A sexta-feira foi dia dos dois primeiros treinos livres para as decisões na MotoGP. Na classe rainha, Marc Marquez e Jorge Lorenzo disputam a taça. E é pela principal classe do mundial de motovelocidade que inicio este post.
Nos dois primeiros ensaios para a grande decisão entre os pilotos da Honda e da Yamaha, Marquez levou a melhor. O piloto da moto #93 liderou as duas praticas, dando mostras de que, pelo menos nesta sexta, não tem sofrido uma pressão tão grande em sua primeira decisão entre os gigantes da categoria.
Marc Marquez andou muito bem nesta sexta em Valência e liderou os dois treinos livres da MotoGP |
Obviamente, os resultados desta sexta são animadores para a Honda e talvez isso msotre um prenuncio de que a equipe fechará a temporada com uma boa prova para coroar o título. Mas nem tudo está definido. Acredito que, apesar da liderança de Marc nos dois treinos livres, há um certo equilíbrio entre Honda e Yamaha, como temos visto por toda a temporada. O time de Marquez e Pedrosa parece um pouco à frente, é verdade. Ambos registraram os dois melhores tempos do dia.
Contudo, Lorenzo está a espreita e outras duas motos da Yamaha estiveram no top 5 das duas praticas. Valentino Rossi foi o quinto colocado tanto no TL1 quanto no TL2. E a sua frente ficou uma moto da Tech 3 Yamaha. Na parte da manhã com Bradley Smith e à tarde com Cal Crutchlow. E esses pilotos poderão ter um papel fundamental na prova, caso consigam atrapalhar Marquez, especialmente o Doutor, companheiro de Lorenzo. Mas para isso precisariam melhorar o ritmo.
Por isso, todo cuidado é pouco para o #93. Vejo um Marquez bem tranquilo e que se mantiver o ritmo apresentado hoje tanto amanhã quanto no domingo, terá como única preocupação completar as 30 voltas para sagrar-se campeão. Afinal, não é ele que tem a responsabilidade de vencer a prova. Assim, poderá correr menos riscos, mesmo tendo de manter o foco para carregar a vantagem que construiu. É bom lembrar que qualquer erro que ele cometa pode jogar tudo o que construiu pela janela. Acho que o estreante do ano está com a faca e o queijo nas mãos para fazer história no mundial. Se ele fará isso, aí já são outros 500. Até mesmo porque como competidor, ele sempre quer a vitória.
Contudo, Jorge Lorenzo não ficou devendo muito para o rival na briga pelo título sendo 2º pela manhã e 3º à tarde |
TL1
1. Marc Marquez (ESP/Honda) 1min31s557 (21 voltas)
2. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) a 0s018 (19)
3. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 0s024 (18)
4. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s529 (22)
5. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 0s680 (23)
6. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 0s825 (20)
7. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s877 (21)
8. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 0s944 (21)
9. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 0s963 (21)
10. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 0s981 (19)
11. Aleix Espargaro (ESP/Aspar Aprilia) a 1s301 (15)
12. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 1s815 (21)
13. Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia) a 2s013 (19)
14. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) a 2s108 (19)
15. Yonny Hernandez (COL/Pramac Ducati) a 2s155 (18)
16. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 2s244 (19)
17. Hector Barbera (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s323 (19)
18. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Suter-BMW) a 2s468 (24)
19. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s868 (21)
20. Michael Laverty (ING/PBM Aprilia) a 2s887 (20)
21. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 3s315 (12)
22. Luca Scassa (ITA/Cardion Aprilia) a 3s486 (18)
23. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 3s973 (21)
24. Damian Cudlin (AUS/PBM-Aprilia) a 4s396 (18)
25. Lukas Pesek (TCH/Ioda-Suter-BMW) a 4s895 (15)
26. Martin Bauer (AUT/Remus-Suter-BMW) a 5s620 (17)
TL2
1. Marc Marquez (ESP/Honda) 1min31s220 (20 voltas)
2. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 0s066 (22)
3. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) a 0s158 (19)
4. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s282 (22)
5. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 0s419 (24)
6. Stefan Bradl (AUS/LCR Honda) a 0s638 (22)
7. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 0s653 (22)
8. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s764 (23)
9. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 1s143 (21)
10. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 1s175 (21)
11. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 1s376 (22)
12. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) a 1s536 (20)
13. Aleix Espargaro (ESP/Aspar Aprilia) a 1s589 (11)
14. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 1s952 (19)
15. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 2s032 (22)
16. Hector Barbera (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s050 (20)
17. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Suter-BMW) a 2s084 (21)
18. Yonny Hernandez (COL/Pramac Ducati) a 2s267 (21)
19. Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia) a 2s507 (20)
20. Luca Scassa (ITA/Cardion Aprilia) a 2s829 (19)
21. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 2s857 (14)
22. Michael Laverty (ING/PBM Aprilia) a 2s912 (21)
23. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 4s258 (21)
24. Damian Cudlin (AUS/PBM-Aprilia) a 4s424 (16)
25. Martin Bauer (AUT/Remus-Suter-BMW) a 4s612 (19)
26. Lukas Pesek (TCH/Ioda-Suter-BMW) a 5s133 (15)
Moto 3
A disputa na Moto 3, como esperado, está bastante embolada. Se os resultados dos treinos matutinos se repetissem na corrida, Luis Salom sairia de Valência comemorando a conquista do título. Ele liderou o ensaio seguido de Mavericj Viñales, que nessas condições, terminaria como vice campeão. Quarto colocado, atrás de Jonas Folger, Alex Rins terminaria a disputa em terceiro lugar.
No entanto, a coisa mudaria de figura se o resultado final de domingo seguisse o que foi visto nas praticas da tarde. Com os resultados do TL2. Alex Rins venceria a prova e se tornaria campeão do mundial, com Luis Salom tendo de se contentar com o vice perdendo a disputa pelo número de pódios. Maverick Viñales ficaria em terceiro no campeonato, mesma posição que ocupou no ensaio.
Líder da Moto 3, Luis Salom registrou a melhor marca da classe ao liderar o ensaio matutino. À tarde, foi o 2º |
Digo isso porque das 16 provas do ano na classe, 15 foram vencidas pelo trio, sendo sete de Salom, seis de Rins e duas de Viñales. O único triunfo que não foi para a conta de um desses três pilotos aconteceu justamente na última etapa, com Alex Marquez, que venceu quando Luis e Alex abandonaram e por conta de um erro de Maverick na última volta. Portanto, é muito provável que novamente vejamos um desses três vencendo e comemorando o título no domingo. É aguardar, porque a promessa é de mais uma grande corrida na categoria menor do mundial.
Quanto ao brasileiro Eric Granado, ele ficou em 13º pela manhã e em 21º à tarde. Vamos ver o que o paulista poderá fazer nessa prova de encerramento do seu primeiro campeonato completo pela Moto 3.
Moto 2
Rápido e rasteiro com a classe intermediária, que já tem tudo definido na questão do mundial. Nos dois treinos o mais rápido foi o campeão Pol Espargaró, seguido do companheiro Esteve Rabat e do suíço Thomas Luthi. Um belo jeito de encerrar a temporada para o espanhol que, mais tranquilo e sem pressão alguma, corre para fechar o ano com chave de ouro.
Fotos: MotoGP.com
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