Vettel, pela primeira vez na Alemanha

Todo piloto que tem a oportunidade de correr em seu país, sonha em vencer por lá. É sempre uma corrida com um gosto especial. E hoje, Sebastian Vettel teve a chance de, pela primeira vez, saborear essa sensação, ao vencer o GP da Alemanha no mítico circuito de Nurburgring, e fazer a festa de seus compatriotas.

De quebra, o alemão voltou a aumentar a diferença que tem na liderança perante Fernando Alonso, quarto colocado hoje, e Kimi Raikkönen, que voltou ao pódio com um segundo lugar. Vettel vai caminhando firme para o tetracampeonato.

Vitória que não surpreende


Apesar de ter perdido a pole para Lewis Hamilton, Sebastian Vettel era considerado por muitos o grande favorito a vencer esta prova. E logo ele mostrou porquê. Na primeira curva ele já tracionou por dentro e tomou de Hamilton o primeiro lugar. E sem ninguém à sua frente, soube controlar bem a prova, perdendo a liderança apenas em momentos de pit stop.

A corrida não teve um domínio avassalador do alemão como aconteceu no Bahrein e no Canadá. Contudo, Vettel soube como agir durante toda a prova. Contando com um carro bem equilibrado ele soube como controlar a prova de  diversas formas. Na primeira parte, foi agressivo quando preciso, deixando para trás carros mais lentos que vinham em outra estratégia após sua parada. E na segunda parte, controlou a pressão que os carros da Lotus iniciaram após a entrada do safety car para a retirada de um carro da Marussia (mais abaixo). O tricampeão foi firme durante as 60 voltas e mereceu vencer.
Vettel confirmou o favoritismo e vence pela primeira vez em casa. Resultado lhe dá mais tranquilidade  no mundial
Uma vitória que vem em um momento crucial, após Vettel ter abandonado o GP da Inglaterra com problemas de câmbio, e faz com que ele volte a ter uma vantagem mais confortável para seus principais rivais. Uma boa resposta.

Lotus anda bem e completa o pódio


A Lotus voltou a ter um bom desempenho nesta corrida e conseguiu colocar seus dois pilotos no pódio. Aproveitando-se do fato de que o E21 consome menos pneus, a equipe pôde fazer uma estratégia diferente para os dois pilotos.

No início, Grosjean ficou muito mais tempo do que o esperado na pista com pneus macios. E com isso foi alçado ao segundo lugar, onde tentou incomodar Vettel em dados momentos. No fim, foi Raikkönen quem optou por um set dos pneus da faixa amarela - usados, é verdade, enquanto era o terceiro. Isso lhe possibilitou superar o companheiro e tentar uma aproximação a Vettel no fim, mas não lhe deu a oportunidade de ultrapassá-lo.
Lotus teve domingo bastante competitivo e conseguiu ir ao pódio com Raikkönen, em segundo, e Grosjean, em terceiro
A vitória não veio, mas o resultado obtido pela dupla foi importante para mostrar que o time ainda pode ser competitivo, podendo incomodar e até vencer provas, especialmente com o finlandês, que ainda luta pelo título, e pelo campeonato de construtores também, que vale uma boa bolada no fim do ano.

Ferrari faz o que dá; Mercedes vira abóbora novamente


Fernando Alonso foi o quarto em Nurburgring. Certamente não era o resultado esperado pela cúpula italiana, mas foi o que deu para fazer. Tanto Alonso quanto Felipe Massa optaram por abdicar da luta pela pole ontem para largarem com pneus médios e terem um set de compostos macios novos para usar no fim da prova. A estratégia até parecia boa, mas a falta de ritmo no início atrapalhou os planos.

