Sebastien Ogier vence e disputa no WRC aumenta


Enfim, Sebastien Ogier conseguiu confirmar a vitória no rali da França depois de uma bela disputa com Dani Sordo. E assim como aconteceu na Austrália, quando Mikko Hirvonen pôs fogo na briga pelo título, ao vencer a etapa, Ogier adiciona gasolina à fogueira, se aproximando do finlandês e de seu companheiro, compatriota e xará, Sebastien Loeb. Apenas três pontos separam Loeb de Ogier e Hirvonen.

Neste domingo, o desafio de Ogier era conseguir manter a vantagem que tinha para Dani Sordo. No fim do segundo dia, o francês tinha quase 10 segundos de dianteira, o que não era muito confortável, visto que ainda faltavam as seis especias deste domingo. Contudo, Sordo não conseguiu descontar muito mais do que um terço da distância entre os dois. Ambos andaram muito próximos durante este domingo e Ogier conseguiu administrar bem.

Méritos para ele, que passa a ter, novamente, boas chances de conquistar seu primeiro título na categoria, além de ir para os próximos ralis com moral, especialmente por vencer em casa. Nos últimos ralis a Citroen tinha deixado bem claro que a preferência era de Loeb, por este estar a frente no campeonato. Com a, praticamente, inexistência de uma diferença entre os dois, não há mais desculpas para dispensar a Ogier um tratamento de segundo piloto.

O grande problema, porém, é que com essa proximidade entre Loeb e Ogier na tabela de classificação, será difícil se utilizar táticas, por exemplo, para combater Mikko Hirvonen, que terá em Jari-Matti Latvala um escudeiro. Apesar da Ford não ter tido um bom desempenho na França e de estar, na minha visão, abaixo da Citroen, eles estão na briga e não terão de se preocupar em contornar possíveis atritos dentro do time. Pode ser um ponto positivo.
Com a vitória deste fim de semana, Sebastien Ogier voltou de vez à briga pelo título do WRC
Hoje, a equipe mudou novamente a posição de seus pilotos, forçando Latvala a tomar uma penalização para que Hirvonen assumisse o quarto posto e marcasse 12 pontos. No fim, Latvala ainda saiu da França marcando mais pontos do que o companheiro, pois venceu o Power Stage. Mas com certeza ele deu uma bela ajuda.

Restando duas etapas para o fim, creio que Loeb e Ogier travarão uma intensa disputa pelo título, com Hirvonen correndo por fora, possivelmente, esperando capitalizar com erros ou com problemas que seus rivais possam vir a ter, como nos dois últimos ralis. Não acredito que o finlandês entre em uma disputa direta.

Sobre o rali da França, ficou também a imagem de que a Mini está em um ótimo caminho. Brigar pela vitória com a poderosa Citroen e terminar a frente da não menos poderosa Ford, é um resultado e tanto para uma equipe que voltou ao WRC nesse ano. E o melhor é que vimos o ressurgimento de Dani Sordo. A competição só tem a ganhar com isso.

Resultado final do Rali da França

1. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) 3h06min20.4s 
2. Dani Sordo (ESP/Mini) a 6.3s 
3. Petter Solberg (NOR/Solberg Citroen) a 1min23.8s 
4. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) a 3min26.6s 
5. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) a 3min30.3s 
6. Dennis Kuipers (HOL/FERM Ford) a 6min42.0s 
7. Henning Solberg (NOR/Stobart Ford) a 7min08.3s 
8. Mads Ostberg (NOR/Stobart Ford) a 7min58.3s 
9. Ken Block (EUA/Monster Ford) a 8min25.5s 
10. Pierre Campana (FRA/France Mini) a 8min38.7s

Foto: NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: