Despedidas

Última etapa do ano na F1, o GP do Brasil, que acontece neste fim de semana, marcará algumas despedidas importantes na categoria. É piloto deixando o grid, outros mudando de equipe, parceiras de longa data que também vão recebendo um ponto final, enfim... será uma corrida marcante para muita gente.

Mark Webber se aposenta


O GP do Brasil de 2013 terá um lugar especial na memória do australiano Mark Webber, com toda certeza. Será em Interlagos que o piloto da Red Bull, aos 37 anos, finalizará sua carreira na F1. Carreira essa que começou de maneira muito promissora, no GP da Austrália de 2002 - seu Grande Prêmio caseiro - quando ele levou a modesta Minardi a um quinto lugar, marcando assim seus primeiros dois pontos na categoria.

Webber nunca foi, pelo menos em minha opinião, um piloto de encher os olhos. Eu mesmo não nutro muita simpatia pelo PILOTO Mark Webber. Contudo, ele parece ser um cara bastante simpático e solicito fora das pistas, sem contar a personalidade que possui. Nesses últimos anos, tendo de enfrentar Sebastian Vettel dentro da Red Bull, passou por poucas e boas, sendo sempre derrotado pelo fenomenal alemão. Mas, apesar de alguns atritos aqui e ali, Mark foi capaz de passar por tudo isso e ainda conseguiu fazer coisas interessantes guiando para os rubro-taurinos.
Duas vezes vencedor do GP do Brasil, Mark Webber fará em São Paulo sua última prova pela Red Bull e na F1
Do Brasil, acredito que ele tenha boas e más recordações. Foi aqui, por exemplo, que ele conseguiu sua segunda vitória na categoria. Venceu também em 2011, o que faz de Interlagos a pista onde ele obteve maior sucesso na F1, ao lado de Mônaco. Por outro lado, um dos acidentes mais fortes que teve nessas 12 temporadas na categoria também ocorreu aqui, em 2003, quando pilotava pela Jaguar.

Sem duvidas esse será um fim de semana muito especial para o australiano, que correrá no WEC em 2014. Seria legal vê-lo se despedindo com uma última vitória em Interlagos...

Massa e o fim do ciclo na Ferrari


Foram oito temporadas de alegrias e desilusões para Felipe Massa, que neste GP do Brasil encerra seu ciclo dentro da Ferrari. Titular desde 2006 no time de Maranello, sua ligação com os italianos vêm desde 2003, quando foi piloto de testes da equipe. Correu por três temporadas na Sauber, duas delas apoiado pela marca mais tradicional da categoria. Ou seja, já tem um envolvimento de uma década com a escuderia.

Com o time vermelho, teve grandes altos. Conquistou poles e vitórias, disputou titulo, conseguiu ser competitivo. Teve seus excelentes momentos. E dois deles, claro, foram vividos na pista paulistana. O primeiro aconteceu em 2006, quando ele marcou a pole e venceu de forma categórica a prova daquele ano, quebrando um jejum que durava 13 anos. Desde a vitória de Ayrton Senna, em 1993, um brasileiro não triunfava em casa. Aquela foi sua segunda vitória na categoria.

Dois anos depois, em 2008, ele voltou a marcar a pole e a vencer o GP do Brasil, que teve um final épico. Naquele ano, Massa lutava ponto a ponto com Lewis Hamilton pelo título mundial. E quando cruzou a linha de chegada naquele dia 2 de novembro, estava sendo campeão, pois o inglês era o sexto colocado. Entretanto, na última curva, Hamilton superou um cambaleante Timo Glock e alcançou o quinto posto, posição limite que lhe garantia o título. Felipe perdeu aquele mundial por um ponto...
Após duas vitórias em Interlagos ao lado da Ferrari, será no circuito paulistano que Felipe Massa encerrará seu ciclo com os italianos
Depois disso, o brasileiro teve aquele acidente no GP da Hungria de 2009 e tudo mudou. A partir de 2010, não conseguiu mais ter aqueles bons desempenhos e foi derrotado, sistematicamente, pelo novo companheiro, Fernando Alonso. Em quatro temporadas ao longo do espanhol, foram poucas as ocasiões que Massa o superou.

Para 2014, muita coisa vai mudar na vida de Felipe. Ele desembarcará em Grove, onde trabalhará com a Williams. Um recomeço para sua carreira. Na etapa paulistana de 2014, o veremos em outras cores. E quem sabe, com resultados melhores.

Outras mudanças


O GP do Brasil marcará também a despedida de alguns outros pilotos de suas atuais equipes. O australiano Daniel Ricciardo, por exemplo, já sabe seu destino em 2014: a Red Bull. Piloto do programa de jovens talentos da marca de energéticos, Ricciardo tirou a sorte grande. Vai para a principal equipe do momento e terá a grande chance de mostrar que é capaz de vencer na categoria. Por isso, irá se despedir da Toro Rosso em Interlagos, escuderia na qual ficou por duas temporadas e onde teve como melhor resultado o sétimo posto no GP da China deste ano. 

Sem ter decidido - ou pelo menos anunciado - para onde vai em 2014, Pastor Maldonado é outro piloto que se despedirá de seu atual time neste domingo. O venezuelano deixará a Williams, equipe pela qual obteve seu único triunfo na F1 até aqui, no GP da Espanha do ano passado. Não é uma saída muito amigável. Entretanto, Maldonado não tem muito do que reclamar, afinal, viveu bons momentos sob a batuta de sir Frank Williams.
Pastor Maldonado também deixará sua equipe após o GP do Brasil, saindo da Williams. Venezuelano deve decidir futuro em breve
Outro que vai deixando sua equipe sem saber para onde vai (ou se vai para algum lugar) em 2014 é Sergio Perez, em sua passagem meteórica pela McLaren. O mexicano, que impressionou muita gente no ano passado guiando pela Sauber, parece não ter se adaptado à nova realidade em um time grande. Por isso, não terá seu vínculo renovado com os ingleses, fazendo assim sua última prova pela equipe.

Ainda existem outros pilotos, como Nico Hulkenberg, Paul di Resta, Adrian Sutil, Esteban Gutierrez, Max Chilton, Charles Pic e Giedo van der Garde, que também não sabem o que farão da vida em 2014 e que têm a chance de marcar a etapa paulistana deste ano como a última em suas equipes ou mesmo na categoria. Afinal, nunca se sabe, né...

Fim da parceria


Para finalizar o post, mais uma da McLaren. Neste fim de semana chega ao fim a parceria da tradicional equipe inglesa com a gigante das comunicações Vodafone. O próprio time já tinha anunciado, durante o fim de semana do primeiro GP do ano, na Austrália, que o contrato entre as duas partes seria finalizado no fim deste ano e não seria renovado. 
No GP do Brasil deste ano, a McLaren faz sua última corrida em parceria com a Vodafone. Time procura novo patrocinador
A parceria existe desde 2007 e teve ótimos momentos, como todas as 28 poles e 34 vitórias obtidas e o título mundial de Lewis Hamilton, em 2008. Só não veio o título mundial de construtores. Neste sete anos, foram três vice campeonatos e dois terceiros lugares. Em 2013, a escuderia de Woking ficará em quinto lugar. E também houve os momentos ruins, como a exclusão do time no campeonato de construtores de 2007, pelo caso de espionagem à Ferrari, e a participação no GP do Bahrein de 2012.

Fotos: GPUpdate.net
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