Passando por alguns portais de noticias, em busca de assuntos para a coluna de variedades do jornal em que trabalho, me deparei com um notícia um tanto quanto inusitada no site do periódico Folha de S. Paulo.
O cineasta Roman Polanski rodou, em 1971, um documentário chamadou "Weekend of a Champion". A produção conta a história da tentativa do tricampeão Jackie Stewart, que na época só tinha um título da F1, de vencer pela segunda vez o tradicional GP de Mônaco. Algo que gerou em mim certo grau de surpresa, pois não sabia que o cineasta franco-polonês que dirigiu filmes como "O Bebê de Rosemary" e "O Pianista" - gosto muito de ambos - tinha uma amizade com Stewart e gostava de F1 a ponto de rodar um documentário sobre o tema.
Entretanto, a minha surpresa maior ficou por conta do restante da história em torno deste documentário, um tanto quanto inusitada. Aparentemente, Polanski esqueceu da produção, que só voltou às suas mãos recentemente, pouco mais de 40 anos depois de sua gravação, por conta do fechamento do laboratório cinematográfico que a armazenava. O cineasta definiu como sendo um 'acidente' o redescobrimento da obra.
Roman Polanski e Jackie Stewart no tapete vermelho do Festival de Cannes que aconteceu em maio deste ano |
Uma boa novidade para os fãs de F1. Após o lançamento recente de 'Rush', que foi uma espécie de redenção para os fãs da categoria, pelos poucos filmes do gênero no mercado, essa produção é mais uma boa atração para os amantes do automobilismo. Além disso, esse documentário se torna ainda mais interessante por se tratar de fatos reais, com uma ideia simplista de mostrar o fim de semana de corrida de um campeão mundial, e de uma época, digamos, mais 'romântica' da categoria, onde a F1 parecia mais acessível, mais simples. Os fãs mais antigos, que acompanharam essa fase, podem sentir uma sensação de nostalgia. Seria muito difícil imaginar algo do tipo acontecer hoje em dia.
Espero que, de alguma forma, esse documentário chegue ao Brasil para que possamos assistir.
Foto: Festival-Cannes.fr
Foto: Festival-Cannes.fr
0 comentários:
Postar um comentário