Situação complicada

O ano de 2013 tem sido muito diferente do que foi a temporada 2012 para a Sauber. O time que se acostumou a brigar por posições no top 10 e, eventualmente por pódios, no mundial passado, hoje sofre até para pontuar. E começamos a entender o porquê disso com as notícias que temos visto nos últimos dias.

Já não é mais segredo para ninguém que a simpática equipe suíça está passando por graves dificuldades financeiras e que até o salário de seu principal piloto, o alemão Nico Hulkenberg, está atrasado em dois meses. Ou seja, a situação é feia mesmo para ter chegado a proporções como esta. Aliás, por conta disto, Hulkenberg poderia até deixar o time e, ao que tudo indica, é certo que o alemão não deve seguir com os suíços em 2014, estando até em fase de negociações com a Lotus.

O que não entendo, e que me causa estranheza, é como a situação pode ter chegado a este nível. Realmente a Sauber nunca foi um time grande ou que ameaçasse ser grande, com exceção daquela época em que tinha parceria com a BMW, onde a montadora alemã tomou conta da equipe. Fora isso, a escuderia montada por Peter Sauber sempre esteve ali no grupo dos times médios. Às vezes se destacava, às vezes tinha campeonatos mais apagados, mas sempre mantendo uma média. Não me lembro de ter visto uma crise como essa na equipe do tio Peter.

Além disso, a Sauber possui um patrocinador bastante interessante, o bilionário mexicano Carlos Slim, que tem bancado as carreiras de Sergio Perez e Esteban Gutierrez, além de patrocínios menores. Seria esse um sinal de que Slim estaria preparando uma saída, por exemplo, para a McLaren, onde está Perez? Pode ser...
Com problemas financeiros, Sauber corre atrás de novos patrocinadores para colocar as contas em dia
Fato é que, pelo menos o time já se movimenta e corre atrás de novos parceiros. Monisha Kaltenborn, chefe da equipe, reconhece que o momento é difícil, mas acredita que dias melhores virão. Até Bernie Ecclestone falou que a Sauber tem potencial para encontrar bons patrocinadores e espera que a escuderia se recupere logo. Sinal de que coisas boas podem vir.

Para 2013 o objetivo da Sauber parece ser terminar o campeonato e ver o que consegue em termos de parceiro para 2014, tentando se preparar para o próximo mundial. Aliás, a temporada que vem poderá gerar mais gastos ainda, pois teremos um regulamento novo e novas especificações. Por isso a importância de se definir essa parte. Tudo precisa ser tudo programado para o ano que vem. 

Espero que a Sauber realmente consiga se estabilizar para que continue na categoria de maneira sólida.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: