Kimi e a Nascar

Ainda não tinha tido a oportunidade de comentar sobre a ida de Kimi Raikkönen para a Nascar. O finlandês vai começar de baixo, na Truck Series, a partir do dia 20 de maio, em Charlotte. O plano é ir subindo, com o tempo, para a Nationwide, e depois para a Sprint Cup, categoria principal da Nascar.

Em 2011, ele fará apenas algumas participações, uma vez que ainda tem que correr em mais algumas etapas do WRC com sua equipe, a Ice 1 Racing. Aliás, ele também levará seu time para os EUA.

Vejo nessa decisão de Kimi um piloto que ainda busca uma categoria em que ele possa trabalhar do seu jeito. Ele saiu da F1, por não concordar com a politicagem da categoria. No WRC, apesar de estar lá há pouco tempo, ele também parece não ter se adaptado, tanto que teve de montar seu time para correr nessa temporada. Isso sendo uma das estrelas da categoria, posição alcançada mais por ser um ex-campeão da F1 do que por seu desempenho nas trilhas.

Ir correr nos EUA, é mais um risco que Kimi assume. Como disse Nelsinho Piquet uma vez, lá você tem de chegar de cabeça baixa e aprender com o pessoal que te cerca. Quem tem atitude de estrela, não dura. Nisso, creio que Raikkönen não terá problemas.

O que vai pesra é a adaptação rápida às corridas, a maioria disputadas em ovais. Se não mostrar resultados rápidos, corre o risco de não ter novas chances no futuro. Será um belo desafio para o Iceman.
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2 comentários:

Vantoil Jr. disse...

Sinceramente, acho a Nascar bem mais ou menos, é de longe a categoria que menos me empolga (me empolga sim, mas menos que outras categorias). A impressão que tenho é que apesar dos carros serem "iguais" em um oval (principalmente os superspeedways) o piloto não consegue compensar no braço um acerto mal feito ou mesmo um tempo perdido (se não fosse as amarelas; depois que alguém ficasse para trás do grupo nunca mais chegaria porque ficou fora do "vácuo"). Sem contar umas regras ridículas, tipo aumentar o número de voltas no final da corrida quando tem amarela e o chase (se bem que a Stock-car tem o playoff e a F1 está copiando em ter regras ridículas). Por isso não acho legal o Kimi Raikkonen lá, tenho a impressão que é o maior desperdício de talento que temos na história do automobilismo mundial (nossa essa eu peguei pesado).

O automobilismo americano tem sim algumas coisas legais, algumas coisas mais de raízes contra a alta tecnologia do automobilismo europeu. Sou fã do estilo de pit/lane boxes com a mureta e os mecânicos pulando lá de trás quando o carro vai trocar pneus/abastecer e a garagem lá no meio do circuito, meio que improvisado. Sem contar algumas pistas como Road Atlanta, Road America, Laguna Seca, Portland, Sebring, Watkins Glen e outras que não lembro agora.

Se fosse para o Kimi ir correr nos EUA, porque ele não corre em uma categoria que corre em pistas mistas?? Gostaria de ver ele na Gand-Am ou na ALMS ou mesmo na Indy.

Sabe qual o problema de ir muitos pilotos de fora correr na Nascar? Os EUA já acham que o universo gira em torno deles, aí vão começar a achar que eles têm os melhores pilotos e automobilismo de ponta é a Nascar. Daqui a pouco sai um filme de Hollywood sobre a Nascar e o vilão vai ser um piloto europeu ou latino americano ex-campeão da F1 que vai para os EUA correr na Nascar com problemas de alcoolismo e que não respeita as regras.

Diego Maulana disse...

Também não sou um GRANDE fã da Nascar. Passei a acompanhar mais por causa do Paludo e do Nelsinho. Mas pelo que vejo, assim de longe, é uma categoria que combina com o Kimi. Parece ter um clima mais de mais camaradagem, diferente da F1. Porém, posso estar enganado. Só não entendo porque ele não se adaptou tanto ao WRC. Ele parecia estar bem lá. Enfim...

Sobre um filme, isso já tem. É uma comédia bem escrachada, chamada Ricky Bobby, a toda velocidade. Mas toca nesse ponto da Nascar ser top perto das categorias da Europa.