Motores podem decidir

Em seu blog, o jornalista Fábio Seixas publicou uma lista interessante e que servirá para possíveis projeções na briga pelo título da temporada. Quantos motores cada piloto já usou até o GP de Monza. Lembrando que cada piloto pode usar oito propulsores sem punição. Vamos à lista.

1 GP do 6º motor - Kubica e Petrov

2 GPs do 6º motor -
Webber e Barrichello

1 GP do 7º motor -
Button, Hamilton, Schumacher, Rosberg, Vettel, Hulkenberg, Sutil, Liuzzi, Buemi, Alguersuari, Trulli, Kovalainen, Yamamoto, Bruno, Kobayashi, Glock e Di Grassi

1 GP do 8º motor - Massa e Alonso
2 GPs do 9º motor - De La Rosa

Alguns pitacos. A Renault pode não ter o motor mais potente do grid, mas com certeza tem o mais durável e confiável. Que o digam os dois pilotos do time oficial, que ainda estão na primeira corrida do sexto motor e Mark Webber, da Red Bull, que está na segunda do sexto motor. Só Vettel teve alguns problemas com ele, no início do ano. Usou pela primeira vez o sétimo propulsor.

Mercedes e Cosworth também estão bem no quesito durabilidade. Todos os pilotos que usam motores Mercedes usaram o sétimo pela primeira vez em Monza. Já pela Cosworth, só Barrichello é a excessão. Usou seu sexto motor pela segunda vez na Itália. De resto, os propulsores ingleses estão na mesm situação dos alemães.

Já a Ferrari... os motores italianos equipam seis carros do grid. Metade deles (Kobayashi, Buemi e Alguersuari) estão na primeira corrida do sétimo motor. Na matriz, Alonso e Massa já estão na primeira corrida do oitavo motor. E Pedro de la Rosa, que agora foi trocado por Nick Heidfeld, já estourou o limite faz tempo. Disputou duas provas com o nono propulsor.

Falando então da disputa pelo título, Mark Webber está tranquilo em relação ao quesito motores. Faltam cinco provas e ele tem dois para usar. Hamilton, Button e Vettel também estão na média. Não devem ter problemas até o fim da temporada.

Agora, a situação de Alonso é um pouco mais complicada. Para não receber punições, vai ter de se poupar um pouco. Está no limite. Mesmo tendo a opção de reutilizar motores, todos já terão certo gasto. É difícil que ele escape de uma punição.

Como vemos, os motores poderão decidir o rumo do campeonato. E Webber também leva vantagem nisso.

Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: