McLaren confirma chegada de Magnussen

E não durou um dia o mistério sobre quem substituiria Sergio Perez na McLaren em 2014. Depois do mexicano tomar a frente e anunciar que não faria parte da equipe na próxima temporada, o time de Woking já se resolveu e anunciou ontem que o jovem dinamarquês Kevin Magnussen assumiria o segundo carro da escuderia, como já era esperado.

Filho de Jan Magnussen, Kevin vai repetindo os passos do pai com uma semelhança incrível. Considerado uma grande promessa do automobilismo em 1994, quando venceu a Formula 3 Inglesa vencendo 14 das 18 corridas e quebrando o recorde de Ayrton Senna, Jan substituiu Mika Hakkinen no GP do Pacífico do ano seguinte, quando era o reserva do time de Woking. 

Kevin, por sua vez, também estreará pela McLaren. Mas em uma posição, apesar de parecida, bem mais favorável do que seu pai. O garoto de 21 anos vem de um título irrefutável na World Series by Renault, como vinha seu pai em 1994, que venceu a Formula 3 Britânica e também é considerado muito talentoso. A diferença é que ele vem como titular para uma temporada completa. Terá uma chance muito melhor do que teve seu progenitor. Outra coincidência é o vínculo com a Mercedes. Jan estreou pela McLaren no primeiro ano de parceria com a Mercedes. Kevin estreará no último ano. Início e fim de um ciclo marcado na mesma família.

Mais uma coisa entre pai e filho: Jan e Kevin entram para a história como primeiro pai e filho que chegam à F1 e estreiam pela mesma equipe.
O jovem Kevin Magnussen chega à F1 em 2014 pela mesma equipe que seu pai, Jan, estreou em 1995
Sobre Kevin e sua estreia, ele fará companhia a outros andarão em uma equipe mediana e sem enfrentar tanta pressão, Magnussen precisará mostrar serviço rapidamente. Estará em uma equipe grande, com mais estrutura e por esse motivo terá chances melhores do que Kvyat e Sirotkin. Mas ao mesmo tempo terá de entregar resultados bem mais convincentes. Como alertou Jenson Button, terá de aprender tudo muito rapidamente se quiser ter uma vida longa na categoria.

Pelo que vi do piloto dinamarquês na WSR, ele realmente parece ter talento para estar na F1. Talvez tenha chegado cedo demais a um time grande. A ideia da McLaren era colocar seu pupilo em um time menor na próxima temporada para que ele fosse aprendendo aos poucos, chegando assim um pouco mais preparado na equipe em um futuro próximo. Mas com a saída de Perez, as coisas mudaram e acabaram oferecendo essa chance. É uma oportunidade que muitos pilotos gostariam de ter. Porém, ela pode prejudicar sua carreira se ele demorar a se adaptar e a mostrar serviço. 

Acredito que, por fazer parte do programa de desenvolvimento da McLaren, a escuderia terá um pouco mais de paciência com ele. Mas ele não pode se acomodar com isso. Ou terá uma carreira tão curta quanto a de Jan. E essa coincidência duvido que ele queira ter com seu pai.

Foto: F1OrFu.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: