Bicampeão


Casey Stoner conseguiu. O australiano venceu em Phillip Island e tornou-se o bicampeão da MotoGP, exatamente no dia em que completou 26 anos de idade. Um presente e tanto para o piloto que dominou completamente a temporada e que esteve no pódio em todas as provas, exceto no GP de Jerez de la Frontera, onde foi derrubado por Valentino Rossi.

Para ser campeão em casa, Stoner precisava vencer e torcer para que Jorge Lorenzo não chegasse ao pódio. Mas não houve necessidade de contar com um mau desempenho do espanhol, porque ele não correu. No Warm Up, Lorenzo sofreu uma queda e o resultado disso foi um feio para ele. O espanhol se machucou, perdeu parte do dedo anelar e teve de passar por cirurgia. Assim, Stoner já não precisava mais vencer para conquistar a taça. Um sexto lugar bastava. Mas quem disse que ele estaria contente apenas com isso?

Na largada, ele manteve a ponta. E abriu vantagem para os rivais, que brigavam pelas posições restantes. Apenas 14 motos largaram. Além de Lorenzo, seu companheiro Ben Spies também não largou, deixando a Yamaha sem pontos neste fim de semana. Damian Cudlin, que substituia Hector Barbera também não correu, após sofrer um acidente nos treinos livres.

Confortável na frente, Casey não teve quem o ameaçasse durante quase toda a corrida. Quase toda. Porque as voltas finais foram de suspense e drama, com o início de uma leve chuva em alguns pontos de circuito. As equipes já preparavam as motos com pneus de chuva e todos se perguntavam: entrar ou não nos pits para trocar de moto? Nicky Hayden fez a troca. Alvaro Bautista, Cal Crutchlow e Hiroshi Aoyama não, e caíram. Mas Stoner não fez. Manteve-se firme na pista. E venceu pela quinta vez seguida no belo circuito de Phillip Island, para festa dele, da equipe e da torcida. O bicampeonato havia chegado.
Casey Stoner pôde comemorar seu bicampeonato em casa, com sua quinta vitória consecutiva em Phillip Island
A segunda posição ficou com Marco Simoncelli, conquistada na última volta com uma bela ultrapassagem em Andrea Dovizioso, o terceiro, recuperando o posto em que esteve na maior parte da prova. Ambos protagonizaram a melhor disputa do dia. Dani Pedrosa foi o quarto. Já Valentino Rossi, caiu.

O título de Stoner foi merecidíssimo. Iria acontecer nessa ou nas próximas provas. Uma pena foi Lorenzo não ter participado da prova. Vencer o título com seu rival na pista, traria um gostinho ainda mais doce para o australiano. Mas isson não diminui o feito de Casey Stoner, agora o 12º piloto que mais venceu na MotoGP.

Na próxima semana, acontece o GP da Malásia, provavelmente sem Lorenzo ainda. Mas o campeonato já está decidido...

Resultado final 

1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 42min02s425 
2º. Marco Simoncelli (ITA/Gresini Honda), a 2s210 
3º. Andrea Dovizioso (ITA/Honda), a 2s454 
4º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 13s160 
5º. Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha), a 30s886 
6º. Randy de Puniet (FRA/Pramac Ducati), a 48s800 
7º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 1min16s314 
8º. Toni Elías (ESP/LCR Honda), a 1 volta 
9º. Loris Capirossi (ITA/Pramac Ducati), a 1 volta 
10º. Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati), a 2 voltas 

Abandonaram 

Alvaro Bautista (ESP/Suzuki) 
Hiroshi Aoyama (JAP/Gresini Honda) 
Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) 
Valentino Rossi (ITA/Ducati)

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: