Finlandês por finlandês

Na Lotus, sai Kimi Raikkönen e entra Heikki Kovalainen. Sim, o finlandês que era terceiro piloto da Caterham e que tem passagens por Renault e McLaren irá substituir o finlandês que não irá correr mais neste ano, por conta de um cirurgia nas costas, e que está de mudança para a Ferrari. Tudo em casa, então.

A escolha da Lotus por Kovalainen pode soar estranha. E até é, se levarmos em consideração que ele fazia parte de outro time e de a Lotus ter pilotos reservas, no caso Davide Valsecchi e Jerome D'Ambrosio. Mas chega a ser compreensível. Atualmente na quarta posição no mundial de construtores, o time ainda sonha com, pelo menos, o terceiro lugar. Isso vale dinheiro no fim do ano e a escuderia precisa bastante disso. Por esse motivo chamaram Heikki.

O finlandês não é um piloto excepcional, fora de série. Mas tem muito mais experiência do que Valsecchi, que mal andou de F1, apesar do título da GP2 do ano passado, e do que D'Ambrosio, que male má andou pela Marussia. Kova estava parado e está sem ritmo? Sim. Ele não tem conhecimento do E21? Também. Mas os dois reservas tampouco. Tirando trabalhos que podem ter sido feitos em simuladores, tanto o italiano quanto o belga mal chegaram perto do bólido desta temporada. Então, todos eles estão no mesmo barco.
Kovalainen ganha chance da Lotus por duas corridas. Oportunidade para que o finlandês se recoloque no mercado
O que pesa em favor do finlandês, como disse, é sua experiência perto daquelas que possuem os dois novatos. É uma aposta com uma margem de segurança um pouco maior. Ele pode chegar nas duas corridas e não passar de posições intermediárias? Claro que sim. Acho isso até provável. Mas suas chances de ajudar a equipe parecem maiores do que a dos reservas. Dá pra entender.

Para Kovalainen a chance ainda pode se converter em algo bom. Se ele andar bem em Austin e em Interlagos, pode se recolocar bem no mercado. E do jeito que esta silly season está louca...

Sem Kimi, mas com Heikki, a Lotus segue em sua luta nestes dois últimos GPs da temporada. Só vai ficar feio pra eles se o substituto bater o novo queridinho da escuderia, o franco-suíço Romain Grosjean. Quero ver o que vão falar em Enstone, se isso ocorrer.

Foto: Twitter Oficial da Lotus
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: