen. O finlandês foi o principal rival do francês nos últimos anos, tendo chegado perto até de ser campeão, fato lembrado por Sebastien.

"Com Mikko estou um pouco surpreso. No passado ele sempre foi muito consistente e foi assim que ele esteve perto de me superar. Sempre tive de tomar cuidado com ele, mesmo que ele não fosse o piloto mais rápido, sempre estava lá. Agora parece diferente, mas já vimos um pouco disso antes com Mikko: quando ele estava liderando o time pelo primeiro ano com a Ford foi a mesma coisa eu acho. Espero que no fim tudo esteja OK"

Sebastien Loeb

Já quanto a Sordo, Loeb foi mais econômico nas palavras, porém mais incisivo na cutucada.

"Dani é Dani. Às vezes ele é rápido e às vezes não tão rápido"

Sebastien Loeb

Sobre os motivos para que Hirvonen e Sordo apresentem desempenhos tão fracos, acredito há uma junção de fatores para tal. Azar, escolhas erradas de acerto e pneus em determinadas etapas, a surpresa em ver a VW tão bem, a grande forma com que Sebastien Ogier está pilotando, tudo isso influi. E claro, isso tudo aumenta a pressão, etapa após etapa, para que entreguem resultados satisfatórios à equipe. Daí surgem erros e mais erros.

O campeonato da Citroen já foi pelo ralo, pelo que tudo indica. Por isso, acho que o que os dois pilotos têm de fazer é juntar os cacos para voltarem a ter bons resultados ainda em 2013, tentando assim recuperar a confiança para o próximo mundial. Talvez assim consigam ser mais competitivos em 2014.

Foto: GrandPrixWeekly.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: