Nos últimos dias, o nome de Kimi Raikkönen voltou a soar forte pelo mundo do automobilismo. O finlandês tornou-se, novamente, peça chave na dança das cadeiras da F1, mesmo sem estar na categoria, assim como no WRC. E suas decisões poderão mudar algumas coisas, principalmente na principal categoria do esporte a motor.
F1
Não é novidade que o nome de Kimi voltou a ser vinculado à Renault. Vimos várias notícias sobre isso nos últimos dias. Porém, Steve Robertson, empresário de Kimi, confirmou ao jornal finlandês Turun Sanomat que conversou sim com Eric Boullier, chefe da escuderia francesa. Segundo Robertson, ele "queria explorar todas as opções possíveis para 2011". E a volta a F1 é uma delas, já que nunca foi oficialmente descartada pelo piloto.
Pesa a favor da Renault o bom desempenho desse ano e, principalmente, o dinheiro. Por melhor que seja o ambiente do WRC, que Kimi sempre faz questão de destacar, o dinheiro não é o mesmo. Ele ganharia muito mais com um retorno à F1 do que ficando no WRC, penso eu. E ainda sendo jovem, ele poderia capitalizar mais um pouco, antes de partir definitivamente para o mundo dos ralis.
Sem contar que estará em uma equipe, pelo menos mediana. A exceção da Sauber, equipe pela qual fez sua estreia, Raikkönen sempre andou em times de ponta (leia-se McLaren e Ferrari). Não seria agora, a essa altura da carreira, que ele gostaria de pegar qualquer coisa que ande no meio do grid. Se voltar, ele irá querer ser competitivo e ter chances de andar na frente. E a Renault tem esperanças de voltar a ser o time que era. Tanto é que a equipe já andou especulando em comprar de volta as ações vendidas para o grupo Genii, tamanha foi a boa impressão deixada pelo carro desse ano.
Caso a Renault consiga juntar Raikkönen e Kubica e investir, terá chances de desenvolver um bom carro e conquistar bons patrocinadores para fazer um papel melhor em 2011, quem sabe brigando por mais pódios e até vitórias. Esse parece ser o plano.
WRC
Mas há também o WRC... e como disse antes, Kimi adora o clima mais leve dos ralis. Não tem toda aquela politicagem da F1 e tudo o que lhe incomoda. Lá ele pode ser ele mesmo, sem preocupação. Aparenta estar muito feliz nessa nova empreitada, como já declarou.
Sobre performance, está indo bem como piloto estreante e corre por uma boa equipe. Até venceu uma especial no rali da Alemanha. Está aprendendo ainda e resultados não são tão importantes no momento. Ficam em segundo plano.
Entretanto, o que mais chama a atenção é que Kimi já deu sua contribuição para a categoria, mesmo com apenas um ano de WRC. Muita gente passou a acompanhar os ralis por causa dele. Kimi tornou-se um grande atrativo. E por isso, é considerável a possibilidade de ele seguir por lá. Já estão até o vinculando a outras montadoras, principalmente à Mini, que volta ao WRC em 2011. E isso não deixa de ser um bom reconhecimento.
Kimi terá uma decisão difícil de se tomar. Volta para a F1 depois de um ano longe da categoria, correndo o risco de virar chacota, ou resolve investir de vez no WRC? Vai atrás de mais dinheiro e do glamour da F1, ou fica com a tranquilidade do WRC?
Espero que ele fique no WRC. Um faz bem ao outro.
F1
Não é novidade que o nome de Kimi voltou a ser vinculado à Renault. Vimos várias notícias sobre isso nos últimos dias. Porém, Steve Robertson, empresário de Kimi, confirmou ao jornal finlandês Turun Sanomat que conversou sim com Eric Boullier, chefe da escuderia francesa. Segundo Robertson, ele "queria explorar todas as opções possíveis para 2011". E a volta a F1 é uma delas, já que nunca foi oficialmente descartada pelo piloto.
Pesa a favor da Renault o bom desempenho desse ano e, principalmente, o dinheiro. Por melhor que seja o ambiente do WRC, que Kimi sempre faz questão de destacar, o dinheiro não é o mesmo. Ele ganharia muito mais com um retorno à F1 do que ficando no WRC, penso eu. E ainda sendo jovem, ele poderia capitalizar mais um pouco, antes de partir definitivamente para o mundo dos ralis.
Sem contar que estará em uma equipe, pelo menos mediana. A exceção da Sauber, equipe pela qual fez sua estreia, Raikkönen sempre andou em times de ponta (leia-se McLaren e Ferrari). Não seria agora, a essa altura da carreira, que ele gostaria de pegar qualquer coisa que ande no meio do grid. Se voltar, ele irá querer ser competitivo e ter chances de andar na frente. E a Renault tem esperanças de voltar a ser o time que era. Tanto é que a equipe já andou especulando em comprar de volta as ações vendidas para o grupo Genii, tamanha foi a boa impressão deixada pelo carro desse ano.
Caso a Renault consiga juntar Raikkönen e Kubica e investir, terá chances de desenvolver um bom carro e conquistar bons patrocinadores para fazer um papel melhor em 2011, quem sabe brigando por mais pódios e até vitórias. Esse parece ser o plano.
WRC
Mas há também o WRC... e como disse antes, Kimi adora o clima mais leve dos ralis. Não tem toda aquela politicagem da F1 e tudo o que lhe incomoda. Lá ele pode ser ele mesmo, sem preocupação. Aparenta estar muito feliz nessa nova empreitada, como já declarou.
Sobre performance, está indo bem como piloto estreante e corre por uma boa equipe. Até venceu uma especial no rali da Alemanha. Está aprendendo ainda e resultados não são tão importantes no momento. Ficam em segundo plano.
Entretanto, o que mais chama a atenção é que Kimi já deu sua contribuição para a categoria, mesmo com apenas um ano de WRC. Muita gente passou a acompanhar os ralis por causa dele. Kimi tornou-se um grande atrativo. E por isso, é considerável a possibilidade de ele seguir por lá. Já estão até o vinculando a outras montadoras, principalmente à Mini, que volta ao WRC em 2011. E isso não deixa de ser um bom reconhecimento.
Kimi terá uma decisão difícil de se tomar. Volta para a F1 depois de um ano longe da categoria, correndo o risco de virar chacota, ou resolve investir de vez no WRC? Vai atrás de mais dinheiro e do glamour da F1, ou fica com a tranquilidade do WRC?
Espero que ele fique no WRC. Um faz bem ao outro.
Fotos: Autosport.com
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