Com isso, Alonso ficou de fora do pódio e voltou a ver sua diferença para Vettel subir no campeonato. Quanto a Felipe Massa, o brasileiro abandonou ainda nas primeiras voltas. Depois de um boa largada, Massa rodou sozinho, de maneira bem estranha, no fim da reta, após a abertura da quarta volta. A Ferrari disse não ter encontrado nenhum tipo de anormalidade, mas achei muito esquisito para um erro. Enfim...
Tática da Ferrari visando a corrida não funcionou bem. Alonso foi quarto e Massa abandonou na quarta volta, após rodada estranha
Já a Mercedes voltou a ter problemas de desempenho e teve no quinto lugar de Lewis Hamilton seu melhor resultado. O inglês, que já havia dito estar surpreso pela pole, por não estar se sentindo confortável no W04, reclamou muito do consumo de pneus durante a prova e sequer pôde brigar por um lugar no pódio. No fim, ainda conseguiu vir de trás, após a última parada, para terminar entre os cinco melhores. Nico Rosberg também teve um fim de semana difícil e terminou em nono depois de, assim como Hamilton, ter andado bem em seu último stint.

Não sei se o problema deste fim de semana com as flechas de prata têm a ver com os novos compostos traseiros, que sofreram mudanças após Silverstone, mas o que me parece é que quanto mais quente a pista pior é o desempenho dos carros prateados...

McLaren volta a pontuar; Hulk leva Sauber ao top 10


As duas boas novidades do dia foi que a McLaren e a Sauber voltaram a pontuar. O time inglês ficou com o sexto e com o oitavo lugares, ocupados por Jenson Button e Sergio Perez, respectivamente. O britânico fez uma estratégia semelhante a da Ferrari e chegou a andar entre os cinco primeiros. Já o mexicano foi mais agressivo em sua tática, mas acabou se dando bem também.

A equipe suíça também teve o que comemorar. Em meio a uma crise financeira grande, que fez com que a Sauber atrasasse em dois meses o salário de seu principal piloto, o ponto obtido hoje foi importante. Hulk guiou muito bem, levando o C32 a lutar de igual para igual, em alguns momentos, com Mercedes e McLaren. No fim, ele perdeu rendimento, mas não o suficiente para deixar o top 10.
Nico Hulkenberg teve bons momentos de disputa durante a prova e ainda levou a Sauber de volta à zona de pontos
No mais, acabei ficando decepcionado com os desempenhos de Force India e Toro Rosso. Na equipe indiana Paul di Resta foi o 11° e Adrian Sutil o 13°. Pouco pelo que vinham fazendo. Já na STR, Daniel Ricciardo, que vinha fazendo boas corridas e que tinha largado em sexto hoje, foi o 12° enquanto Jean-Eric Vergne abandonou.

Lances bizarros


A corrida de hoje também proporcionou dois lances dos mais bizarros. O primeiro aconteceu durante o primeiro pit-stop de Mark Webber. Com problemas na troca do pneu traseiro direito, o australiano foi autorizado a sair do pit sem que a roda fosse corretamente fixada. Assim que deixou o ponto de parada, a roda do carro da RBR se soltou e acabou atingindo um cinegrafista na cabeça. O profissional caiu e foi levado ao centro médico, mas tudo parece estar bem com ele. Webber, com a barbeiragem de sua equipe, chegou a perder uma volta, que conseguiu recuperar graças a entrada do safety-car (por conta do caso inusitado abaixo) e terminou ainda em um heroico sétimo lugar.
Incidentes bisonhos envolvendo Mark Webber e Jules Bianchi também marcaram o GP da Alemanha
A segunda bizarrice foi durante o abandono da Marussia de Jules Bianchi, quando esta teve seu motor estourado, na subida que dá para a reta. Após deixar o carro, Bianchi se dirigiu para uma área segura. Mas seu carro tinha outros planos e começou a descer, sozinho, aquela parte, atravessando a pista. Sorte que ninguém vinha atrás, ou poderíamos ter tido um acidente sério.

Resultado final

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 60 voltas em 1h41min14s711
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1s0
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 5s8
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 7s7
5º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 26s9
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 27s9
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 37s5
8º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 38s3
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 46s8
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 49s8
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 53s7
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 56s9
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 57s7
14º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1min00s1
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min01s9
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1 volta
17º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
18º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
19º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1 volta

Não completaram

Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari)
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)

Fotos: GPUpdate.net
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