Ogier segue na frente na Grã-Bretanha; Kubica bate outra vez

O sábado na Grã-Bretanha trouxe um pouco mais do mesmo na disputa do rali local, última etapa do WRC em 2013. A Volkswagen segue dominando o certame com tranquilidade, com a principal briga ficando entre os dois companheiros do time alemão Sebastien Ogier, o líder, e Jari-Matti Latvala, segundo colocado.

Na batalha particular entre os dois, Ogier segue levando vantagem. O campeão mundial da temporada manteve os 20s que tinha estabelecido ao fim da sexta-feira, mesmo sem ter vencido nenhuma especial neste terceiro dia de competições. Assim, ele entra mais tranquilo no domingo, com a missão apenas de administrar a vantagem para comemorar a nona vitória no ano e fechar assim a temporada com chave de ouro.
O francês Sebastien Ogier segue dominando o Rali Grã-Bretanha com seu Volkswagen Polo
Já Latvala ainda tenta terminar esse 2013 por cima, com uma vitória. E não é por falta de tentativa. O finlandês foi o piloto que mais conquistou especiais hoje. Três no total. Mesmo assim, não conseguiu descontar a desvantagem. Ele iniciou o dia mal, conseguiu vencer as três especiais seguidas, mas voltou a perder tempo nos dois últimos trechos. Mostrou que tem condições de ser rápido. Porém, restando seis especiais no domingo, vai ser difícil para ele bater o companheiro.

Thierry Neuville segue completando o pódio. O belga não tem nenhuma condição de alcançar os carros da VW. Hoje, perdeu mais 12s em relação ao líder. Mas vai fazendo sua parte para ser vice campeão mundial, o que para ele já será um feito incrível. Um jeito muito bom de finalizar essa temporada acima da média pela Qatar M-Sport Ford.

Comprovando o domínio da VW na Grã-Bretanha aparece o norueguês Andreas Mikkelsen. Vencedor da SS10 e da SS11, as duas primeiras especiais do sábado, Mikkelsen conseguiu superar Mads Ostberg e ainda ganhou uma posição em consequência do abandono de Evgeny Novikov. Subiu para quarto e se encontra em uma situação semelhante a de Latvala: está a 20s atrás de Neuville. A diferença é que os Polos alemães parecem ser muito mais velozes do que os Fiestas americanos. Será que pinta uma trinca?

Mads Ostberg é o sexto, a sete segundos atrás de Mikkelsen. Também pode sonhar em voltar ao quarto posto, afinal, a diferença entre ambos não é gritante. Martin Prokop, sempre regular, está em sexto lugar, logo a frente da única Citroen sobrevivente, a de Dani Sordo. Fecham o top 10 três pilotos do WRC 2. Líder da classe inferior, Elfyn Evans é o oitavo. O finlandês Jari Ketomaa é o nono e segundo no WRC 2. Mark Higgins fecha o top 10 e o pódio da classe.
Robert Kubica voltou ao Rali da Grã-Bretanha pelas regras do Rally 2, mas já se acidentou novamente
Robert Kubica conseguiu voltar ao rali, na esperança de conseguir um pouco mais de experiência com os carros de fábrica da Citroen, por conta das regras do Rally 2. Sua ideia era andar de forma mais tranquila, para compensar o trabalho dado aos seus mecânicos que vararam a noite consertando seu DS3. Mas o polonês só andou por mais duas especiais. Logo na SS10 Robert sofreu um novo acidente e abandonou de vez o evento. Mas desta vez, a culpa não parece ter sido sua. Segundo Kubica, o erro se deu por conta de uma anotação errado feita por seu novo co-piloto, Michel Ferrara. Situação semelhante a vivida por Mikko Hirvonen, ontem. Portanto, desta vez da pra eximir o polonês de culpa. Contudo, sua primeira experiência na classe principal do WRC foi péssima.

Quem também se acidentou foi Evgeny Novikov. E o russo assumiu a culpa pelo acidente. Estava 'rápido demais", disse. O que não é nenhuma grande novidade.

Resultado do sábado no Rali da Grã-Bretanha

1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 2h33min47s6
2. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 20s3
3. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 1min14s4
4. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 1min34s4
5. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 1min41s7
6. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 6min42s0
7. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 7min45s5
8. Elfyn Evans (GBR/M-Sport Ford) a 9min20s5
9. Jari Ketomaa (FIN/Autotek Ford) a 10min20s3
10. Mark Higgins (GBR/Symtech Ford) a 10min55s0

Fotos: BestOfRallyLive.com e RallyFoto.be
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: