Webber marca a pole em Yas Marina

E o clima do GP de Abu Dhabi é de fim de feira. Com Sebastian Vettel tendo garantido o tetra no GP da Índia, há pouco pelo que lutar. Talvez, o vice campeonato de pilotos e mais certamente o vice campeonato de equipes, já que esse vale uma boa quantia em dinheiro para as escuderias. 

Na primeira fila, a Red Bull. Só que em uma ordem diferente. Mark Webber deixou Sebastian Vettel para trás e marcou a pole position. Sua segunda no ano, repetindo o feito obtido em Suzuka. Resta saber se ele, que é conhecido por largar mal, consegue se aproveitar a boa classificação que fez. E também rezar para que os problemas fiquem bem longe de seu RB9. Para Vettel, largar em segundo não interfere muita coisa. Segue sendo favorito à vitória.
Único a baixar para a casa de 1min39, Mark Webber garantiu sua segunda pole no ano, em sua antepenúltima prova na F1
Na segunda fila, aparecem os carros da Mercedes, com Nico Rosberg em terceiro e Lewis Hamilton, que rodou em sua última tentativa, em quarto. Uma posição que pode dar às flechas de prata uma condição melhor de lutar por pontos importantes no mundial de construtores. Em seguida, vêm a Lotus de Raikkönen, que volta a bater Grosjean, e a Sauber de Nico Hulkenberg, que vai mostrando corrida após corrida que é merecedor de um bom carro em 2014. O alemão não pode ficar de fora do grid.

Romain Grosjean abre a quarta fila. O franco-suíço que tem evoluído muito neste ano teve uma sessão um pouco abaixo do esperado ao meu ver. Acho que ele poderia ter conseguido uma posição um pouco mais à frente. Felipe Massa faz companhia ao piloto da Lotus. Mais solto, o brasileiro tem andado melhor desde que a Ferrari anunciou que não renovaria com ele. Pode ser que Felipe agora não se sinta mais pressionado, o que tem sido bom pra ele. Mesmo assim, essa não é uma posição para a Ferrari. Se bem que neste fim de semana... 
Sem vaga garantida para 2014, Nico Hulkenberg segue mostrando serviço com a Sauber, alcançando o Q3 novamente
Fecham o top 10 Sergio Perez, em nono, e Daniel Ricciardo, em décimo. O mexicano fez uma boa prova em Buddh e parece estar disposto a provar que merece uma nova chance na McLaren. Já Ricciardo segue um bo padrão com a Toro Rosso, aproveitando toda oportunidade de figurar no Q3.

Cortados no Q2, algumas "surpresas". Fernando Alonso, certamente, foi a maior delas. O espanhol marcou o 11º melhor tempo na segunda parte do qualificatório e ficou pelo caminho. Retrato de uma Ferrari mais do que perdida neste fim de temporada e de um Alonso já sem motivação alguma. Buscar o vice? Pode ser que ele, em seu discurso, diga que será importante. Mas realmente não acredito que ele faça questão disso. Jenson Button foi outra surpresa fora do Q3, ainda mais por Sergio Perez ter marcado o quinto tempo no Q2. O inglês poderia ter cavado um lugarzinho entre os dez. Ainda foram eliminados no Q2 Paul di Resta, Jean-Eric Vergne, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas. Nada de anormal.
Ritmo da Ferrari em Abu Dhabi não é dos melhores, mas Fernando Alonso ficar pelo Q2 é surpreendente. Espanhol larga em 11º
Entre os limados no Q1, dá pra considerar como surpresas Esteban Gutierrez e Adrian Sutil fazendo companhia as nanicas. O mexicano vinha fazendo boas classificações nas últimas provas, alcançando até o Q3 em algumas oportunidades. Me estranha ele ter ficado pelo caminho. Já o alemão é uma surpresa menor, mas não deixa de ser uma. O lugar da Force India é geralmente no meio do pelotão. Entre as nanicas, penúltima fila com Giedo van der Garde e Charles Pic e fecham o grid Max Chilton e Jules Bianchi, este último punido pela troca da caixa de câmbio.

Grid de largada

1º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min39s947
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min40s075
3º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min40s419
4º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min40s501
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min40s542
6º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min40s576
7º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min40s997
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min41s015
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min41s068
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min41s111

11º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min41s093
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min41s133
13º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min41s200
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min41s279
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min41s395
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min41s447

17º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min41s999
18º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min42s051
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min43s252
20º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min43s528
21º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min44s198
22º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)* 1min43s398

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: