Dois campeões com futuros diferentes

Além da F1, a GP2 e a GP3 também estão em Abu Dhabi neste fim de semana. E as duas categorias base conheceram hoje seus campeões da temporada, após as corridas principais de cada uma delas. Fabio Leimer garantiu o mundial daquele que seria o último passo antes da F1. Já Daniil Kvyat sagrou-se campeão de uma categoria também intermediária no automobilismo. Contudo, os campeões do sábado têm perspectivas bastante diferentes para o próximo ano.

A GP2 correu hoje antes do treino classificatório da F1, com Fabio Leimer liderando a classificação antes da última rodada dupla da categoria. Sua vantagem era de sete pontos a frente para seu principal rival, Sam Bird. Para conquistar a taça neste sábado, ele precisava então abrir onze pontos para o piloto da Russian Time. E foi exatamente o que o suíço fez. 
Fabio Leimer garantiu o título da GP2 neste sábado. O suíço, no entanto, ainda não sabe como será seu 2014
Com uma prova bastante regular, Leimer marcou 12 pontos ao cruzar a linha de chegada no quarto posto. E juntando isso ao décimo lugar do inglês, ele conseguiu abrir a diferença suficiente para comemorar a conquista. Mesmo que Bird vença amanhã, ganhe os pontos extras pela melhor volta da prova e Leimer não pontue, chegaria a 190 pontos, um a menos do que tem o piloto da Racing Engineering.

Já a GP3 correu após o qualificatório da F1. E a categoria viu o russo Daniil Kvyat fazer barba cabelo e bigode para se tornar o campeão de 2013 e justificar sua contratação pela Toro Rosso, em substituição a Daniel Ricciardo, que vai para a Red Bull em 2014. 

Kvyat chegou a Abu Dhabi com sete pontos de desvantagem para o então líder do campeonato, o argentino Facundo Regalia. Porém, ele já começou a virar o jogo na classificação, ao marcar a pole e garantir quatro pontos. Partindo sem ninguém a sua frente, o russo manteve a liderança e mal foi ameaçado durante a prova, conquistando uma vitória categórica, com direito a volta mais rápida. Sendo assim caíram mais 27 pontos em sua conta. E para completar o sábado perfeito, Regalia não pontuou, o que reverteu a diferença de sete pontos contra em 24 a favor. Dessa forma, mesmo que o argentino vença amanhã e marque a melhor volta, levará apenas 17 pontos para casa, ficando a sete atrás do novo contratado da Toro Rosso.
Daniil Kvyat também garantiu seu título na GP3 neste sábado, justificando sua contratação pela Toro Rosso para 2014
Fabio Leimer e Daniil Kvyat. Dois campeões com futuros, a princípio, bem diferentes. 

O piloto suíço que acabou de conquistar o título da GP2 aos 24 anos poderia ser naturalmente alçado à F1, afinal, ele deu hoje o último passo antes de atingir tal objetivo. Mas dificilmente o veremos alinhando no grid do GP da Austrália, como aconteceu com outros campeões nos anos seguintes aos seus títulos. Para ingressar no circo, o suíço vai ter de correr contra o tempo para arrumar patrocinadores que o banquem em alguma equipe que tenha vaga aberta. E sabemos que isso não é simples. No atual cenário, parece que Leimer possa conseguir, com alguma sorte, uma vaga de piloto de "testes", a exemplo do italiano Davide Valsecchi, campeão de 2012 e hoje terceiro piloto da Lotus.

O russo de 19 anos, por sua vez, já tem seu lugar mais do que garantido na F1. Parte do programa de jovens pilotos da Red Bull, ele ganha a chance de mostrar do que é capaz pela Toro Rosso, a partir de 2014. Mesmo pulando um degrau, a GP2 no caso, algo que pode ser considerado até mesmo prematuro por falta de uma maior bagagem, ele chega referendado pelo título de hoje. Já é alguma coisa e que também ajuda a tirar um pouco daquela imagem de que ele está indo para a STR por outros motivos alheios ao talento natural. Repete o que fez Valtteri Bottas, campeão da GP3 em 2011 que não disputou a GP2. A única diferença é que o finlandês teve um ano de adaptação na Williams antes de estrear oficialmente.

Tanto Leimer quanto Kvyat têm muitos motivos para comemorar hoje. Mas a partir de segunda, enquanto um estará com seu futuro a curto prazo garantido, o outro estará lutando pelo seu.

Fotos: GP2Series.com e GP3Series.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: