Na Alemanha, Hamilton dá pole à Mercedes

Na Alemanha, a briga entre Mercedes e Red Bull que estava desenhada, aconteceu. Mas não teve um vencedor claro. Pelo lado dos alemães, Hamilton marcou a pole, a 29ª em sua carreira e terceira neste ano. Contudo, a equipe errou com Rosberg, que larga apenas em 11°. Pelo lado dos austríacos, Vettel ficou em segundo, seguido de Webber. Boas posições, mas que não dá vantagem para eles.

E tem mais. Lotus e Ferrari também querem entrar na briga e contam com uma melhora em suas performances durante a corrida. O equilíbrio deverá se manter amanhã.

Mercedes 8 ou 80


A Mercedes teve uma classificação bem ao estilo 8 ou 80 neste sábado. Com Hamilton, o time alemão conseguiu sua sexta pole em nove corridas na temporada, a terceira do piloto inglês. Já com Rosberg, a equipe terá também um carro na 11ª posição.

Começando pelo pole, Hamilton fez o que dele se esperava. Não que sua pole fosse algo garantido, já que além de enfrentar um piloto com o mesmo carro que o seu, no caso Rosberg, a Red Bull também se apresentava muito forte para este fim de semana. Mas a expectativa que todos tinham era de que o campeão de 2008 estaria na briga pela primeiras posições, especialmente pelo que a Mercedes demonstra nos qualificatórios. E não deu outra.
Lewis Hamilton conquistou sua terceira pole no ano, a segunda seguida. Inglês busca a primeira vitória no ano
Apesar de ter tido um desempenho mais discreto no Q1 e no Q2, no Q3 ele não deixou duvidas de que tinha carro para marcar a pole. E o fez, com pouco mais de um décimo de vantagem para o segundo colocado. E com isso, Hamilton se coloca em uma boa posição para vencer a corrida amanhã. Com um carro rápido e que aparenta ser mais consistente em relação ao consumo de pneus, largar na frente pode ser um grande passo para que ele vença pela primeira vez no ano.

Já Rosberg acabou ficando de fora da briga pela pole. Mas não por sua culpa e sim do time. O alemão marcou apenas uma volta em sua participação no Q2 e o staff da Mercedes achou que isso seria suficiente para que ele avançasse à fase final. Mas não foi. No minuto final da classificação, vários pilotos começaram a baixar suas marcas e quando os alemães perceberam, Nico já estava fora. Uma pena, porque ele tinha carro para largar entre os três primeiros. Por outro lado, poderá apostar em uma outra estratégia no domingo.

Red Bull na espreita; Lotus vem forte


Sem Rosberg na disputa, a Red Bull teve caminho livre para fazer segundo e terceiro lugares com Sebastian Vettel e Mark Webber. Vettel, correndo em casa, foi um adversário duro para Hamilton e incomodou bastante na briga pela pole. Acabou ficando em segundo, mas isso não é ruim. Largando na primeira fila, ele também tem grandes chances de lutar pela vitória.

Webber, o terceiro, também é outro em quem se deve ficar de olho. Apesar de não fazer boas largadas costumeiramente, o australiano tem um bom carro em mãos. Além disso, anda bem em Nurburgring, palco de sua primeira vitória na F1.
Sebastian Vettel larga na primeira fila neste domingo e visa aumentar vantagem na liderança do mundial
Ao lado do australiano parte Kimi Raikkönen, provando que a Lotus se adaptou melhor ao circuito alemão do que a Silverstone. O time inglês parece ter um carro mais rápido e, que se apresentar a boa regularidade das corridas, poderá dar uma boa chance ao finlandês de pelo menos subir ao pódio se não brigar pela vitória. Romain Grosjean em quinto comprova isso.

Ferrari faz aposta diferente e as surpresas dentro e fora do top 10


A Ferrari ficou com a quarta fila para ela, com Massa em sétimo e Alonso em oitavo. A frente deles, fazendo companhia a Grosjean na terceira fila, larga a Toro Rosso de Daniel Ricciardo. E na quinta fila partem Jenson Button e Nico Hulkenberg.

Sobre a Ferrari, os italianos estão fazendo uma aposta diferente do que os rivais. Tanto Massa quanto Alonso partem com os pneus médios enquanto os rivais que vão a frente largam com os macios. É uma tentativa de fazer com que os dois, com um stint mais long, possam esticar suas paradas ao máximo, ficando o maior tempo possível na pista com o carro ainda pesado. Imagino que os italianos vão optar por duas paradas, colocando novamente os pneus médios no primeiro pit e guardando o set de macios para as últimas voltas. Uma aposta no bom ritmo de corrida dos ferraristas.
Felipe Massa larga em sétimo, imediatamente à frente de Fernando Alonso. Ferrari aposta em estratégia diferente
Quanto ao restante do top 10, a ida de Ricciardo ao Q3 não chega a ser uma grande surpresa. O australiano vem evoluindo assim como a Toro Rosso. As últimas corridas são prova disso. Button entre os dez também não chega a ser grande surpresa, apesar do péssimo momento da McLaren. Neste fim de semana, pelo menos, os ingleses mostraram um passo à frente em relação aos últimos GPs. Já Nico Hulkenberg levar a Sauber ao décimo lugar sim é surpresa. O time suíço não é nem sombra do que foi em 2012 e vive uma crise financeira enorme. O próprio Hulk confessou que não recebe há dois meses. Mesmo assim, a Sauber vem tendo um bom desempenho. Hulkenberg foi ao Q3 e Gutierrez, apesar de largar só em 14°, esteve entre os dez melhores em dado momento. Um respiro para a simpática equipe.

Entre as surpresas fora do Q3, já citei o erro da Mercedes com Rosberg. Mas o que mais chama a atenção é que os dois carros da Force India ficaram pelo caminho, com Paul di Resta em 12° e Adrian Sutil, outro que anda em casa, em 15°. Resultados muito ruins para uma equipe que muitas vezes se põe como quinta força do campeonato.

No fundão...


A Williams realmente não vive uma boa fase. Prova disso é que seus dois carros fizeram companhia às nanicas Caterham e Marussia entre os limados no Q1. Valtteri Bottas em 17° e Pastor Maldonado em 18° seguem sofrendo com o péssimo carro da equipe de Grove, o que já começa a trazer certos rumores. Pelo que dizem, o pai de Maldonado esteve conversando com membros da Lotus, equipe que pode perder Kimi Raikkönen. Com isso, surgem os primeiros boatos de que o venezuelano poderia estar de mudança. Mas ainda são apenas boatos.
Situação na Williams segue sendo ruim. Os dois pilotos da equipe sequer passaram do Q1 neste sábado
Entre as nanicas, o que se destaca é que os franceses Charles Pic e Jules Bianchi seguem dando um banho em seus companheiros, Giedo van der Garde e Max Chilton, respectivamente.

Grid de largada

1º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min29s398 (14 voltas)
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min29s501 (14)
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min29s608 (14)
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min29s892 (15)
5º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min29s959 (16)
6º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min30s528 (16)
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min31s126 (17)
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min31s209 (15)
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) sem tempo (16)
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) sem tempo (13)

11º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min30s326 (10)
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min30s697 (18)
13º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min30s933 (16)
14º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min31s010 (17)
15º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min31s010 (15)
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min31s104 (12)

17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min31s693 (8)
18º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min31s707 (6)
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min32s937 (8)
20º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min33s063 (9)
21º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min33s734 (8)
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min34s098 (9)

Fotos: GPUpdate.net
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