Campeonato com cara de Marquez?

Eis que não mais do que de repente, Marc Marquez, a grande sensação da MotoGP na atual temporada, pode ter dado um passo gigantesco com relação a briga pelo título do atual campeonato. Terceiro colocado antes do GP da Alemanha, realizado neste domingo no circuito de Sachsenring, o espanhol saiu da terra do chucrute e da cerveja na liderança do mundial de pilotos. Pode ser esse o início de uma caminhada mais séria do novato da moto #93 rumo à taça em seu ano de estreia na categoria rainha.

Bom, antes de mais nada sei que Marquez deixou a Alemanha líder por conta de algumas circunstâncias. Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo, ex-líder e vice-líder do campeonato, respectivamente, sequer largaram para a etapa deste fim de semana, ambos com problemas físicos adquiridos durante as sessões de treinos livres e não tiveram como impedir que o novato assumisse a ponta da tabela de classificação. 
Apesar dos problemas alheios, Marquez faz um campeonato bastante consistente. Já são sete pódios em oito corridas
Pedrosa caiu no terceiro treino livre, já no sábado, e teve uma fratura incompleta em sua clavícula esquerda, que o impossibilitou de participar da classificação. O atual vice-campeão da MotoGP precisou passar por uma avaliação dos médicos no domingo, para saber se teria condições de andar no warm-up e, posteriormente, na corrida, sendo liberado para o treino da manhã. Contudo, o piloto da Repsol sentiu-se mal e após alguns testes foi declarado inapto a participar da corrida. Não se sabe se Pedrosa terá condições de correr em Laguna Seca, já neste domingo.

O caso de Lorenzo foi ainda mais grave. Há duas semanas, em Assen, o bicampeão mundial caiu e também fraturou a clavícula esquerda nos treinos de quinta-feira. Transferido às pressas para a Espanha, o piloto da Yamaha passou por uma cirurgia onde recebeu uma placa de titânio e oito parafusos no local afetado, tendo tempo de voltar à Holanda, ser avaliado e liberado para correr e conquistar um heroico quinto lugar. Contudo, todo o esforço que ele vinha fazendo para correr também em Sachsenring acabou na sexta-feira, com outra queda forte e o agravamento da contusão. O tombo foi tão feio que a placa colocada anteriormente dobrou-se, fazendo com que Lorenzo tivesse de passar por mais um procedimento cirúrgico que lhe deixou sem condições de disputar o GP germânico e a próxima corrida, em Laguna Seca.

Entretanto, problemas alheios à parte, não há como tirar os méritos de Marquez pelo grande campeonato que vem fazendo. Isso porque não foram os acidentes dos rivais que fizeram com que ele chegasse à ponta da tabela - apesar de terem contribuído - e sim sua regularidade, fator chave para que ele esteja nesta posição. 
Marquez também já sofreu com as contusões e perdeu um título da Moto 2 para Stefan Bradl por esse motivo
O espanhol é o único piloto do grid que terminou todas as suas provas no pódio, quando cruzou a linha de chegada. São sete pódios do menino prodígio, sendo três terceiros lugares, dois segundos e duas vitórias em oito provas. A única exceção foi o GP da Itália, o qual ele não completou. Na oportunidade o dono da moto #93 caiu quando faltavam quatro voltas para o fim. Era o segundo naquele GP e se encaminhava para um novo pódio. Aliás, tanto Pedrosa quanto Lorenzo tiveram sorte por conta do resultado, uma vez que se Marquez tivesse mesmo mantido aquela posição, sua diferença no mundial seria de 22 pontos para um e de 31 para o outro. Agora, os três primeiros têm uma corrida sem pontuar cada.

O garoto de 19 anos será campeão da MotoGP em 2013? Não dá pra saber. Ainda estamos chegando à metade do campeonato, teremos as férias de verão e muita coisa vai acontecer. Certamente ele estará no rol dos favoritos, devendo permanecer na disputa até o as últimas corridas, pelo talento que possui e pela bom equipamento do qual dispõe. Se continuar fazendo um campeonato consistente como está, o espanhol não tem motivos para não acreditar em um título.

Campeonato pode ficar ainda mais interessante...


É certo que Jorge Lorenzo não correrá em Laguna Seca e não se sabe se Dani Pedrosa participará da etapa (acredito que sim). Porém, imaginemos uma situação hipotética. Suponhamos que Pedrosa faça companhia a Lorenzo no estaleiro e não vá a Laguna Seca. Restam Marquez, Rossi e Crutchlow para a disputa, assim como em Sachsenring.
Valentino Rossi e Cal Crutchlow: será que eles ainda podem brigar pelo título mundial desta temporada?
A partir disso, vai que Marc Marquez não complete a nona etapa do mundial, deixando para os dois pilotos da Yamaha a briga pela vitória e que o Doutor volte a triunfar com o bom britânico no segundo lugar. Teríamos, dessa forma, um campeonato em um cenário totalmente aberto após as férias de verão, com Marquez liderando e mais quatro pilotos em seu encalço, todos separados por apenas 12 pontos. A segunda metade da temporada, com todo mundo 100%, seria quente.

Claro que é uma situação difícil de acontecer. Mas não é impossível. E pro campeonato, seria fantástico.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: