As chaves para começar bem a temprada da F1

Lendo hoje as noticias sobre a F1, vi uma declaração do chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali, que vai de encontro exatamente com o que penso sobre esse início de temporada: os treinos de classificação perderam um pouco de importância e quem conseguir economizar pneus, terá uma vantagem.

Eis o que disse o italiano. "Do que eu vi nos testes, estes pneus são muito diferentes dos que usamos no passado. Então, nós teremos que adotar uma nova abordagem e claramente, do que vimos até agora, o número de paradas exigidas para completar a corrida de forma competitiva será maior do que antes. O maior impacto é a possibilidade de a classificação e a posição no grid ter menos importância que em 2010."

Mais um pouquinho de Domenicali sobre o assunto. "De uma forma simples, existe mais chance de um carro que não marcou o melhor tempo e não conquistou a pole position poder vencer a corrida. Será absolutamente vital ter a estratégia certa para poder vencer a corrida".

Como vimos, o italiano está meio cético em relação aos treinos classificatórios. E acho que ele tem razão. Conforme Domenicalli disse, a classificação perderá um pouco de sua importância. Pelo menos nesse início de temporada. Se em 2010 eles serviram como um bom termometro para sabermos o que esperar da corrida, em 2011 o mesmo não deverá acontecer.

Isso se deve aos novos pneus Pirelli. Com seu desgaste maior do que os Bridgestone do ano passado, as estratégias durante a prova certamente voltarão a ganhar destaque. Por causa dessa incerteza em torno da durabilidade dos compostos, vários cenários podem ser formados dentro de uma só janela de pits, dando uma chance a pilotos que não conseguiram se classificar bem de irem para frente. Tudo vai depender da ousadia na estratégia e das condições de pista. No Canadá, por exemplo, onde a pista é bem abrasiva, as mudanças de posições deverão ser constantes e a corrida bastante movimentada.

No entanto, essa importância que as estratégias ganham, apresentam outro fator. Com mais paradas, com certeza teremos mais ultrapassagens nos boxes, o que muitos abominam. Mesmo com a adição de vários aparatos para aumentar as disputas, muitas etapas voltarão a ser decididas nas paradas.

Outro fator importante a se frisar sobre o desgaste de pneus é que o piloto que souber economizá-los, poderá se dar bem, pois abrirá novas opções de estratégia para o time. No ano passado, Jenson Button conseguiu vitórias assim. Sua tocada mais suave pode, por exemplo, levar a McLaren a surpreender, uma vez que os ingleses não parecem ter o mesmo ritmo das rivais Ferrrai e Red Bull.

Esse começo de temporada promete ser bem movimentado. Enquanto equipes e pilotos não entenderem o melhor jeito de usar os pneus, as estatégias ditarão as corridas.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: