Disputa equilibrada

Equilibrio. Essa é a palavra que melhor define a disputa do primeiro dia do Rali de Portugal. Quem achava que a Citroen daria um baile na Ford e que a briga ficaria entre Loeb e Ogier, com Solberg incomodando, assim como eu pensava, errou feio. A Ford mostrou força e não deu sossego aos franceses. E o resultado foi uma dobradinha finlandesa nesse primeiro dia, com Latvala em primeiro e Hirvonen em segundo.

Ontem, a Ford já tinha vencido a primeira especial com o vice campeão de 2009. E Hirvonen seguiu liderando boa parte da manhã. Só no fim do período que Sebastien Ogier veio para lhe tirar a ponta. Porém, durante as sete especiais de hoje, muito equilibrio, com as duplas das principais equipes se marcando ferrenhamente.

O que mais chamou a atenção, no entanto, foi uma tática usada pela Citroen no fim do dia. Como ninguém conseguiu disparar e criar uma boa vantagem em relação aos rivais, Loeb e principalmente Ogier, tiraram o pé na SS7, deixando que os carros da Ford ficassem com os dois primeiros lugares. Assim, eles imaginam que os adversários, por entrarem antes nas especiais de amanhã, limparão a trilha. O próprio Loeb admitiu a estratégia para a Autosport portuguesa.

É uma estratégia muito utilizada. Se vai dar certo ou não, é outra história. Acredito que, mesmo com essa tática dos franceses, o equilibrio será mantido amanhã. Talvez haja uma separação maior entre os líderes, mas os quatro devem disputar a vitória até o último dia.

Quem ficou de fora da disputa, infelizmente, foi Petter Solberg, que teve um dia de muito azar hoje. Vários pneus furados lhe limitaram a um quinto lugar, distante da briga. E na última especial, dois furos em sequencia derrubaram o norueguês para o vigésimo lugar. Uma pena. Já Kimi Raikkönen, andou ali nas posições intermediárias de pontuação e conseguiu salvar um bom nono lugar.

Para finalizar, em sua estreia pela Mini Daniel Oliveira faz uma grande prova e é o vigésimo primeiro no geral. Em uma equipe que não é a oficial, é um resultado e tanto, até por sua falta de experiencia no WRC. Fiquemos de olho, sem nos iludirmos. O trabalho nesse primeiro dia tem sido bom e tem tudo para evoluir ainda mais.

Confira o resultado do primeiro dia do Rali de Portugal

1. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) 1h23min31.4s
2. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) a 11.5s
3. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 13.7s
4. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) a 16.7s
5. Henning Solberg (NOR/Stobart Ford) a 2min06.5s
6. Matthew Wilson (ING/Stobart Ford) a 2min11.2s
7. Armindo Araujo (POR/Italia Mini) a 3min43.7s
8. Federico Villagra (ARG/Munchi's Ford) a 4min31.9s
9. Kimi Raikkonen (FIN/Ice 1 Citroen) a 4min33.1s
10. Khalid Al Qassimi (EAU/Abu Dhabi Ford) a 4min35.2s

Foto: NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: