Resuminho nesta segunda-feira.
F1
E que seja aberta a "Silly Season". Com essa parada de três semanas da F1, não tenham duvidas que os assuntos mais comentados nos próximos dias terão relação com quem vai pra onde em 2014. Aliás, os primeiros rumores já começaram.
O último, e talvez mais incrível, é o de que Fernando Alonso se juntará a Kimi Raikkönen e Daniel Ricciardo na briga por uma vaga na Red Bull. O agente do piloto espanhol, Luis Garcia Abad, foi visto conversando com Christian Horner durante o fim de semana. Abad garante que o motivo do papo foi outro piloto, Carlos Sainz Jr., a quem ele também representa e que andou pela escuderia durante os testes para jovens pilotos. Mas nunca se sabe, né? Que o digam os veículos especializados, que já estão em polvorosa com as 'novidades'. Contudo, não acho que essa seja uma negociação que vá acontecer.
Claro que Alonso não está feliz com o momento da Ferrari e que ir para a Red Bull parece ser, no momento, a melhor chance para que ele conquiste o tão sonhado tricampeonato. Mas, mesmo pensando nessa possibilidade com muita boa vontade, acho dificílimo dela se concretizar. Primeiro porque não sei se é de interesse da Red Bull em colocar dois pilotos como Vettel e Alonso dividindo a mesma garagem. Isso poderia gerar uma divisão da equipe, como aconteceu com Alonso e Hamilton na McLaren. O clima não seria dos melhores. Vettel também teria direito a opinar e não sei se o alemão ficaria feliz em dividir a equipe com o espanhol. Ele até disse que, apesar de nada ter contra Alonso, preferiria ter Raikkönen como companheiro, por se entender bem com o finlandês.
Rumores dão conta de que Fernando Alonso poderia deixar a Ferrari e ir para a Red Bull em 2014 |
Aliás, a partir de agora veremos várias especulações sobre diversos pilotos. Então se preparem para ouvir rumores sobre os destinos de Hulkenberg, di Resta, Massa, Grosjean, Bianchi...
Sobre a corrida de ontem, algumas coisas a se destacar.
Felipe Massa saiu em defesa de Romain Grosjean, punido com um drive thru por ter ultrapassado exatamente o piloto brasileiro. Para Massa, a punição ao franco-suíço foi injusta. “Se ele foi punido pelo que fez comigo, foi totalmente errado. Ele não tirou as quatro rodas, foram apenas duas, o que é permitido”, disse o brasileiro. Bem, acho que isso diz muito...
Na Ferrari, clima de desânimo. Massa disse que não conseguiram ser competitivos. Alonso achou o carro muito lento. É, as coisas não andam bem para o pessoal de Maranelo, que terá de trabalhar dobrado para descontar a desvantagem para os rivais, que só cresce.
Outro desapontado era Vettel, que até falou sobre algo curioso. Na última volta, ao tentar passar Raikkönen, o alemão quase saiu da pista. Ao fim da prova, ele foi conversar com Kimi sobre o ocorrido, dizendo que não tinha gostado muito do que tinha acontecido. A reação do finlandês? Sebastian explica: "ele apenas deu risada. Quase perdi o carro, mas a corrida é isso". Pois é, corrida é isso.
Por falar em Raikkönen e Lotus, o finlandês acredita que para brigar por vitórias com mais consistência, é preciso que o E21 melhore seu desempenho nas classificações. E ele tem razão, afinal, é muito mais complicado vencer partindo de sexto ou sétimo do que de segundo ou terceiro.
Vitória pode dar mais confiança a Lewis Hamilton. Niki Lauda elogiou a atuação do inglês na Hungria |
Pela Mercedes, Niki Lauda elogiou muito a vitória de Hamilton, até exagerando um pouco (acho!) dizendo que esta foi a melhor atuação que ele já tinha visto. O inglês também exaltou seu triunfo como um dos mais importantes da carreira. Fato é que Hamilton vai se encher de confiança para o restante do campeonato. E pode ser alguém perigoso, dependendo de como as coisas voltarem em Spa-Francorchmaps.
Pra finalizar o assunto F1, o calendário de 2014, que terá as etapas da Áustria e da Russia acrescidas, além da provável estreia de uma segunda prova nos EUA, poderá perder o GP da Índia. Quem disse foi o próprio Bernie Ecclestone à Reuters. A questão é política, uma vez que o governo indiano quer implantar um novo sistema de tributação, que envolveria todas as transações feitas por pilotos, equipes e organizadores da etapa. E quando o assunto é dinheiro, já sabemos como é Ecclestone. Mas sinceramente, não seria uma corrida que faria falta.
GP2
O fim de semana foi muito bom para o brasileiro Felipe Nasr, que voltou com tudo à briga pelo título. Nas duas provas, o brasiliense terminou no top 5, sendo terceiro na prova de sábado e quinto na corrida de domingo. Dessa forma, a diferença dele para o líder do campeonato Stefano Coletti caiu de 27 para apenas seis pontos, uma vez que o monegasco não pontuou nesta etapa. Prova de que sua regularidade vem sendo sua maior arma no ano.
Fim de semana foi positivo para Felipe Nasr, que volta a ter boas chances no campeonato. Contudo, ainda falta vencer |
Por outro lado, Nasr ainda não venceu, o que torna sua missão de buscar a taça um pouco mais difícil, por dois aspectos. O primeiro é pelos pontos perdidos com essa falta de triunfos. Na Featuring Race - principal corrida do fim de semana - da Hungria, ele tinha excelentes chances de vencer. Mas acabou ficando em terceiro apenas. Seriam dez pontos a mais, que poderiam ter levado-lhe a ponta do campeonato. Vencer é preciso para facilitar as coisas. E segundo porque, quanto mais tempo sem ir ao lugar mais alto do pódio ele leve, maior será a pressão para que isso ocorra. Pode ser um complicador psicológico também.
Apesar disso, a consistência de sua pilotagem impressiona. E esse é um excelente ponto.
Ah, as vitórias nas duas etapas ficaram com Jolyon Palmer e Nathanael Berthon.
Fotos: GPUpdate.net
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