Eis que não mais do que de repente, Marc Marquez, a grande sensação da MotoGP na atual temporada, pode ter dado um passo gigantesco com relação a briga pelo título do atual campeonato. Terceiro colocado antes do GP da Alemanha, realizado neste domingo no circuito de Sachsenring, o espanhol saiu da terra do chucrute e da cerveja na liderança do mundial de pilotos. Pode ser esse o início de uma caminhada mais séria do novato da moto #93 rumo à taça em seu ano de estreia na categoria rainha.
Bom, antes de mais nada sei que Marquez deixou a Alemanha líder por conta de algumas circunstâncias. Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo, ex-líder e vice-líder do campeonato, respectivamente, sequer largaram para a etapa deste fim de semana, ambos com problemas físicos adquiridos durante as sessões de treinos livres e não tiveram como impedir que o novato assumisse a ponta da tabela de classificação.
Apesar dos problemas alheios, Marquez faz um campeonato bastante consistente. Já são sete pódios em oito corridas |
O caso de Lorenzo foi ainda mais grave. Há duas semanas, em Assen, o bicampeão mundial caiu e também fraturou a clavícula esquerda nos treinos de quinta-feira. Transferido às pressas para a Espanha, o piloto da Yamaha passou por uma cirurgia onde recebeu uma placa de titânio e oito parafusos no local afetado, tendo tempo de voltar à Holanda, ser avaliado e liberado para correr e conquistar um heroico quinto lugar. Contudo, todo o esforço que ele vinha fazendo para correr também em Sachsenring acabou na sexta-feira, com outra queda forte e o agravamento da contusão. O tombo foi tão feio que a placa colocada anteriormente dobrou-se, fazendo com que Lorenzo tivesse de passar por mais um procedimento cirúrgico que lhe deixou sem condições de disputar o GP germânico e a próxima corrida, em Laguna Seca.
Entretanto, problemas alheios à parte, não há como tirar os méritos de Marquez pelo grande campeonato que vem fazendo. Isso porque não foram os acidentes dos rivais que fizeram com que ele chegasse à ponta da tabela - apesar de terem contribuído - e sim sua regularidade, fator chave para que ele esteja nesta posição.
Marquez também já sofreu com as contusões e perdeu um título da Moto 2 para Stefan Bradl por esse motivo |
O garoto de 19 anos será campeão da MotoGP em 2013? Não dá pra saber. Ainda estamos chegando à metade do campeonato, teremos as férias de verão e muita coisa vai acontecer. Certamente ele estará no rol dos favoritos, devendo permanecer na disputa até o as últimas corridas, pelo talento que possui e pela bom equipamento do qual dispõe. Se continuar fazendo um campeonato consistente como está, o espanhol não tem motivos para não acreditar em um título.
Campeonato pode ficar ainda mais interessante...
É certo que Jorge Lorenzo não correrá em Laguna Seca e não se sabe se Dani Pedrosa participará da etapa (acredito que sim). Porém, imaginemos uma situação hipotética. Suponhamos que Pedrosa faça companhia a Lorenzo no estaleiro e não vá a Laguna Seca. Restam Marquez, Rossi e Crutchlow para a disputa, assim como em Sachsenring.
Valentino Rossi e Cal Crutchlow: será que eles ainda podem brigar pelo título mundial desta temporada? |
Claro que é uma situação difícil de acontecer. Mas não é impossível. E pro campeonato, seria fantástico.
Fotos: MotoGP.com
Fotos: MotoGP.com
0 comentários:
Postar um comentário