Vi o treino de classificação para o GP do Japão com um olho aberto e o outro meio que fechado. Mas, mesmo sem prestar atenção total ao treino, já sabia qual seria o resultado final. Sebastian Vettel na pole position pela décima segunda vez no ano em quinze possíveis. Parte para mais uma vitória amanhã. Contudo, não será fácil.
Isso porque a McLaren está forte em Suzuka. Ao lado de Vettel, larga o único piloto que pode impedi-lo de conquistar matematicamente o bicampeonato em Suzuka, Jenson Button. E logo atrás do alemão, vem Lewis Hamilton, que tem aprontado bastante esse ano. O único que escapou das loucuras do inglês, até agora, foi exatamente Vettel.
A diferença entre Vettel e Button foi de apenas nove milésimos, o que deixa claro o equilíbrio entre ambos. Na corrida, isso deve se acentuar ainda mais e Jenson levará muito mais perigo durante a corrida. Não que Vettel se importe muito com isso. Chegando na zona de pontuação, leva a taça pra casa. É claro que ele gostaria de carimbar o título com uma vitória, mas o mais importante é terminar. E até por isso, creio que uma briga entre as McLaren pela vitória deverá acontecer.
Com sua 12ª pole position apenas nessa temporada, Vettel já é o sétimo piloto que mais largou na frente na história |
Na quarta posição aparece Felipe Massa, que conseguiu novamente largar a frente de Fernando Alonso, o quinto. Para ele, é muito bom. Depois de tantas atribulações nas últimas provas, ele precisa completar bem uma corrida. O primeiro passo foi dado, mas terá de manter o bom nível durante a prova. De nada adiantará classificar-se na segunda fila, logo a frente do companheiro se ele terminar amanhã em nono. Quanto a Alonso, acho que o espanhol pode fazer uma boa corrida também.
Quem não se achou foi Mark Webber. O australiano disse que não gostaria de terminar o ano sem ao menos uma vitória. Mas caminha a passos largos para isso. Sai em sexto, com desempenho muito abaixo ao do companheiro e abaixo dos rivais.
Do sétimo ao décimo lugar, poucas surpresas, apesar de nenhum deles registrar tempo. O dono da casa, Kamui Kobayashi, para alegria da torcida, sai em sétimo. Fazia tempo que o japonês não andava tão bem. O mito chegou a marcar o melhor tempo no Q1 e larga no sétimo lugar por ter conseguido abrir uma volta rápida. Os upgrades da Sauber estão surtindo efeito, fora que Kobayashi conhece bem Suzuka. Em oitavo, vem Schumacher com sua Mercedes. Nico Rosberg poderia estar entre os dez também, mas teve problemas e nem andou no treino. Sai em 23º. Fechando o top 10 as duas Renault Lótus, com Bruno Senna e Vitaly Petrov. Mais um bom resultado para Bruno, que bateu forte no terceiro treino. Sua equipe trabalhou muito bem e ele correspondeu.
Lewis Hamilton, de cara fechada, Sebastian Vettel e Jenson Button posam para foto dos três primeiros no grid |
Só um adendo sobre a definição das posições de Schumacher a Petrov: os pilotos largam nessa ordem por conta da numeração de seus carros, já que não conseguiram abrir volta rápida. Ou seja, Schumacher, que pilota o carro número 7 sai em 8º, Bruno (carro 9) sai em 9º, Petrov (carro 10) em 10º. Coisas da FIA.
No meio do grid, temos as duas Force India, as duas Williams, as duas Toro Rosso e a Sauber de Sergio Perez, nessa ordem. Esperava um pouquinho mais dos carros indianos e da Toro Rosso. Há muito equilíbrio nessa parte do grid. Só acho que Perez, se não tivesse problemas, poderia ter ido bem mais longe.
Creio que teremos uma boa corrida nesta madrugada. O circuito de Suzuka favorece as boas disputas. É esperar pra ver.
Grid de largada
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min30s466 ( 14 voltas )
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min30s475 ( 14 )
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min30s617 ( 14 )
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min30s804 ( 15 )
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min30s886 ( 13 )
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min31s516 ( 14 )
7º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), sem tempo ( 15 )
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo ( 10 )
9º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), sem tempo ( 12 )
10º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), sem tempo ( 17 )
11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min32s463 ( 14 )
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min32s746 ( 10 )
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min33s079 ( 13 )
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min33s224 ( 14 )
15º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min33s227 ( 10 )
16º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min33s427 ( 10 )
17º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), sem tempo ( 6 )
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min35s454 ( 3 )
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min35s514 ( 6 )
20º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), 1min36s439 ( 8 )
21º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), 1min36s507 ( 7 )
22º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), 1min3s846 ( 7 )
23º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), sem tempo ( 1 )
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), sem tempo ( 2 )
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário