Aprendendo com as criticas

Depois de muitas trapalhadas no ano, Sebastian Vettel resolver falar sobre elas. E também sobre as criticas que vem recebendo por ser afobado em demasia, e que só aumentaram após mais uma confusão, no último fim de semana em Spa Francorchamps.

O jovem alemão admite alguns dos erros na temporada (GPs da Hungria e da Bélgica), diz que a F1 é um grande show e que sempre tem que estar bem, para ser considerado o melhor, mas que quando se erra, vira um idiota, afirma também que sabe muito bem quem ele é e que os erros vão lhe fazer aprender e crescer na categoria.

Vejo com bons olhos essas declarações do alemão. Que Vettel é talentoso, todo mudo sabe. Já cansei de escrever isso aqui também. Acho que ele tem um futuro brilhante pela frente e será um campeão mundial. Mas ao mesmo tempo em que é muito bom, é imaturo e prova que cede a certas pressões.

Vettel é muito instável, muito cru. Alterna momentos de puro talento com pura loucura. Ele sabe o que tem de fazer, como provam suas declarações. Entretanto, ainda não sabe como fazer. E vai continuar dando suas cabeçadas até o momento em que aprender a dosar sua agressividade.

Acredito que um bom comparativo com a atual situação de Vettel foi o que Lewis Hamilton viveu. Assombrou o mundo estreando com vitórias, poles e pódios em 2007, mas perdeu o título mais ganho dos últimos tempos, por erros bobos nas duas últimas provas. E olha que durante o ano, Hamilton não tinha cometido muitos erros.

E depois da perda, desembestou a errar, e por muito pouco não perdeu outro título.

Contudo, depois de um 2009 difícil e longe dos holofotes da F1, Hamilton criou juizo e tem tido um 2010 espetacular, muito mais maduro. E já não carrega mais a imagem de afobado, já que Vettel herdou o fardo.

Vettel tem tudo para seguir o mesmo caminho. Vai sofrer duras criticas ainda, mas isso faz parte do processo de crescimento como piloto. Não pode se deixar abater. Se ele estiver disposto a amadurecer, logo deixará essa imagem ruim para trás.

Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: