Ainda não me recompus do acidente e da posterior morte de Marco Simoncelli ontem, em Sepang. Repito: não é fácil ver alguém que você admira morrer de forma tão trágica, tão repentina e em uma semana em que outra tragédia já havia ocorrido. Não é fácil acordar em uma segunda-feira, abrir o noticiário do esporte que você realmente ama e ler que, enquanto um piloto era sepultado, depois de uma morte trágica, outro, jovem e promissor, perdia a vida fazendo o que gostava. É duro entender.
Episódios como esses acabam por deixar qualquer fã de corridas perplexos, se perguntando o que está acontecendo. Todos sabemos dos riscos embutidos no automobilismo e no motociclismo. Mas nunca esperamos ver mortes. Creio que nunca estamos preparados para isso. Mas a vida segue.
Sobre a morte do Super Sic, comecei a ler algumas coisas e, como era de se esperar, questões surgiram. Uma delas me chamou bastante a atenção: a trajetória da moto do italiano antes do choque, muito estranha por sinal. Que Simoncelli perdeu o equilíbrio ao entrar na curva, isso é notório. O que é difícil de entender é por que ele veio para o meio da pista quando o normal era que ele e sua moto escapassem para fora dela.
Pela forma de que caiu, algumas pessoas levantaram até a hipótese de que Sic tenha tido um mal súbito em cima da moto, o que acho ser muitíssimo improvável. O que acho é que ele tentou corrigir uma possível queda. Parece-me ser essa a hipótese mais cabível. Foi um acidente muito estranho. Pelas imagens, ele parece ter ficado pendurado na moto. Pode ter se desajeitado em cima dela e vindo para o meio da pista contra sua vontade. Tudo aconteceu de forma muito rápida, foi muito esquisito.
Há também o fato da escolha dos pneus. Simoncelli e Toni Elias escolheram largar com pneus duros. Isso pode ter deixado sua moto mais instável.
Como não existe uma imagem fechada em Simoncelli que comprove o que exatamente aconteceu, acredito que o depoimento dos pilotos que estavam logo atrás de Marco, possam nos ajudar a compreender o que de fato rolou.
Outra coisa que muito foi comentada é que o capacete dele saiu de sua cabeça, aparentemente rachado. Creio que essa seja uma discussão secundária, apesar da gravidade do fato. O casco não poderia ter saído daquela maneira. Por outro lado, o impacto foi tão forte que também é compreensível o que aconteceu. E mesmo que o capacete tivesse se mantido em sua posição original, não creio que ele se salvaria.
Com a morte de Super Sic, começou a se especular que Valentino Rossi poderia se aposentar da MotoGP, o que foi desmentido por seu agente. Também não creio nisso. Por falar no Doutor, ele se mostrou muito abalado com a perda do amigo, ainda mais estando envolvido no acidente fatal. Rossi considerava Simoncelli, segundo suas próprias palavras, como um irmão menor. Foi um golpe duro no multi campeão.
A morte de Simoncelli com o envolvimento de Rossi me fez lembrar do acidente do Doutor, na última semana, em Phillip Island. Ele atravessou na frente de Alvaro Bautista e por muito pouco não teve um destino semelhante ao que Marco teve em Sepang. A foto abaixo comprova isso.
Só pra finalizar esse assunto, pilotos, dirigentes, donos de equipes, montadoras, times de futebol italianos e especialmente fãs prestaram suas homenagens ao Super Sic. Realmente esse acidente abalou muita gente.
Nos EUA, pilotos e dirigentes da Indy prestaram uma última homenagem a Dan Wheldon, relembrando bons momentos do piloto inglês em um memorial. Muito bonito.
Falando agora de competições, não tive animo para falar do WRC no domingo, depois de todos os ocorridos, mas teve etapa na Espanha. E com vitória de Loeb, que deu passo importante rumo ao título. Além dos 25 pontos pela vitória, ele ainda ganhou mais um por conta do terceiro lugar no Power Stage, contra 18 de Hirvonen e nenhum de Ogier, que abandonou a prova e a disputa pela taça.
Pela forma em que a Ford se encontra, acho difícil que o finlandês consiga algo na Grã Bretanha a não ser que Loeb tenha muito azar novamente, como nas provas anteriores Aliás, Hirvonen só foi segundo, novamente graças a um jogo de equipe, com Latvala abrindo-lhe passagem. O octacampeonato se aproxima cada vez mais do francês.
Entre os brasileiros, Daniel Oliveira foi o 25º e conseguiu um bom 4º lugar no Power Stage. Já Paulo Nobre foi o 42º.
Na F1, crescem os rumores de que Kimi Raikkönen teria assinado com a Williams. Quem traz a noticia é o jornal finlandês ‘Ilta Sanomat'. Prefiro esperar um pouco.
Amanhã, a f1 deve anunciar uma segunda etapa nos EUA a partir de 2013, dessa vez em um circuito de rua a ser montado em New Jersey, com Manhattan de cenário de fundo. Enfim, Bernie Ecclestone vai realizar seu sonho de ver o circo nas ruas próximas ao maior centro financeiro do mundo. Tudo a ver com ele.
0 comentários:
Postar um comentário