A primeira etapa da temporada 2011 não fugiu muito do que todos previam após o banho que Sebastian Vettel deu nos concorrentes durante os treinos de classificação. Vitória fácil, tranquila do atual campeão do mundo, que começa bem a busca pelo bicampeonato.
O alemão não deu chance aos concorrentes e passeou pelo circuito de Albert Park por 58 voltas, sendo muito pouco incomodado por Lewis Hamilton, único que conseguiu andar próximo a ele em algum momento. Vitória incontestável. Pilotagem perfeita de Vettel. E só.
Não há muito o que analisar sobre a vitória do alemão. Todos conhecemos sua capacidade. Quando está tranquilo, não erra. E quando tem o melhor carro nesse tipo de ocasião, vence. Simples assim. Vettel fez uma corrida fácil ficar fácil.
Já sobre a Red Bull, tenho algumas coisas a dizer. De longe, é o melhor carro. Disparado. Porém, seu desempenho é melhor nos treinos do que nas corridas. Ainda mais porque a RBR não usa o KERS, que não chega a fazer tanta falta, mas que é uma vantagem dos rivais. Vimos isso quando Webber, com pneus macios, tentou passar Alonso, que calçava os duros. Por mais que tentasse e se aproximasse do espanhol na curvas, na reta o australiano comia poeira. É algo ainda a se trabalhar nesse carro. Aliás, a história do mini-KERS, que seria usado apenas na largada, não se confirmou. Por outro lado, o equilibrio do RB7 impressiona, a ponto de dar a oportunidade a Vettel de fazer o que fez.
Sobre a corrida, tirando algumas disputas, foi chata. Muito por conta dos pit stops. Aumentar o número de paradas não é garantia de bom espetáculo, como se viu hoje. Muito pelo contrário. Torna a corrida confusa e chata. Além disso, as novidades não funcionaram tão bem quanto o esperado. A asa traseira móvel e o KERS não chegaram a deixar as disputas mais acirradas. São coisas que podem funcionar mais para frente. Mas foram um fiasco hoje.
Entretanto, vimos, pelo menos, duas coisas bem bacanas. A primeira foi o pódio inesperado de Vitaly Petrov. O russo guiou muito durante todo o fim de semana e colocou seu companheiro, o experiente Nick Heidfeld no bolso. Foi consistente durante toda a prova, sem errar, sem dar margem aos adversários. Surpreendente.
A segunda foi a sétima posição de Sergio Perez. O mexicano também terminou a frente de seu companheiro, Kamui Kobayashi, o mito, muito por causa de seu tato. Largou com pneus duros, deu 25 voltas e trocou pelos macios. E não parou mais. Foram 33 voltas com a tal borracha que desgastava em pouco tempo. E olha que nesse período ele chegou a ter a melhor volta da prova. Mostrou que dá pra fazer os pneus durarem. As equipes deverão estar mais atentas a isso na Malásia.
Entre os brasileiros, Felipe Massa foi o nono e Rubinho não completou. O primeiro andou forte nas primeiras voltas, depois de uma ótima largada e segurou Jenson Button por várias voltas. Mas depois do primeiro pit, sumiu da prova e só apareceu de novo lutando com Buemi pelo nono posto. Poderia ter feito mais.
Já o segundo, largou em décimo sétimo, caiu para último após uma saída de pista e vinah fazendo uma grande prova de recuperação, quando bateu em Nico Rosberg na disputa pelo sétimo lugar. Estragou a sua e a corrida do alemão, que abandonou em seguida. Barrichello abandonou no fim, com problemas no câmbio. Mas mostrou que tinha carro para brigar entre os dez, no mínimo, e também poderia ter feito mais.
F1 agora só na Malásia, daqui a duas semanas.
