Vettel encerra temporada com vitória e recordes

E a temporada 2013 da F1 acabou. Em Interlagos, sem chuva que caiu nos outros dois dias do fim de semana, Sebastian Vettel dominou mais uma vez para alcançar dois novos recordes na F1. Além de conquistar sua nona vitória seguida, igualando o feito de Alberto Ascari entre os anos de 1952 e 1953, o tetracampeão empatou com Michael Schumacher como maior vencedor de corridas em uma só temporada, com 13. Prova da genialidade deste garoto de 26 anos que foi imbatível na segunda metade do ano, tendo vencido todos os GPs do período.

Vettel fez mais uma corrida daquelas que ele sabe fazer muito bem. O único momento de vacilo que o alemão teve foi durante a largada, quando perdeu a liderança para Nico Rosberg. Mas no início do segundo giro o piloto da Red Bull já tinha colocado ordem na casa. Voltou à liderança e de lá não mais saiu.
Sebastian Vettel fez a festa após mais uma vitória que o fez empatar recordes de Ascari e Schumacher
Seb não conseguiu abrir uma vantagem absurda como fez em algumas oportunidades. Mas a diferença que construiu foi suficiente para que ele pudesse administrar bem a corrida e não corresse riscos. Ele ainda teve um probleminha em seu último pit, mas nada que o prejudicasse na prova. Foi mais uma vez perfeito, mostrando que não foi à toa que venceu tanto no ano.

Mark Webber completou a dobradinha da RBR em sua última corrida na F1. O australiano fez uma boa prova, foi bastante combativo em seu GP de de despedida da categoria. Mesmo largando mal e caindo para quinto, ele conseguiu superar as Mercedes de Rosberg e Hamilton e a Ferrari de Alonso, por duas vezes, para ficar com o segundo lugar. Sua pilotagem hoje mostrou que ele queria muito vencer. Mas diante de um Vettel perfeito, como usual, não pôde realizar o sonho de vencer pela última vez na F1 por aqui.

Contudo, ele foi muito digno. Teve uma boa carreira, conquistou seu espaço e conseguiu terminar sua jornada na F1 por cima. E ainda protagonizou uma cena legal na volta de retorno aos boxes. Tirou o capacete e completou seu último giro a bordo de um carro da categoria com vento, literalmente, na cara. Uma cena bacana.
Mark Webber encerrou sua passagem pela F1 com um segundo lugar em Interlagos, pista onde venceu duas vezes
Alonso foi o terceiro. O espanhol conseguiu compensar um pouco da ruindade do bólido ferrarista para terminar a prova entre os três. Fez, em suma, um bom trabalho nesse fim de semana. Se mostrou bastante combativo também na prova, mas não foi o suficiente para superar os carros da Red Bull. Mas encerrou a temporada com uma boa apresentação.

Grande apresentação fez Jenson Button. de forma discreta, o inglês foi ganhando posições durante a corrida, para terminar em quarto. Largou em 14º. Muito boa corrida do vencedor do GP do Brasil de 2012. Sergio Perez também foi bem, ficando em sexto depois de largar em 19º. Em sua prova de despedida da McLaren, o mexicano fez uma de suas melhores corridas na temporada.

Quem decepcionou foram os pilotos da Mercedes. Nico Rosberg foi o quinto, mas poderia ter terminado a prova um pouco mais atrás. O alemão não teve um bom ritmo e acabou relegado a um papel quase sem destaque nesse domingo. Já Lewis Hamilton fazia boa corrida e era o quarto quando acabou tendo um toque com Valtteri Bottas, retardatário que o tentava ultrapassar. Resultado: o finlandês abandonou enquanto o inglês teve um pneu furado e ainda teve de pagar um drive through por ter sido considerado culpado pelo acidente - e foi. Terminou em nono apenas e perdeu o terceiro lugar no mundial. O Brasil realmente não traz muita sorte ao campeão de 2008. Nico Hulkenberg foi o oitavo e Daniel Ricciardo o décimo.
Em Interlagos, classe de 2013 posou para última foto da temporada. Única ausência é Raikkönen, que foi substituído por Kovalainen
Felipe Massa, por sua vez, teve um dia parecido com o de Hamilton. O brasileiro largou bem e logo após a primeira rodada de pits voltou em quarto. Parecia que faria uma corrida rumo a um pódio. Porém, acabou sendo punido por ultrapassar com as quatro rodas uma zona proibida na entrada dos boxes. Acabou sofrendo um drive through e isso acabou com sua corrida. Perdeu a chance de um pódio e de um resultado melhor do que a sétima posição em sua prova de despedida da Ferrari. Mas valeu o esforço. No fim, fez festa diante da torcida e foi muito cumprimentado pelo pessoal da Ferrari.

De resto, a prova foi boa. Tivemos algumas disputas interessantes na pista, que deram uma esquentada mesmo nas posições intermediárias além da preocupação de todos com a chuva, que acabou não vindo como o esperado. O GP do Brasil geralmente traz boas provas para os fãs. Hoje não foi diferente. Um bom encerramento de temporada.

Resultado final

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 71 voltas em 1h32min36s300
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 10s4
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 18s9
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 37s3
5º. Nico Rosberg (ING/Mercedes) a 39s0
6º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 49s1
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 64s2
8º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 72s9
9º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 1 volta
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1 volta
12º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) a 1 volta
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1 volta
17º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
18º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 2 voltas
19º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 voltas

Abandonaram

Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) na 59ª volta
Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) na 46ª volta
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) na 3ª volta

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: