Sebastien Ogier vence no Japão

E no Japão, deu Sebastien Ogier. Pela segunda vez no ano e na carreira o francês sobe ao lugar mais alto do pódio no WRC. Merecidissimo, diga-se de passagem. Para mim, Ogier é até agora o piloto do ano. E acredito que não devo mudar de opinião até o final da temporada. Afinal, o que ele tem feito não é qualquer um que faz.

No início da temporada, achava que a disputa desse ano seria forte entre Loeb e Hirvonen. Na Suécia, o primeiro indicio disso foi a vitória do finlandês. Mas logo Loeb começou a dominar e Hirvonen a ficar para trás. Pronto, um ano monótono se desenhava. Até que Ogier começou a aparecer entre os líderes, pontuando conquistando pódios, batendo na trave e relação à vitórias, destacando-se como ninguém imaginava. Acho que nem ele próprio.

E enfim, veio a primeira vitória, em Portugal. E com ela, o reconhecimento da equipe, que o promoveu para o time principal, em três eventos. Na Finlândia, no Japão e na Grã-Bretanha, Ogier teria a chance de provar que pode fazer parte da elite da Citroën.

No primeiro desafio diante da nova equipe, ficou em segundo. E a frente de Loeb. Agora, no Japão, venceu. E terminou bem a frente de hexacampeão. Prova de que a Citroën fez uma boa aposta. É cedo para dizer se Ogier será ou não campeão ou se desempenhará o mesmo papel na próxima temporada. Mas que ele tem provado ser muito bom, isso ele tem. E merece ocupar a posição que ocupa hoje.

Sobre o último dia do rali do Japão, hoje foi um dia de problemas. No início do dia, além de Ogier, Petter Solberg e Mikko Hirvonen também brigavam pelo título. Mas os dois tiveram problemas e abriram caminho para a vitória do francês. Uma pena, porque se desenhava um intensa disputa pela vitória até a última especial.

Solberg teve problemas com o amortecedor dianteiro esquerdo e pouco pôde fazer. Ainda foi heróico, mantendo-se em segundo. É outro piloto que tem um ano fantástico, unindo experiência à velocidade e talento.

Já Hirvonen, que era o último vencedor no Japão, não teve como ir além de um sexto lugar depois de problemas com a caixa de câmbio. Perdeu a chance de voltar a vencer.

Outros dois que tiveram problemas foram Kimi Raikkönen, que escapou da trilha e não conseguiu voltar, e o brasileiro paulo Nobre, que fazia um grande rali. Palmeirinha estava em décimo oitavo no geral e em quinto na classe produção quando problemas no motor o forçaram a abandonar.

Em tempo, Jari-Matti Latvala venceu a disputa com Dani Sordo pela última vaga no pódio e Sebastien Loeb veio logo atrás dos dois, em quinto e sem brilhar.

WRC agora só no início de outubro, entre os dias 1 e 3 na França. Casa de Ogier e Loeb.

Confira o resultado final do rali do Japão

1. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) 3h10min26.4s
2. Petter Solberg (NOR/Citroen) à 15.7s
3. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) à 26.0s
4. Dani Sordo (ESP/Citroen) à 35.2s
5. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) à 53.3s
6. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) à 1min13.5s
7. Henning Solberg (NOR/Ford) à 3min03.1s
8. Federico Villagra (ARG/Ford) à 10min17.9s
9. Jari Ketomaa (FIN/Ford) à 14min47.1s
10.Martin Prokop (TCH/Ford) à 15min20.8s

Foto: Motorsport.nextgen-auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: