Ogier domina a tarde e abre vantagem na Grã-Bretanha

O Rali da Grã-Bretanha, última etapa do WRC em 2013, já tem dois dias e nove especiais disputadas. E um líder bastante conhecido. Sebastien Ogier finalizou a sexta-feira liderando o evento que, até aqui, vai consagrando o grande ano da Volkswagen. Os alemães vão conseguindo uma dobradinha, com Jari-Matti Latvala em segundo lugar.

Vencedor de duas das três especiais de quinta, Ogier já começou a sexta na frente, aumentando sua vantagem para os rivais com a vitória na SS4, primeiro estágio da manhã. As duas especiais seguintes mostraram a velocidade de Dani Sordo e, principalmente de Jari-Matti Latvala, que venceu a SS6 e se aproximou do francês. Estaria o campeão mundial com a posição ameaçada. Ogier mostrou que não, pela tarde.

O piloto do carro #8 comandou as especiais vespertinas e venceu todas elas, colocando 20s1 para Latvala. O finlandês vem sendo veloz, mas não consegue ser mais rápido do que o companheiro no geral. Venceu apenas uma das nove especiais enquanto Ogier ganhou seis. Mesmo assim, vem fazendo um bom papel nesta última etapa do ano. Tem chance de conquistar o vice, mas isso não parece tão próximo.
Com domínio na parte da tarde, Sebastien Ogier construiu uma boa vantagem na liderança do Rali da Grã-Bretanha
Isso porque Thierry Neuville vem completando o pódio. O belga, que tem tido um grande ano, não tem sido capaz de acompanhar o ritmo imposto pelos pilotos da equipe alemã. Já está a mais de um minuto atrás de Ogier e não tem condições de brigar pela vitória em condições normais. Mesmo assim, vai liderando uma trinca de carros da Ford. Logo atrás dele, a cerca de 28s está Mads Ostebrg. Já o quinto, a quatro segundo atrás do norueguês, aparece o russo Evgeny Novikov. E brigando com os dois, a um segundo do russo, está outro norueguês, Andreas Mikkelsen, da segunda equipe da VW. Uma boa disputa entre eles se desenha.

Já a Citroen... bem o time francês vai encerrando o ano que não foi nada bom de maneira melancólica. Com três pilotos no time principal, o melhor deles é Dani Sordo, em nono. O espanhol já começou o rali sem perspectivas de vitória, após serem incluídos em seu tempo total cinco minutos por ele estar utilizando o nono chassi nesta temporada. Ele até venceu uma especial, mas não tem muito o que fazer mesmo. Estaria em sétimo, sem esses cinco minutos acrescentados.

Mikko Hirvonen, que já tem sido ligado à M-Sport para a próxima temporada, uma vez que dificilmente ficará na Citroen, já foi para casa mais cedo. O finlandês capotou forte na SS6. Mas dessa vez não foi dele. Um erro nas anotações do co-piloto Jarmo Lehtinen acabou induzindo o piloto ao erro. Uma pena para ele, que vinha em quarto.
Robert Kubica durou apenas quatro especiais em sua estreia pela equipe principal da Citroen na Grã-Bretanha
Estreando pela Citroen, Robert Kubica também já se acidentou. O polonês, assim como Hirvonen, capotou seu DS3, mas na SS4, primeira especial do dia. Robert era o sétimo colocado. Uma pena para ele, que ganhou uma boa chance de mostrar que é capaz de ser um dos pilotos da marca em 2014, ainda mais com essas especulações sobre Hirvonen e depois do incontestável título no WRC 2. Ele ainda tentará voltar amanhã.

Completam o top 10 Elfyn Evans, que lidera o WRC 2, em oitavo e Mark Higgins, em décimo.

Resultado após a sexta no WRC

1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 1h34min8s0
2. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 20s1
3. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 1min02s6
4. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 1min30s8
5. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 1min34s5
6. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 1min35s6
7. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 4min56s2
8. Elfyn Evans (GBR/M-Sport Ford) a 6min29s6
9. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 6min54s6
10. Mark Higgins (GBR/Symtech Ford) a 6min56s6

Fotos: BestOfRallyLive.com e Twitter.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: