
Nos dois primeiros ensaios para a grande decisão entre os pilotos da Honda e da Yamaha, Marquez levou a melhor. O piloto da moto #93 liderou as duas praticas, dando mostras de que, pelo menos nesta sexta, não tem sofrido uma pressão tão grande em sua primeira decisão entre os gigantes da categoria.
![]() |
Marc Marquez andou muito bem nesta sexta em Valência e liderou os dois treinos livres da MotoGP |
Obviamente, os resultados desta sexta são animadores para a Honda e talvez isso msotre um prenuncio de que a equipe fechará a temporada com uma boa prova para coroar o título. Mas nem tudo está definido. Acredito que, apesar da liderança de Marc nos dois treinos livres, há um certo equilíbrio entre Honda e Yamaha, como temos visto por toda a temporada. O time de Marquez e Pedrosa parece um pouco à frente, é verdade. Ambos registraram os dois melhores tempos do dia.
Contudo, Lorenzo está a espreita e outras duas motos da Yamaha estiveram no top 5 das duas praticas. Valentino Rossi foi o quinto colocado tanto no TL1 quanto no TL2. E a sua frente ficou uma moto da Tech 3 Yamaha. Na parte da manhã com Bradley Smith e à tarde com Cal Crutchlow. E esses pilotos poderão ter um papel fundamental na prova, caso consigam atrapalhar Marquez, especialmente o Doutor, companheiro de Lorenzo. Mas para isso precisariam melhorar o ritmo.
Por isso, todo cuidado é pouco para o #93. Vejo um Marquez bem tranquilo e que se mantiver o ritmo apresentado hoje tanto amanhã quanto no domingo, terá como única preocupação completar as 30 voltas para sagrar-se campeão. Afinal, não é ele que tem a responsabilidade de vencer a prova. Assim, poderá correr menos riscos, mesmo tendo de manter o foco para carregar a vantagem que construiu. É bom lembrar que qualquer erro que ele cometa pode jogar tudo o que construiu pela janela. Acho que o estreante do ano está com a faca e o queijo nas mãos para fazer história no mundial. Se ele fará isso, aí já são outros 500. Até mesmo porque como competidor, ele sempre quer a vitória.
![]() |
Contudo, Jorge Lorenzo não ficou devendo muito para o rival na briga pelo título sendo 2º pela manhã e 3º à tarde |
TL1
1. Marc Marquez (ESP/Honda) 1min31s557 (21 voltas)
2. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) a 0s018 (19)
3. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 0s024 (18)
4. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s529 (22)
5. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 0s680 (23)
6. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 0s825 (20)
7. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s877 (21)
8. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 0s944 (21)
9. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 0s963 (21)
10. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 0s981 (19)
11. Aleix Espargaro (ESP/Aspar Aprilia) a 1s301 (15)
12. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 1s815 (21)
13. Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia) a 2s013 (19)
14. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) a 2s108 (19)
15. Yonny Hernandez (COL/Pramac Ducati) a 2s155 (18)
16. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 2s244 (19)
17. Hector Barbera (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s323 (19)
18. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Suter-BMW) a 2s468 (24)
19. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s868 (21)
20. Michael Laverty (ING/PBM Aprilia) a 2s887 (20)
21. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 3s315 (12)
22. Luca Scassa (ITA/Cardion Aprilia) a 3s486 (18)
23. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 3s973 (21)
24. Damian Cudlin (AUS/PBM-Aprilia) a 4s396 (18)
25. Lukas Pesek (TCH/Ioda-Suter-BMW) a 4s895 (15)
26. Martin Bauer (AUT/Remus-Suter-BMW) a 5s620 (17)
TL2
1. Marc Marquez (ESP/Honda) 1min31s220 (20 voltas)
2. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 0s066 (22)
3. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) a 0s158 (19)
4. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s282 (22)
5. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 0s419 (24)
6. Stefan Bradl (AUS/LCR Honda) a 0s638 (22)
7. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 0s653 (22)
8. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s764 (23)
9. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 1s143 (21)
10. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 1s175 (21)
11. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 1s376 (22)
12. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) a 1s536 (20)
13. Aleix Espargaro (ESP/Aspar Aprilia) a 1s589 (11)
14. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 1s952 (19)
15. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 2s032 (22)
16. Hector Barbera (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s050 (20)
17. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Suter-BMW) a 2s084 (21)
18. Yonny Hernandez (COL/Pramac Ducati) a 2s267 (21)
19. Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia) a 2s507 (20)
20. Luca Scassa (ITA/Cardion Aprilia) a 2s829 (19)
21. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s857 (14)
22. Michael Laverty (ING/PBM Aprilia) a 2s912 (21)
23. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 4s258 (21)
24. Damian Cudlin (AUS/PBM-Aprilia) a 4s424 (16)
25. Martin Bauer (AUT/Remus-Suter-BMW) a 4s612 (19)
26. Lukas Pesek (TCH/Ioda-Suter-BMW) a 5s133 (15)
Moto 3
A disputa na Moto 3, como esperado, está bastante embolada. Se os resultados dos treinos matutinos se repetissem na corrida, Luis Salom sairia de Valência comemorando a conquista do título. Ele liderou o ensaio seguido de Mavericj Viñales, que nessas condições, terminaria como vice campeão. Quarto colocado, atrás de Jonas Folger, Alex Rins terminaria a disputa em terceiro lugar.
No entanto, a coisa mudaria de figura se o resultado final de domingo seguisse o que foi visto nas praticas da tarde. Com os resultados do TL2. Alex Rins venceria a prova e se tornaria campeão do mundial, com Luis Salom tendo de se contentar com o vice perdendo a disputa pelo número de pódios. Maverick Viñales ficaria em terceiro no campeonato, mesma posição que ocupou no ensaio.
![]() |
Líder da Moto 3, Luis Salom registrou a melhor marca da classe ao liderar o ensaio matutino. À tarde, foi o 2º |
Digo isso porque das 16 provas do ano na classe, 15 foram vencidas pelo trio, sendo sete de Salom, seis de Rins e duas de Viñales. O único triunfo que não foi para a conta de um desses três pilotos aconteceu justamente na última etapa, com Alex Marquez, que venceu quando Luis e Alex abandonaram e por conta de um erro de Maverick na última volta. Portanto, é muito provável que novamente vejamos um desses três vencendo e comemorando o título no domingo. É aguardar, porque a promessa é de mais uma grande corrida na categoria menor do mundial.
Quanto ao brasileiro Eric Granado, ele ficou em 13º pela manhã e em 21º à tarde. Vamos ver o que o paulista poderá fazer nessa prova de encerramento do seu primeiro campeonato completo pela Moto 3.
Moto 2
Rápido e rasteiro com a classe intermediária, que já tem tudo definido na questão do mundial. Nos dois treinos o mais rápido foi o campeão Pol Espargaró, seguido do companheiro Esteve Rabat e do suíço Thomas Luthi. Um belo jeito de encerrar a temporada para o espanhol que, mais tranquilo e sem pressão alguma, corre para fechar o ano com chave de ouro.
Fotos: MotoGP.com
0 comentários:
Postar um comentário