E na segunda-feira...

Começando o resuminho pela GP2, que já nos apresentou seu campeão da temporada. Não tinha como não dar Pastor Maldonado. Temporada impecável do venezuelano e título mais do que merecido. Mesmo sem completar nenhuma das duas provas disputadas em Monza nesse fim de semana. Mas nem precisava, pois a vantagem construída ao longo da temporada foi mais d que suficiente para que ele levasse o título por antecipação. Em Abu Dhabi, será só passear.

E o título de Maldonado lhe dá a esperança de chegar à F1 em 2011. Propostas deverão aparecer, nem que para isso o tio Bernie precise fazer umas ligações. Patrocinio Pastor tem, condições de estar na F1 também. Deveremos vê-lo sim no grid em 2011.

Sobre as provas, uma vitória para sam Bird, que vem andando bem nesse fim de temporada e uma par Christian Vietoris. E duas provas marcadas por acidentes e confusões. Luiz Razia, único brasileiro na categoria, só terminou o segundo GP, em décimo. E vai terminar o ano longe, mas bem longe de Maldonado, seu companheiro.

No WRC, grande vitória de Ogier. Que não esperava vencer no Japão. Soube se manter na frente e teve sorte dos dois principais rivais sofrerem com problemas. O francês tem feito bem a lição de casa e deverá ser o vice campeão. Com méritos.

Boa prova também de Petter Solberg, que mesmo sem um grande apoio de uma montadora, se mantém entre os primeiros. Une muito bem experiência e velocidade.

Já a Ford gostou de seu ritmo no Japão. E projeta melhora para o restante da temporada. Ainda quer ir buscar o vice campeonato entre os pilotos, seja com Latvala, seja com Hirvonen. Meio tarde para isso. Mas é bom ver que os americanos vão retomar o foco.

Na F1, Hamilton reconheceu que errou. Lhe faltou paciência. Lembrou o antigo Hamilton, afobado, precipitado. Só lembrou. Porque nas declarações pós corrida disse que sabia da importância dos pontos que perdeu e que isso poderia refletir no campeonato. Mostra maturidade, o que é bom. Mas disse que não vai mudar o seu estilo agressivo. O que também é bom. Mas daqui pra frente, deverá ser mais cauteloso, pois já jogou fora uma grande chance de disparar.

Já Alosno, está de volta na briga. Venceu, teve sorte e dos cinco postulantes ao título, é o único que não terá um companheiro para dividir a atenção na equipe. A Ferrari vai concentrar suas forças no espanhol. O que será uma vantagem, com certeza. E com as melhoras da equipe, vai entrar de cabeça na briga.

Já na Red Bull, um desempenho abaixo do esperado, totalmente diferente do que vimos até agora. Contudo, a equipe dos energéticos ainda saiu no lucro. Vettel foi quarto, depois de uma estratégia arriscada de só parar na última volta, e Webber foi sexto, reassumindo a liderança do mundial. Poderia ter sido melhor, mas em Cingapura, as coisas deverão voltar ao normal. E a RBR deve surgir como favorita à vitória.

Já entre as novidades do dia, a Cosworth e a Lótus divulgaram que a parceria entre as duas só vai até o final do ano. Em 2011, o time malaio deverá usar motores Renault. E sendo a equipe mais estruturada entre as novatas, em 2011 eles tem tudo para melhorar e chegar ao nível de uma Toro Rosso, por exemplo, o que já seia um salto considerável.

Outra nova são os boatos de que Petter Sauber vá substituir Pedro de la Rosa já no próximo GP, em Cingapura. E o escolhido seria Nick Heidfeld. Ninguém confirma, mas ninguém desmente. Fato é que Sauber não está contente com o espanhol faz tempo. E trazer alguém que ele conhece bem como Heidfeld, poderia ser bom para o time. Seria uma troca de um piloto nota 4 ou 5 por um 6,5, talvez 7.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Raphael disse...

Grande Maulana, estou passando por aqui de novo, já fazia tempo que estava devendo uma visita!

Tenho que admitir que o Alonso fez mais do que todos esperavam - mas nada que não estivesse à altura da capacidade dele, o cara é bom mesmo. Não simpatizo muito com ele, particularmente por ter fama de puxar encrenca, mas tenho que admitir, o cara é bom.

Quanto à GP2, quem sabe se o Pastor Maldonado for para a F1, a PDVSA vai junto? Assim teremos uma equipe com uma quota de patrocínio razoável, talvez o suficiente para o venezuelano não passar vergonha em uma equipe novata e lisa.

(LISO aqui em Recife é gíria para quem não tem dinheiro, como o DURO de vocês aí)