Resultado final
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1h29min30s259
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 22s2
3°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 30s5
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 31s7
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 38s1
6°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 54s3
7°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1min05s8
8°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min16s8
9°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min25s1
10°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
12°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 1 volta
15°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 2 voltas
16°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), a 4 voltas
17°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 5 voltas
18°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Abandonou
19°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), Abandonou
20°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), Abandonou
21°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), Abandonou
22°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), Abandonou
Melhor volta: Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min28s947 (volta 55)
O alemão não deu chance aos concorrentes e passeou pelo circuito de Albert Park por 58 voltas, sendo muito pouco incomodado por Lewis Hamilton, único que conseguiu andar próximo a ele em algum momento. Vitória incontestável. Pilotagem perfeita de Vettel. E só.
Não há muito o que analisar sobre a vitória do alemão. Todos conhecemos sua capacidade. Quando está tranquilo, não erra. E quando tem o melhor carro nesse tipo de ocasião, vence. Simples assim. Vettel fez uma corrida fácil ficar fácil.
Já sobre a Red Bull, tenho algumas coisas a dizer. De longe, é o melhor carro. Disparado. Porém, seu desempenho é melhor nos treinos do que nas corridas. Ainda mais porque a RBR não usa o KERS, que não chega a fazer tanta falta, mas que é uma vantagem dos rivais. Vimos isso quando Webber, com pneus macios, tentou passar Alonso, que calçava os duros. Por mais que tentasse e se aproximasse do espanhol na curvas, na reta o australiano comia poeira. É algo ainda a se trabalhar nesse carro. Aliás, a história do mini-KERS, que seria usado apenas na largada, não se confirmou. Por outro lado, o equilibrio do RB7 impressiona, a ponto de dar a oportunidade a Vettel de fazer o que fez.
Sobre a corrida, tirando algumas disputas, foi chata. Muito por conta dos pit stops. Aumentar o número de paradas não é garantia de bom espetáculo, como se viu hoje. Muito pelo contrário. Torna a corrida confusa e chata. Além disso, as novidades não funcionaram tão bem quanto o esperado. A asa traseira móvel e o KERS não chegaram a deixar as disputas mais acirradas. São coisas que podem funcionar mais para frente. Mas foram um fiasco hoje.
Entretanto, vimos, pelo menos, duas coisas bem bacanas. A primeira foi o pódio inesperado de Vitaly Petrov. O russo guiou muito durante todo o fim de semana e colocou seu companheiro, o experiente Nick Heidfeld no bolso. Foi consistente durante toda a prova, sem errar, sem dar margem aos adversários. Surpreendente.
A segunda foi a sétima posição de Sergio Perez. O mexicano também terminou a frente de seu companheiro, Kamui Kobayashi, o mito, muito por causa de seu tato. Largou com pneus duros, deu 25 voltas e trocou pelos macios. E não parou mais. Foram 33 voltas com a tal borracha que desgastava em pouco tempo. E olha que nesse período ele chegou a ter a melhor volta da prova. Mostrou que dá pra fazer os pneus durarem. As equipes deverão estar mais atentas a isso na Malásia.
Entre os brasileiros, Felipe Massa foi o nono e Rubinho não completou. O primeiro andou forte nas primeiras voltas, depois de uma ótima largada e segurou Jenson Button por várias voltas. Mas depois do primeiro pit, sumiu da prova e só apareceu de novo lutando com Buemi pelo nono posto. Poderia ter feito mais.
Já o segundo, largou em décimo sétimo, caiu para último após uma saída de pista e vinah fazendo uma grande prova de recuperação, quando bateu em Nico Rosberg na disputa pelo sétimo lugar. Estragou a sua e a corrida do alemão, que abandonou em seguida. Barrichello abandonou no fim, com problemas no câmbio. Mas mostrou que tinha carro para brigar entre os dez, no mínimo, e também poderia ter feito mais.
F1 agora só na Malásia, daqui a duas semanas.
Resultado final
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1h29min30s259
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 22s2
3°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 30s5
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 31s7
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 38s1
6°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 54s3
7°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1min05s8
8°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min16s8
9°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min25s1
10°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
12°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 1 volta
15°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 2 voltas
16°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), a 4 voltas
17°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 5 voltas
18°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Abandonou
19°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), Abandonou
20°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), Abandonou
21°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), Abandonou
22°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), Abandonou
Melhor volta: Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min28s947 (volta 55)
Foto: Autosport.com
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