Até breve, Índia

Agora é oficial. A Índia não receberá a F1 na próxima temporada. Contudo, a etapa indiana não foi completamente ceifada da categoria. Terá apenas um recesso, voltando em 2015 e em uma nova data. Quem confirmou tudo isso foi ele, o chefão do grande circo, Bernie Ecclestone.

Em entrevista à agência de noticias indiana "IANS", Ecclestone explicou os motivos para a não realização da corrida na próxima temporada e sua volta no ano seguinte. Bernie argumentou que, quando assinou um contrato com Jaypee para levar à F1 até lá, gostaria que o GP acontecesse no primeiro semestre, durante a primeira ronda da categoria pela Ásia. Os organizadores, no entanto, preferiam ver a prova acontecer no segundo semestre, mais precisamente em outubro, após a temporada europeia, quando a F1 volta à Ásia.

Ecclestone, que obviamente estava bastante interessado nos lucros que a prova traria, deixou passar. Contudo, ele explicou que agora, com a entrada de novas etapas no calendário, fará com que seja exercida sua vontade, passando o GP da Índia para o início do mundial. E por isso, a prova não acontece em 2014, pois segundo ele não é interessante que a F1 corra num mesmo local em cerca de seis meses. Contudo, acredito que há mais coisas por trás da decisão.
GP da Índia não constará no calendário da próxima temporada. Prova volta no primeiro semestre de 2015
Uma delas, claro, envolve dinheiro. Recentemente, surgiu a notícia de que o governo indiano pretendia aumentar as tributações quanto a premiação a pilotos, times e organizadores da prova, o que não deixou ninguém contente no paddock. E pode ter certeza de que quem se mete a falar com Bernie sobre dinheiro entrará em guerra. Ele até já tinha alfinetado, dizendo que o GP indiano é muito "político".

Além disso, há a questão do calendário. Ecclestone nunca escondeu seu desejo por uma F1 com 20 provas por temporada. Com as adições dos GPs da Áustria, Russia e das Américas às 19 que já acontecem, perigava que 2014 tivesse 22 corridas. Porém, o chefão da categoria já começou, pela Índia, a fazer tais cortes. Resta saber, qual será a outra etapa a ser limada do calendário. O GP da Coréia é um dos candidatos. Mas há também a possibilidade da não realização do GP das Américas, nas ruas de New Jersey, uma vez que os organizadores ainda não deram garantias à ele de que terão como bancar a prova.

Vamos ver quais serão as próximas ações de Bernie. Quanto ao GP da Índia, não acho que vá fazer falta.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: