Nesta madrugada, percebi que estou completamente fora de forma para acompanhar a F1 de madrugada. Quase não assisto ao treino de classificação, foi uma luta ficar com os olhos abertos. Um martirio. Raciocinar depois do treino então, para escrever um post, não havia como. Só pensava em apertar o botão do controle remoto e delisgar a TV. Por isso, só agora venho para escrever, sobre a primeira pole do ano. E vocês sabem de quem...
Vettel foi dominante durante toda a sessão, mostrando que era o homem a ser batido. Mas como bater um cara motivado, buscando o bicampeonato em um carro como o RB7. O fato é que, além do talento de Vettel, ontem ficou provado, pela enésima vez, que Adrian Newey é o cara. Que carro é esse, que possibilita um piloto a ficar a quase um segundo do rival mais próximo? E que piloto é esse que fica a quase um segundo do próprio companheiro, que tem a mesma maravilha em mãos? Vettel e Red Bull formam um casamento perfeito.
Não há muito mais o que falar. Vai ser dificil superar o alemão na corrida.
Segundo colocado, Lewis Hamilton jogou um balde de água fria em quem duvidava da McLaren. A mudança do assoalho e do escapamento do carro parecem ter surtido efeito. É hoje quem está mais próxima da Red Bull e conseguir um lugar na primeira fila, superando Webber no finalzinho, é um baita prêmio. Aliás, nas posições seguintes, aparecem o australiano e Button, confirmando que essas são as duas principais forças para essa prova.
Já a Ferrari decepcionou. Alonso foi só o quinto e Massa não passou de oitavo. Além disso o brasileiro quase ficou no Q1. Se tivesse enfrentado trafego em sua última volta do Q1... Felipe parece sentir uma certa pressão de mostrar que pode acompanhar Alonso. E isso vai atrapalhá-lo. Quanto ao carro italiano, a esperança é de tudo ficar mais equilibrado na prova e das estratégias funcionarem.
Quem me surpreendeu bastante foi Vitaly Petrov. O russo se encaixou bem com o carro da Lótus Renault e na pista de Albert Park. Em todas as praticas andou na frente de Heidfeld, que sequer passou do Q1, outra grande surpresa. Enquanto isso, Petrov, sem chamar atençao, larga em sexto. Se não cometer barbaries, vai pontuar na corrida.
Vejo uma briga no meio do grid muito boa. Mercedes, Lótus Renault, Sauber, Toro Rosso e Williams têm um nível semelhante. Vão se revezar bastante na zona e pontuação nesse início de ano. Só a Force India que parece estar um pouco atrás. Por falar em Williams, acredito que Rubinho teria estado no Q3, caso não tivesse errado sua volta e parado na brita. Ficou pelo Q2, sem tempo e larga em 17º. Contudo, espero uma boa prova do brasileiro.
Entre as nanicas, Hispania não corre. Já era esperado que não conseguiriam superar a regra dos 107%. Marussia Virgin entrou na bacia das almas.
Outro ponto para a Red Bull estará na largada. Segundo li no blog do Fábio Seixas, que viu no blog do James Allen, a equipe tem um KERS mais leve e que não funciona sempre, apenas na largada. Todos devem ter notado que Vettel não o acionou durante sua volta. Mais um golpe de mestre de Newey? Provavelmente. Com isso, o carro fica mais leve, sem perder o impulso do dispositivo na saída, que poderia fazer falta na largada contra um carro que use o KERS.
No mais, a Red Bull é favorita, inclusive para fazer uma dobradinha, uma vez que acredito que Webber possa andar mais. A equipe está um degrau acima das concorrentes.
Grid de largada
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min23s529
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s778
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s866
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s250
5°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s445
6°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s718
7°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s892
8°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s070
9°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s097
10°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s537
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min25s971
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min26s103
13°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min26s108
14°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min26s739
15°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min26s768
16°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min31s407
17°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Sem tempo
18°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), 1min27s239
19°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), 1min29s254
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), 1min29s342
21°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min29s858
22°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 1min30s822
Não se classificaram para a prova
23°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 1min32s978
24°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) 1min34s293
Vettel foi dominante durante toda a sessão, mostrando que era o homem a ser batido. Mas como bater um cara motivado, buscando o bicampeonato em um carro como o RB7. O fato é que, além do talento de Vettel, ontem ficou provado, pela enésima vez, que Adrian Newey é o cara. Que carro é esse, que possibilita um piloto a ficar a quase um segundo do rival mais próximo? E que piloto é esse que fica a quase um segundo do próprio companheiro, que tem a mesma maravilha em mãos? Vettel e Red Bull formam um casamento perfeito.
Não há muito mais o que falar. Vai ser dificil superar o alemão na corrida.
Segundo colocado, Lewis Hamilton jogou um balde de água fria em quem duvidava da McLaren. A mudança do assoalho e do escapamento do carro parecem ter surtido efeito. É hoje quem está mais próxima da Red Bull e conseguir um lugar na primeira fila, superando Webber no finalzinho, é um baita prêmio. Aliás, nas posições seguintes, aparecem o australiano e Button, confirmando que essas são as duas principais forças para essa prova.
Já a Ferrari decepcionou. Alonso foi só o quinto e Massa não passou de oitavo. Além disso o brasileiro quase ficou no Q1. Se tivesse enfrentado trafego em sua última volta do Q1... Felipe parece sentir uma certa pressão de mostrar que pode acompanhar Alonso. E isso vai atrapalhá-lo. Quanto ao carro italiano, a esperança é de tudo ficar mais equilibrado na prova e das estratégias funcionarem.
Quem me surpreendeu bastante foi Vitaly Petrov. O russo se encaixou bem com o carro da Lótus Renault e na pista de Albert Park. Em todas as praticas andou na frente de Heidfeld, que sequer passou do Q1, outra grande surpresa. Enquanto isso, Petrov, sem chamar atençao, larga em sexto. Se não cometer barbaries, vai pontuar na corrida.
Vejo uma briga no meio do grid muito boa. Mercedes, Lótus Renault, Sauber, Toro Rosso e Williams têm um nível semelhante. Vão se revezar bastante na zona e pontuação nesse início de ano. Só a Force India que parece estar um pouco atrás. Por falar em Williams, acredito que Rubinho teria estado no Q3, caso não tivesse errado sua volta e parado na brita. Ficou pelo Q2, sem tempo e larga em 17º. Contudo, espero uma boa prova do brasileiro.
Entre as nanicas, Hispania não corre. Já era esperado que não conseguiriam superar a regra dos 107%. Marussia Virgin entrou na bacia das almas.
Outro ponto para a Red Bull estará na largada. Segundo li no blog do Fábio Seixas, que viu no blog do James Allen, a equipe tem um KERS mais leve e que não funciona sempre, apenas na largada. Todos devem ter notado que Vettel não o acionou durante sua volta. Mais um golpe de mestre de Newey? Provavelmente. Com isso, o carro fica mais leve, sem perder o impulso do dispositivo na saída, que poderia fazer falta na largada contra um carro que use o KERS.
No mais, a Red Bull é favorita, inclusive para fazer uma dobradinha, uma vez que acredito que Webber possa andar mais. A equipe está um degrau acima das concorrentes.
Grid de largada
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min23s529
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s778
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s866
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s250
5°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s445
6°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s718
7°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s892
8°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s070
9°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s097
10°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s537
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min25s971
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min26s103
13°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min26s108
14°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min26s739
15°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min26s768
16°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min31s407
17°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Sem tempo
18°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), 1min27s239
19°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), 1min29s254
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), 1min29s342
21°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min29s858
22°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 1min30s822
Não se classificaram para a prova
23°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 1min32s978
24°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) 1min34s293
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário