Rivalidade pode provocar a derrota da Honda?

Após os testes de pré-temporada da Moto GP, acredito que tenha ficado clara a situação de cada equipe para esse início de temporada. E ao que tudo indica, a Honda pulou na frente das rivais Yamaha e Ducati. É o time a ser batido nas primeiras provas do campeonato. Foi a equipe que mais mostrou consistência e que mais liderou sessões. O trio Andrea Dovizioso, Casey Stoner e Dani Pedrosa tem uma baita moto nas mãos.

Porém, o campeão da categoria em 1993, Kevin Schwantz, fez um alerta que deve ser levado em consideração: uma possível briga pela liderança da equipe, entre Pedrosa e Stoner, pode acabar prejudicando a Honda.

Depois de cinco temporadas na Moto GP, um título e um vice campeonato, Casey Stoner chega à Honda com status de estrela. Merecido e conquistado na pista. A contratação do australiano faz parte da estratégia do time japonês de voltar a conquistar o título, o que não ocorre desde 2006, com Nicky Hayden.

Contudo, ao chegar a sua nova equipe, Casey logo se deparou com um osso duro de roer, que atende pela alcunha de Dani Pedrosa. O espanhol parte para sua sexta temporada no time japonês, tendo conquistado seu espaço aos poucos. Tanto que foi o líder incontestável da equipe nos últimos anos. Dani já tem seu território cuidadosamente demarcado e não irá abrir mão dele de forma alguma.

Coincidentemente, Stoner e Pedrosa já se conhecem de longa data na Honda. Ambos estrearam na Moto GP em 2006, Pedrosa pela equipe principal da Honda e Stoner pela LCR Honda. No ano anterior, o espanhol já havia derrotado o australiano na 250cc. Dovizioso, só para constar, foi o terceiro na oportunidade. Ou seja, já há uma certa rivalidade entre ambos.

Essa disputa interna poderá ser muito perigosa para a Honda, caso seus dois pilotos não controlem seus egos. Ambos vão querer ser privilegiados e ouvidos pelo time, cada um usando seus argumentos. Stoner é campeão mundial e conseguiu levar a Ducati a seu primeiro e único título na categoria. Tem, talvez, uma vivência maior do que a do espanhol, apesar de ambos terem cinco temporadas nas costas, uma vez que essa é sua terceira equipe. Já Pedrosa conhece tudo da Honda. Sabe onde encontrar até um parafuso novo para sua moto, é bem relacionado dentro do time. Tem uma vivência dentro da equipe que não pode ser comparada à de Stoner.

E ainda tem o Dovizioso, que deve fazer apenas figuração entre os dois titãs. Mas nunca se sabe...

Será difícil para a Honda, mas caso os problemas apareçam, terão de ser contornados de forma que um não se sinta desprestigiado lá dentro e de que o outro siga sabendo que terá tratamento igual ao dos companheiros. Se o pessoal da Honda saiba trabalhar e controlar o ego de suas estrelas, pinta como grande favorita em 2011. Caso contrário, pode por tudo a perder.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: