

Mais um pouquinho de Domenicali sobre o assunto. "De uma forma simples, existe mais chance de um carro que não marcou o melhor tempo e não conquistou a pole position poder vencer a corrida. Será absolutamente vital ter a estratégia certa para poder vencer a corrida".
Como vimos, o italiano está meio cético em relação aos treinos classificatórios. E acho que ele tem razão. Conforme Domenicalli disse, a classificação perderá um pouco de sua importância. Pelo menos nesse início de temporada. Se em 2010 eles serviram como um bom termometro para sabermos o que esperar da corrida, em 2011 o mesmo não deverá acontecer.
Isso se deve aos novos pneus Pirelli. Com seu desgaste maior do que os Bridgestone do ano passado, as estratégias durante a prova certamente voltarão a ganhar destaque. Por causa dessa incerteza em torno da durabilidade dos compostos, vários cenários podem ser formados dentro de uma só janela de pits, dando uma chance a pilotos que não conseguiram se classificar bem de irem para frente. Tudo vai depender da ousadia na estratégia e das condições de pista. No Canadá, por exemplo, onde a pista é bem abrasiva, as mudanças de posições deverão ser constantes e a corrida bastante movimentada.

Outro fator importante a se frisar sobre o desgaste de pneus é que o piloto que souber economizá-los, poderá se dar bem, pois abrirá novas opções de estratégia para o time. No ano passado, Jenson Button conseguiu vitórias assim. Sua tocada mais suave pode, por exemplo, levar a McLaren a surpreender, uma vez que os ingleses não parecem ter o mesmo ritmo das rivais Ferrrai e Red Bull.
Esse começo de temporada promete ser bem movimentado. Enquanto equipes e pilotos não entenderem o melhor jeito de usar os pneus, as estatégias ditarão as corridas.
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário